Como decorar cozinha americana com charme e funcionalidade

Em tempos de apartamentos cada vez menores e com espaço cada vez mais escaço as cozinhas americanas vem sendo muito usadas como forma de economia de centímetros quadrados importantes para aproveitar dentro de casa. Muitas vezes derrubar uma parede ou abrir um espaço para balcão juntando cozinha e sala de jantar ou estar pode ser a garantia de ter dentro do lar um espaço útil e funcional. Veja as dicas que a equipe do Viva Decora separou de como decorar cozinha americana de forma prática e elegante para o uso diário.

Veja como decorar uma cozinha americana cheia de charme e ainda funcional

 

 

Muitas plantas de imóveis novos já contemplam a cozinha americana em seu projeto, mas se esse não é o seu caso, saiba que é possível implantar esse modelo de cozinha na sua casa, apenas é preciso tomar alguns cuidados estruturais. Jamais tente esta empreitada sem a ajuda de bons profissionais e sem conhecer a fundo o projeto da sua casa. Algumas paredes estruturais, devido a presença de vigas, não poderão ser derrubadas ou removidas.

A definição de uma cozinha americana é aquela onde uma bancada ou mesa separa a cozinha de uma área social, como a sala de jantar ou a sala de estar. Até por este motivo a decoração desse espaço é tão importante. Como a cozinha é vista da sala e de outras áreas da casa, ela deve estar sempre arrumada e limpa. Nada de deixar louça suja na pia ou secando no escorredor de pratos, da mesma maneira, procure deixar apenas os acessórios e eletrodomésticos necessários á vista, separe também os mais novos e bonitos.

Como decorar cozinha americana com charme e funcionalidade

Como decorar cozinha americana com charme e funcionalidade

A bancada de separação entre sala e cozinha pode muitas vezes ser usada como apoio para refeições pequenas como café da manhã, ou ainda como substituta de uma mesa de jantar. Em ambos os casos, por conta da altura da bancada, cadeiras normais não poderão ser usadas nesse sentido. Para isto invista em banquetas especiais, de altura adequadas.

Como decorar cozinha americana com charme e funcionalidade

Como decorar cozinha americana com charme e funcionalidade

Caso sua bancada fique voltada para o lado de dentro da cozinha, as banquetas podem ser feitas de materiais de fácil manutenção de limpeza fácil, já que elas estarão expostas às temperaturas e à sujeira da cozinha, o inox pode ser uma boa pedida, também por que combina com os revestimentos de acessórios e eletrodomésticos do espaço.

Caso sua bancada esteja voltada para o lado social, ou seja, da sala, as banquetas podem ser feitas de materiais que conversem melhor com os móveis e revestimentos dessa área, seu estofamento, por exemplo, pode combinar com os tecidos usados no sofá, almofadas e cortinas da sala.