Cozinhas pequenas decoradas e planejadas com sofisticação

Hoje, mais do que nunca, a cozinha é o lugar da casa onde as pessoas passam mais tempo. É o coração do lar! E é neste espaço, pequeno ou grande, que a bagunça também pode acontecer, aparecer e acumular.

Cozinhas pequenas decoradas e planejadas 5

Para que isso não aconteça, planejar é muito importante!Uma dica bem bacana é “abusar” de uma marcenaria sob medida, assim não perdemos nenhum centímetro. Armários são ótimos e podem aparecer fechados embaixo das bancadas.

Cozinhas pequenas decoradas e planejadas 3

Para embutir forno e microondas, aconselha-se um torre de armários abertos, como se fossem nichos ou prateleiras, em cima de uma bancada,por exemplo. Os armários sobre as bancadas também podem ocultar escorredores de pratos. Assim, a louça já seca e fica guardada no mesmo lugar, uma alternativa para quem tem poucos objetos e também uma solução inovadora para a decoração e organização da cozinha.

Cozinhas pequenas decoradas e planejadas 8

Ainda sobre marcenaria, mesas dobráveis podem ser uma boa solução também: quando não estiverem sendo usadas,basta dobrá-la e encostá-la  na parede.

Cozinhas pequenas decoradas e planejadas com sofisticação

Utilizar a regra do “menos é mais” é essencial no décor da cozinha pequena.  Exemplo disso é deixar à mostra só o que você vai usar no dia a dia e abusar de barras de metais para pendurar utensílios e temperos, deixar tudo organizado e à mão.

Cozinhas pequenas decoradas e planejadas 1

Uma parede para mensagens, que pode ser de vidro branco ou de tinta tipo lousa, traz charme e é muito útil, pois serve para colocar recados, receitas e lista de compras.Há ainda outras dicas.

Cozinhas pequenas decoradas e planejadas 7

O uso de cores claras dá uma sensação de amplitude num espaço pequeno, mas misturar madeira com vidro branco nos armários dá um ar sofisticado na decoração da cozinha, ainda mais se for integrada com a sala.

Cozinhas pequenas decoradas e planejadas 6

Outro ponto importante, seria variar pouco os acabamentos, tentar manter uma base branca nas paredes, que pode ser só pintura, com um frontão de granito mais alto na área da cuba, e usar toques coloridos na marcenaria.

Cozinhas pequenas decoradas e planejadas 4

Evitar usar azulejos estampados com marcenaria colorida. O uso de papel na parede também é bem vindo, desde que não seja em cima da pia, pois pode quebrar a sobriedade do branco e tirar o aconchego. Veja só, muito pode ser feito em sua cozinha, mas o mais importante, é deixá-la com seu jeito e linda para receber quem se ama!

Cozinhas pequenas decoradas e planejadas 2

 

marina priolli

 

Marina Priolli é colaboradora da Revista Viva Decora e sócia do escritório PriolliGaluppo Arquitetura e Design. Arquiteta, formada pela Faculdade de Belas Artes em 2002, Marina tem vasta experiência no mercado imobiliário.