Viva Decora Home Shop

Decoração de ambientes pequenos: 10 dicas para aproveitar melhor os espaços

Categorias: Modelos de casa

Ambientes pequenos são cada vez mais comuns. Com a valorização do m² e a diminuição da metragem de casas e apartamentos, é preciso aproveitar cada cantinho na hora de decorar. Conversamos com as arquitetas Andrea Pontes e Beatriz Castanho, de São Paulo, para descobrir dicas de decoração de ambientes pequenos para aproveitar melhor os espaços. Confira!

Nesta sala decorada pela arquiteta Andrea Pontes, de São Paulo, a integração entre área de jantar e de estar ampliou os espaços sociais. Repare que a profissional também privilegiou uma grande janela, promovendo a integração entre o dentro e o fora da morada e dando a sensação de amplitude. Confira outras dicas para aproveitar melhor os espaços pequenos.

Dica 1: Planejamento é fundamental

“A primeira dica para quem está decorando ambientes pequenos é planejar. É necessário medir todos os cômodos antes de comprar os móveis para evitar investir no que não cabe na casa”, sugere a arquiteta Beatriz Castanho.

Dica 2: Móveis sob medida

“Na hora de planejar a marcenaria, uma boa solução são móveis sob medida. Além de se encaixarem perfeitamente no espaço, eles se adequam às necessidades do morador e evitam o desperdício de espaço”, indica Andrea Pontes.

Para tornar possível criar uma área de cozinha no espaço social, a arquiteta Beatriz Castanho investiu um móveis planejados. Repare como os vinhos, ao invés de ficarem jogados, foram colados em nichos que se acoplam perfeitamente às paredes. A bancada foi outro acerto e, além de servir para os moradores comerem, delimita o espaço.

Dica 3: Cores neutras na base e nos revestimentos

Nada de investir em uma base com cores escuras, que podem transmitir a sensação de diminuição do espaço. Uma base neutra, com cores como o branco e o bege, pode ser utilizada e complementada com acessórios com cores mais ousadas. Essa dica é valiosa para, caso você enjoe das cores do ambiente, ter que apenas mudar os acessórios e não reformar todo o espaço.

Dica 4: Invista nos multifuncionais

Móveis e acessórios que se transformam em outros móveis e acessórios são amigos de quem precisa decorar ambientes pequenos. Um sofá que se transforma em cama, uma mesa de centro com abertura para um puff, um varal retrátil para a área de serviço.

Nesta cozinha corredor planejada pela arquiteta Andrea Pontes, o branco foi a grande aposta e torna o ambiente clean e dá uma sensação de amplitude.

Dica 5: Nichos são fundamentais

“Quem precisa de espaços para guardar livros, acessórios e objetos da casa pode investir em nicho”, indica Beatriz.

Dica 6: Portas de correr

“Portas de abrir exigem um espaço para serem abertas, enquanto as de correr deslizam próximas à porta, economizando uma área de passagem. Invista nelas”, sugere Andrea.

Nesta sala decorada pela arquiteta Beatriz Castanho, os nichos foram usados para guardar os eletrônicos. A base de cores neutras foi aposta da profissional, que também apostou nas portas de correr para não atrapalhar a circulação.

Dica 7: Integração é o segredo

As profissionais também sugerem que a integração ambientes tem sido uma saída para ganhar espaço. Isso aparece em cozinhas americanas ou sala de jantar e de televisão integradas.

Dica 8: Espelhos nunca são demais!

As duas arquitetas são unânimes: espelhos dão a sensação de amplitude, então, vale a pena investir neles. Podem ser atrás de uma mesa de jantar e até da cama: é como se o espaço dobrasse de tamanho.

Neste apartamento decorado pela arquiteta Andrea Pontes, de São Paulo, a integração entre cozinha e sala de jantar – a famosa cozinha americana – aproveitou espaço. Observe como os espelhos, outra dica para dar a sensação de amplitude – foram usados. A base é neutra, feita de cimento queimado, e ganha detalhes coloridos em amarelo.

Dica 9: Iluminação natural

A luz natural ainda é a melhor iluminação possível. Então, janelas são grandes aliadas para quem quer aproveitar melhor os ambientes pequenos. Além de valorizarem a luz natural, ela integra a morada à paisagem exterior. “Spots e outras lâmpadas de teto podem ser úteis para quem quer aproveitar cada centímetro da residência. As lâmpadas brancas devem ser evitadas em ambientes sociais por não imprimirem a sensação de aconchego ao espaço”, indica Andrea.

Dica 10: Desapegue sem dor no coração

Para terminar, a dica fundamental: quem quer decorar ambientes pequenos precisa saber desapegar. Às vezes, o velho está só ocupando espaço em sua casa.

A iluminação natural é um destaque do projeto da casa decorada por Beatriz Castanho. A portal integra o interior ao exterior, propiciando que a luz natural invada o quarto e dando a sensação de continuidade do ambiente.

Assista a mais algumas dicas para ambientes pequenos

Voltar ao topo -.-