Como decorar sua cozinha com requinte e estilo

Assim como todos os ambientes, as cores e decoração da cozinha devem ser pensadas com cuidado para não entrar em conflito com o restante da casa e com os outros elementos do cômodo.

Se você não está animado ou seu orçamento não permite mudar os equipamentos de posição, pois isso requer um investimento razoável (e uma pequena “dor de cabeça”, principalmente se o imóvel for antigo) há outros truques que podemos usar para decorar agregar personalidade a sua cozinha.

Saiba como decorar sua cozinha

Independente do estilo que você se identifica, decorar sua cozinha com revestimento de cores claras e neutras sempre é um bom caminho. Como a cozinha por natureza é um lugar de muito calor, cores frias como o cinza, branco, azul e o verde são uma boa ideia. Claro que isso não exclui usar outras cores como o amarelo, o fendi  e o marrom.

como decorar sua cozinha

Projeto por Motirõ Arquitetos

Na cozinha podemos usar até três cores. Uma para a pedra, outra para o armário aéreo e outra para os gabinetes. Sempre é bom usar a cor mais escura em baixo, já que é uma área que tem mais contato e suja mais facilmente. O que não impede de usar todos os armários da mesma cor.

12696-cozinha-apartamento-campo-belo-carla-cuono-arquitetura-e-interiores-viva-decora (1)

Projeto por Carla Cuono

 Iluminação é muito importante hora de decidir como decorar sua cozinha

Iluminar bem cada setor também é sempre muito bom (afinal, não queremos ninguém cortando o dedo em vez da cenoura). No comum, usa-se muito apenas uma luminária no centro do ambiente, o que é muito ruim uma vez que você acaba fazendo sombra para o que você quer fazer. O ideal é se possível, usar um ponto de iluminação em cima de cada equipamento (pia, fogão, bancada, geladeira) ou então na parede, com um ponto de arandela.

como decorar sua cozinha 2

Projeto por Motirõ Arquitetos

Se seu orçamento está um pouco reduzido, pode-se optar por usar o revestimento até meia altura, aproximadamente 1.50m de altura do piso. Isso economiza pela metade a metragem de material e cumpre a função do revestimento cerâmico que é facilitar a manutenção em áreas molhadas e de gordura. Desse modo é possível mudar a cor da outra metade sempre que enjoar da outra cor sem muitas complicações.

Outra dica válida para se enxugar o orçamento é usar e abusar da altura do ambiente. Ao invés de armários e gabinetes, é possível organizar e guardar as coisas em prateleiras. Além de que as prateleiras principalmente se forem do tipo que é fixada em trilho, possibilitam uma versatilidade que você pode trocar as alturas e disposições delas sempre que lhe for conveniente. Com isso você pode deixar tudo exposto mesmo, ficando as coisas de uso mais intenso nas prateleiras mais baixas, como copos, pratos, talheres e temperos, e os menos usados nas prateleiras mais altas, como panelas, potes, etc.

como decorar sua cozinha

Projeto por Juliana Pippi

Ainda falando de temperos, sempre ter temperos frescos à mão é sempre bom. Podemos optar por uma mini horta com tudo à mão e sempre frescos. Para isso temos algumas opções: Podemos plantar um vasos e deixar na prateleira ou perto à janela, ou se seu espaço é mais reduzido, outra opção é utilizar abraçadeiras metálicas fixadas na parede ou em algum painel e pendurar seus potes de temperos. Caso prefira não optar pela horta, há no mercado vários potes de temperos com ímãs. Desta forma você pode prender na geladeira e tê-los sempre em um lugar de fácil acesso.

 

como decorar sua cozinha 2

Projeto por Guilherme Gonçalves Fiorotto

 

Eletrodomésticos também merecem atenção. Como são equipamentos legais e algumas pessoas gostam de investir neles, não podemos deixá-los confinados nos armários, certo? Separe um espaço na bancada para dar destaque a eles. Além de dar um toque industrial e moderno, proporciona um charme a mais na decoração da sua cozinha.

Utensílios de uso mais frequente são sempre bom deixar em local de fácil acesso, como facas, espumadeiras, colheres. Podemos utilizar uma barra horizontal e pendurar todos ali.

Para ver exemplos e inspirações, acesse o Viva Decora,  nosso portal com milhares de fotos incríveis.

Ricardo Horiuchi é colaborador da revista Viva Decora e profissional de arquitetura da motirõ [arquitetos]

banner-cozinha