Cozinha com ilha, personalidade para quem ama cozinhar

Quem gosta de cozinhar, sabe que passar momentos agradáveis na cozinha, seja com a família ou recebendo os amigos pode ser incrível. Por esse motivo, a cozinha é sempre um ambiente que merece atenção na hora da reforma, uma cozinha com ilha pode parecer um sonho distante, mas a gente mostra como conquistar um ambiente agradável, mesmo com pouco espaço.

Muitas ilhas servem também como abrigo do fogão, se é essa a sua ideia, saiba que é preciso ter um planejamento prévio, nesse caso um cooktop, que as vezes precisa apenas de uma tomada, pode ser uma escolha melhor do que um fogão que precise de uma instalação a gá, o que exigiria uma tubulação diferenciada

Veja como decorar com estilo uma cozinha com ilha

Segundo profissionais de arquitetura e design de interiores, a dimensão mínima da cozinha deve ser de 9 m², assim será possível abrir portas de eletrodomésticos e de armários, já o tamanho mínimo da ilha para que abrigue um cooktop com folga é de 60 cm de profundidade.

A ilha em sua cozinha também pode servir como apoio e mesa para refeições, nesse caso considere aumentar mais o espaço, ilhas geralmente tem a altura de uma bancada de cozinha americana, cerca de 90 cm, por esse motivo é impossível usar cadeiras normais, invista em banquetas especiais para cozinha. Para que o estilo não destoe da sua decoração é importante usar materiais usados em sua cozinha, inox costuma ser uma boa pedida, pois além de tudo ainda é fácil de ser encontrado e também tem manutenção facilitada.

Com a instalação de um cooktop e dispensa do fogão tradicional, será preciso investir em um forno convencional, que também pode ser elétrico, muitos profissionais optam pela instalação em uma torre única, o que pode inclusive facilitar a circulação no seu espaço. Atente para que a altura dos dois permita que seus interiores seja vistos sem problemas pelos moradores de todas as alturas da casa.

Para que sua cozinha seja extremamente funcional, é preciso considerar a chamada triangulação, isso significa que fogão, pia e geladeira devem formar um triângulo imaginário sem obstáculos entre eles, assim, o ato de cozinhar vai ser mais fluido.