Como decorar uma cozinha pequena com funcionalidade

É normal que hoje em dia os imóveis novos sejam cada vez menores, um dos ambientes dentro de casa que mais sofrem com essa diminuição de espaço é a cozinha. E apesar da mudança de hábitos, principalmente nas grandes cidades, a cozinha continua sendo um cômodo muito importante, apesar da sua redução de tamanho, por isso a equipe do Viva Decora preparou algumas dicas especiais para aproveitar todo o espaço disponível no ambiente para cozinhar e realizar as funções do dia a dia da melhor forma possível.

Conheça algumas dicas de como decorar uma cozinha pequena com funcionalidade e sofisticação

 

Entre as principais dicas dos profissionais de arquitetura e design de interiores está o uso de móveis planejados, feitos com uma marcenaria sob medida, além de aproveitar com perfeição cada centímetro disponível no pouco espaço da sua cozinha, eles também podem ser desenhados especialmente para atender as necessidades específicas de cada família, abrigando uma coleção maior de panelas, ou louças, por exemplo.

A marcenaria feita sob medida também pode ser coringa na hora de definir os espaços para os eletrodomésticos, que podem ou não ser embutidos. O uso de eletrodomésticos embutidos, como fornos ou cooktops, pode ser uma boa maneira de economizar  um espaço importante na cozinha, achar um espaço certo para cada coisa vai deixar sua cozinha mais organizada.

A organização é uma grande aliada na hora de decorar espaços pequenos e não seria diferente na cozinha, procure se desfazer de objetos e acessórios sem ou com pouco uso. O pouco espaço que você tem disponível deve abrigar somente coisas que são imprescindíveis. Além dos armários planejados, procure investir em móveis pequenos ou dobráveis como mesas e cadeiras.

Os truques usados em ambientes convencionais como salas e quartos também funcionam em cozinhas pequenas,  cores claras, como o branco podem ser usadas nas paredes e nos acabamentos e revestimentos desse ambiente. Deixe as cores escuras para os acessórios e detalhes.

Um recurso muito usado, principalmente em imóveis novos é a instalação de cozinhas americanas, o fato da cozinha ser aberta para a área social, ou seja, da sala de jantar ou estar, faz com que os ambientes integrados pareçam maiores. Nesse caso, a bancada que faz a separação dos cômodos pode receber algumas banquetas para servir como mesa de refeições.

Muitos apartamentos são estregues com este modelo de cozinha, mas se esse não é o caso do seu imóvel é possível realizar uma reforma para a instalação da cozinha americana. Conte com a ajuda de profissionais responsáveis para a realização desse tipo de obra.