Decoração para cozinhas: passos para a cozinha dos sonhos

Planejar uma cozinha pode parecer uma simples tarefa, afinal, há muito tempo esses cômodos seguem o mesmo padrão de decoração. Mas há formas de transformar essa área do imóvel em um espaço moderno, com cores, até então, pouco utilizadas na decoração para cozinhas.

Confira algumas dicas de decoração para cozinhas

Cada vez mais esses espaços assumem identidade própria e ganham destaque como ambiente de interação entre os moradores. Assim, acabam ganhando maior atenção tanto dos designers de interiores, quanto das pessoas que buscam repaginar o visual do cômodo.

Em geral, essa parte da casa prioriza a funcionalidade deixando a estética um pouco de lado. No mais são revestidas de peças cerâmicas, detalhes em pastilhas e piso em porcelanato. Alguns artefatos pouco utilizados na decoração para cozinhas brasileiras são o papel de parede, marcenaria colorida e enfeites decorativos. Ficando em segundo plano a decoração para cozinhas, o que deixa o ambiente monótono e frio.

Uma ideia é aproveitar o que está ao redor  e trazer os tons e cores exteriores para dentro do ambiente. Pode parecer difícil, mas a decoração para cozinhas vai se tornar uma extensão da vivacidade que há nos arredores, sendo assim um ponto de socialização para a família.

Tome partido de sua cor predileta, por exemplo. De um revestimento que chamou sua atenção. Até mesmo de um formato, textura ou imagem. As tecnologias nos ajudam a obter materiais que se adaptam as nossas necessidades. Dessa forma, podemos integrar mais a cozinha com o resto da casa, com uma aparência única e em harmonia com padrão de decoração dos outros espaços.

 

Bancadas podem compor ou contrastar com a marcenaria e o resto da decoração. Há materiais de todas as cores e tonalidades para personalizar o ambiente, vale usar a criatividade. A iluminação deve ser projetada para dar vivacidade e incrementar a funcionalidade. Fitas LED, pendentes, luminárias, detalhes no rebaixo de gesso dão um toque especial ao projeto, destacam a decoração e facilita as funções do dia a dia.

Adote um estilo para os objetos decorativos que irão compor a decoração para cozinhas. Rústicos, metálicos, coloridos, modernos, em vime, aço inox, acrílico e porcelana podem ser a peça chave misturando funcionalidade e decoração.

Uma boa dica, para não errar na mão, é o uso de tons neutros e cores pasteis. Para um local mais moderno, jovem e ousado vale investir nas cores quentes e cítricas que além de embelezar trabalham o sensorial e nos fazem ter uma nova vivencia ao usar o cômodo.

 

Avner Posner é colaborador do Viva Decora e profissional com mais de seis anos de experiência no mercado de arquitetura de interiores. Tem como foco principal projetos residenciais, comerciais e corporativos.