Modelo de cozinha certo para sua necessidade

A circulação, iluminação e ventilação são requisitos básicos na hora de planejar uma cozinha, e o layout deve ser elaborado de acordo com a personalidade e cotidiano do seu usuário, levando se em conta sempre a triangulação, ou seja, a posição da pia com o fogão e a geladeira devem ser dispostos no ambiente formando um triangulo, devido a funcionalidade e conforto que proporciona na hora de realizar as tarefas.

 Confira alguns tipo de modelo de cozinha

 

Os modelos de cozinha são definidos de acordo com o espaço e prioridade do cliente. As cozinhas integradas ganham espaço cada dia mais para aqueles que  gostam de receber visitas, e preferem maior interação e convívio com os ambientes vizinhos.

Esta integração pode ser feita através de um balcão, com altura convencional de mesa, 0.75 m ou altura de balcão 1.00 m aproximadamente, ou podem ser parcialmente abertas tendo uma mesa de jantar, por exemplo, como limite de espaços.

Outro modelo de cozinha bastante usual e funcional que pode ser utilizado para integrar ambientes ou não, neste caso sendo empregado em cozinhas maiores, possuem ilha de trabalho no centro, onde podem ser localizados tanto a pia quanto o fogão, ou de acordo com o tamanho podem ter os dois.

As cozinhas convencionais em apartamento pequenos estão cada vez mais integradas a área de serviços, o que confere uma ar moderno e pratico ao ambiente. As mesas para alimentação também são indispensáveis e de um modo ou outro estão sempre acopladas em lugar estratégico na cozinha levando sempre em consideração a circulação.

 

Caso você possua uma casa grande, ou uma casa no estilo rústico invista no móveis planejados de madeira. Esse tipo de mobiliário é resistente,  elegante e se bem projetado, pode ser muito funcional. Se possível, instale um exaustor para eliminar o vapor e cheiros da cozinha.

Por fim, uma cozinha pequena não é desculpa para uma cozinha mal cuidada. Se ela for pequena, coloque armário embutidos e planejados. Não se esqueça de ter em mãos uma planta da casa para medir corretamente cada móvel que for colocar.

 

Ana Cinthia Lopes é colaboradora do Viva Decora e Arquiteta Especialista em Light Design com MBA Gestão de Projetos em Arquitetura e Engenharia, e Master em Arquitetura, atuando a quatorze anos em projetos de arquitetura, interiores e iluminação, no mercado goiano.