Bancada de cozinha também merece sua atenção

Quando planejamos a construção ou a reforma de uma cozinha; armários e acabamentos como piso e azulejos são os primeiros itens que vem à mente como necessários para serem definidos, mas a bancada de cozinha também merece sua atenção e deve ser planejada com cuidado.

Existem muitas maneiras de usar bancadas de cozinha no seu espaço, como ajuda ao lado do fogão, como apoio para utensílios e também como mesa, no caso de uma cozinha americana.

Quem gosta de cozinhar sabe que a bancada que fica ao lado do fogão é de grande apoio. Para esse tipo de bancada, o ideal é que ela seja feita de um material de fácil manutenção e de fácil limpeza. É importante também que ela não manche muito facilmente, nesses casos o material mais indicado é o inox.

Escolha o melhor material para a bancada de cozinha

As bancadas que servem apenas como apoio de utensílios, utilidades domésticas ou objetos de decoração podem ser feitas de materiais mais simples e que combinem mais com o estilo da sua decoração. Mas lembre-se que independente da escolha do material, ele deve ser impermeável, afinal mesmo longe da área molhada e de respingos do fogão, a bancada vai estar sujeita às altas temperaturas e à gordura do ambiente.

Apesar de ser considerado um material nobre, o mármore não é indicado para a confecção de bancadas de cozinha justamente por ser muito poroso e com alta possibilidade de ficar manchado. Caso você faça questão de que sua bancada seja de pedra, invista no granito preto, ou de outra cor escura, este material é fácil de limpar e acumula pouca gordura.

Para a cozinha americana, as opções de bancada aumentam um pouco, mas o material deve sempre conversar com os acabamentos da sala também. Como a bancada acaba sendo o local de transição entre um ambiente e outro é importante que harmonize com os dois espaços.

Normalmente a altura de uma bancada de cozinha é de 90 cm variando um pouco para mais ou para menos, por esta razão, banquetas são utilizadas no lugar de cadeiras convencionais. Caso sua bancada fique voltada para o lado da cozinha, as banquetas podem ser feitas de inox, até porque muitos outros itens desse ambiente são feitos do mesmo material. Se a bancada estiver do lado da sala, cuide para que os estofamentos combinem com os outros acabamentos do espaço.