Cozinha pequena pode ser sinônimo de estilo

Cada vez mais as construtoras têm entregado novos lançamentos com plantas cada vez mais reduzidas. Com os hábitos da vida moderna, um dos cômodos que mais sofre essa redução é a cozinha. Se você tem uma cozinha pequena, não se desespere, é possível deixar o ambiente funcional e bem decorado se você seguir alguns passos simples.

Ter uma cozinha não muito grande não é mais um impedimento para ter um ambiente que mereça capa de revista de tão bem decorado. Independente do espaço disponível, profissionais de design de interiores conseguem planejar ambientes incríveis e funcionais.

 

 

A organização vai ser uma das suas maiores aliadas, ambientes muito atulhados tendem a parecer menores. Por isso nada de deixar muitos aparelhos e utensílios sobre as bancadas de apoio e da pia. Se utilize de barras de organização e pendure o que puder, além de economizar espaço, suas peças podem servir como decoração para sua cozinha pequena.

Caso não seja necessário, tente não colocar uma mesa na cozinha, por mais que o móvel caiba no espaço, a utilização diária e a movimentação de banquetas e cadeiras pode dificultar a circulação no ambiente.

As cores mais claras, como branco e off white, podem ajudar na sensação de amplitude, fazendo a sua cozinha pequena parecer um pouco maior. Armários e eletrodomésticos, além do piso, podem seguir uma paleta mais clara, enquanto você aposta o uso das cores em alguns detalhes e objetos mais pontuais.

Veja como uma cozinha pequena pode ser aconchegante

O uso de azulejos hidráulicos, mesmo que falsos, já que hoje em dia é comum o uso de adesivos que imitam esse revestimento, ajuda a adicionar um pouco de cor a uma cozinha mais monocromática.

 

 

Armários planejados também são muito importantes na hora de decorar uma cozinha pequena, ter uma marcenaria feita sob encomenda vai ajudar a aproveitar da melhor forma possível cada centímetro disponível no seu espaço.

Busque um profissional ou loja de sua confiança e invista em um projeto planejado que vá ao encontro de todas as necessidades da sua cozinha. Se for possível embutir fornos e outros eletrodomésticos você vai ganhar ainda mais espaço no ambiente.

 

 

Aposte também na boa iluminação do espaço, uma cozinha bem iluminada pode parecer maior, além disso, o uso das lâmpadas adequadas ajuda até no preparo correto dos alimentos.