Como decorar a cozinha com azulejo

Por Equipe Get Ninjas

Vai construir ou reformar? Saiba porquê o azulejo é o tipo de revestimento mais indicado para a cozinha. Além de proteger as paredes contra a umidade e a gordura, é fácil de limpar e ainda dá um charme na decoração.

Comparado à pintura, o azulejo possui uma durabilidade muito maior, já que para retirar a gordura e a sujeira, basta limpar com detergente neutro e água.

Na decoração, é possível criar um novo ambiente só com a aplicação dos azulejos. Primeiro é preciso decidir se todo o ambiente receberá o revestimento ou apenas a parede que fica atrás da pia e do fogão. Existem várias cores e modelos de azulejo, você pode fazer uma combinação ou escolher qual modelo combina com seus móveis.

Antes de escolher o estilo dos azulejos que serão usados, é importante avaliar a sua cozinha. Se o ambiente for muito pequeno, escolha azulejos de cores claras e sem divisões, isso dá uma sensação de amplitude. Existem rejuntes de várias cores no mercado, que podem dar contrastes interessantes e podem combinar com os seus móveis e eletrodomésticos.

Como decorar_Cozinha_Como_decorar_a_cozinha_com_azulejo

Azulejos portugueses usados na parede da pia. Imagem daqui

O azulejo português, aquele com fundo branco e desenhos em azul, é o mais tradicional e está super em alta. Hoje em dia, é possível personalizar os desenhos e escolher o tom de azul que mais combina com a sua cozinha.

Para quem prefere ter uma cozinha mais clean, é possível usar apenas uma cor de azulejo e ousar nas chamadas “faixinhas”. Existem muitos modelos diferentes, com bordas, desenhos de frutas e utensílios.

 

Para quem quer mudar o ambiente sem fazer muita sujeira e investindo menos dinheiro, já é possível encontrar adesivos que imitam azulejos e até pastilhas de vidro. Para aplicá-los, basta limpar bem a parede e realizar a colocação seguindo as instruções do fabricante. Podem ser aplicados sobre azulejos antigos também.

Cozinha_Como_decorar_a_cozinha_com_azulejo

Parede decorada com pastilhas. Imagem daqui

Quer entender mais sobre os azulejos, conhecer os tipos e modelos, para escolher qual combina mais com você e com a sua cozinha? Peça ajuda para um decorador, que você encontra aqui. Esse profissional vai te ajudar a montar um projeto ideal para a sua cozinha, desde os azulejos, até os móveis e outros pequenos detalhes.