Viva Decora Home Shop

Decoração com pallets: reutilize, recicle e reuse

Categorias: Artesanato e DIY

O clichê “Reutilize, Recicle e Reuse” nunca esteve tão em voga como na tendência de reaproveitamento de pallets, que são estruturas de madeira industrial construída para facilitar a movimentação de cargas pelas grandes máquinas, como empilhadeiras, e transformá-los em peças orgânicas e fundamentais em uma decoração de bom gosto e com muita sofisticação.

Varanda sustentável

O espírito da decoração com pallets já predomina em outros países, como na Europa e nos Estados Unidos, há algum tempo e agora chegou ao Brasil para não sair mais. Em um primeiro momento, este novo artigo amado pelos decoradores pode causar certo estranhamento, para aqueles que seguem à risca a teoria de que um design de interiores com requinte deve ser feita com móveis e peças assinadas e com preços astronômicos.

Vantagens da decoração com pallets

A decoração com pallets é justamente o oposto deste conceito e quem optar por acrescentar esse objeto como peça vital em seu projeto de design, vai se deparar com um resultado deslumbrante e que possui um toque de vanguarda. O seu aspecto rústico traz um semblante de peças sofisticadas produzidas com madeira de demolição. O mais incrível desta nova tendência é perceber como esse objeto é uma peça coringa, que pode ser usada de olhos fechados em qualquer cantinho da sua casa.

Decoração com pallets no jardim

Além de toda a premissa eco-friendly em que esta tendência aposta, se engana quem acredita que a decoração com paletts é apenas uma adaptação caseira de construção de móveis funcionais e peças decorativas. Arquitetos e engenheiros exploram cada vez mais este objeto e já criaram monumentos e grandes instalações utilizando somente eles.

Verdade seja dita, além de todas as vantagens do reaproveitamento e reciclagem desta madeira, um dos maiores motivadores que levam uma pessoa a investir em uma decoração com pallets é o seu custo benefício, em que é possível encontrar essas peças por reais bagatelas.

A acessibilidade da decoração com pallets é o principal chamativo, já que o objetivo primordial dele é ser um utilitário industrial, é possível encontrar centenas de unidades em supermercados, depósitos e indústrias.

Organize suas roupas

Seja um pallet totalmente desconstruído transformado em um artefato artístico ou como um elemento funcional de armazenamento de objetos como um guarda roupas ou estante de livros, a decoração com pallets, sem dúvidas, cria ambientes aconchegantes e cheios de vida.

Remodele e decore um ambiente

O maior diferencial de uma decoração com pallets é a oportunidade que ela oferece ao deixar cada um encontrar o seu gosto e estilos pessoais, construindo ambientes exclusivos e personalizados. Em uma decoração com pallets planejada peça por peça, como em um jogo de lego, você vai se encontrar em um lugar que reflete a sua personalidade, em que você realmente poderá chamar de seu.

Fernando Oliveira é colaborador da Revista Viva Decora e editor do blog Revista Artesanato

Voltar ao topo -.-