Viva Decora Home Shop

Cromoterapia na decoração de interiores

Categorias: Tendências

Que as cores estão em alta na decoração de interiores, todos nós sabemos, mas é importante lembrar que as cores do ambiente  podem interferir  na nossa saúde e comportamento. Veja como usar bem a cromoterapia na decoração de interiores.

Decoração multicolorida para Sala de Estar. Imagem daqui

Preferência por alguma cor especifica é uma questão pessoal, mas seu uso na decoração, ou através de banhos de luz, podem gerar resultados bastante satisfatórios, seja na saúde ou até mesmo no humor, afirmam os cromoterapeutas.

Pintura de paredes, quadros, almofadas ou objetos de decoração coloridos, em contraste com elementos neutros (como piso, sofá ou mesa) dão um toque bem divertido ao ambiente e permitem fazer mudanças de forma bem simples: quando enjoar, trocar tudo é mais fácil e econômico, é só substituir os itens de decoração.

Sala de Estar decorada: o amarelo dá o tom

 

Muito em alta também, está a reutilização de mobiliário antigo, restaurados com um toque de cor em laca colorida. Fica bem divertido, dando um charme especial ao ambiente.

 

Reutilização de móveis antigos é uma tendência. Imagem daqui

 

Outra opção  interessante, e mais acessível nos dias de hoje, é a iluminação em led com lâmpadas multicores, de fácil instalação e manuseio. A troca das cores pode ser feita atráves de controle remoto, até mesmo de forma automática. Para os dias de muito stress, uma excelente opção para relaxamento.

 

Lâmpada LED multicores com controle remoto.

 

Para fazer boas escolhas sobre o uso das cores na  decoração da sua casa, considere o significado de algumas delas, segundo a cromoterapia:

 

Vermelho: O vermelho deve ser usado com cautela. Está ligada à sexualidade e ao erotismo, mas pode causar nervosismo e ansiedade., justamente por provocar estímulos intensos e estimular o sistema nervoso.

Laranja: O laranja é uma cor vibrante, alegre. Está associada aos efeitos antidepressivos, rejuvenescimento, ativação do metabolismo e do sistema digestivo. Excessos podem causar elevação da pressão sanguínea.

Amarelo: O amarelo influencia o dinamismo e a capacidade de expressão, podendo provocar distrações e dificultar o foco na atenção. Essa cor está associada ao poder pessoal e satisfação.

Verde: O verde é uma cor tranquilizante, com influências sobre o equilíbrio e a saúde física. Essa cor está associada à natureza e por isso, pode causar sensações de bem estar.

Azul: O azul é uma cor relaxante. Pode ser usada nos momentos meditação e quietude, podendo causar redução da pressão arterial.

Violeta: o violeta favorece a concentração e tem efeitos positivos sobre a autoestima. Está bastante realcionado à espiritualidade.

 

Decoração multicolorida, com vermelho predominante na Sala de Estar. Imagem daqui

 

Texto com colaboração da arquiteta Paula Müller da PM Arquitetura e Interiores

Voltar ao topo -.-