Viva Decora Home Shop

Decoração de Casas Pequenas: 10 Dicas para Personalizar seu Espaço

Categorias: Decoração de casa

A decoração de casas pequenas exige a escolha de móveis e objetos adequados para cada espaço com cuidado. Afinal de contas, os ambientes com áreas reduzidas necessitam de soluções criativas e de muita organização para que a casa não fique com um visual carregado e desorganizado. 

Neste post, você vai encontrar 10 dicas de decoração de casas pequenas para tornar seus ambientes muito mais bonitos e funcionais. Acompanhe! 

1. Dimensione o seu espaço

1. O cálculo correto dos ambientes é fundamental para otimizar a decoração de casas pequenas – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: Dam Mol

Ao fazer uma decoração para casa pequena é preciso ter as plantas dos ambientes com todas as dimensões anotadas. Isso é essencial para otimizar a utilização do espaço, facilitando a escolha de mobília proporcional e evitando compras inadequadas. 

Ajuda também no planejamento de reformas ou reparos, ao calcular com precisão materiais necessários, garantindo que cada área seja bem aproveitada e decorada.

Para medir um ambiente de forma simplificada, faça um esboço com papel e caneta do cômodo, incluindo paredes, portas e janelas. 

Use uma trena para medir tudo, incluindo o pé direito e paredes. Meça também a altura e largura de portas e janelas. Finalize transferindo essas medidas para uma folha para visualizar a dimensão do espaço com mais clareza. 

2. Escolha móveis multifuncionais para a decoração de casas pequenas

2. Móveis multifuncionais economizam espaço na decoração de casas pequenas – Projeto: Ricardo Caminada e Tota Penteado | Foto: Henrique Padilha/CASACOR

Os móveis multiusos são ideais para decorar casas pequenas, pois a mesma peça pode ser usada de maneira diferente de acordo com a necessidade. 

Além disso, aposte em mesas dobráveis, assim como racks e a estantes, móveis bacanas que podem servir como divisórias entre os ambientes.

O sofá que se transforma em cama também é uma peça para ser considerada, como podemos conferir no projeto de Ricardo Caminada e Tota Penteado, intitulado Cabana RI.TO.

O Sofá Boto, assinado pela arquiteta e designer Roberta Banqueri, se transforma em cama e foi escolhido para compor um ambiente onde menos é mais. 

3. Aposte em espelhos

3. Espelhos orgânicos dão um toque de leveza e sofisticação à decoração de casas pequenas – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: Dam Mol

Espelhos são ferramentas poderosas na decoração de casas pequenas, capazes de ampliar visualmente o espaço. Eles aumentam a sensação de profundidade de um ambiente, além de refletir a luz natural, contribuindo para uma atmosfera mais clara e arejada.

Espelhos orgânicos, com suas formas fluidas e naturais, trazem um toque de sofisticação e leveza. Eles quebram a rigidez das linhas retas, adicionando um elemento dinâmico e artístico à decoração, como podemos conferir no projeto de Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura

4. Use tons claros

4. Home office com tons claros e amadeirados neste studio com ambientes integrados – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura – Foto: Dam Mol

Usar tintas e revestimentos de cores neutras é uma técnica simples para criar a ilusão de um espaço maior. Tons como branco, bege e cinza claro refletem mais luz. 

Saiba que essa escolha cromática serve como uma tela em branco, permitindo que detalhes coloridos se destaquem na decoração de casas pequenas. 

5. Aproveite o espaço vertical

5. Prateleiras ajudam a tornar a decoração de casas pequenas mais organizada e fluida – Projeto: Poema Arquitetura | Foto: Cristiano Bauce/CASACOR

Utilizar as paredes para armazenamento e decoração é uma maneira inteligente de liberar espaço no chão.

Prateleiras, nichos e armários suspensos são ótimas opções para organizar objetos e decorar, mantendo o espaço ordenado e funcional. 

No projeto do escritório Poema Arquitetura, podemos conferir como a marcenaria planejada ajuda a reduzir vazios desnecessários, otimizando o ambiente. 

6. Use iluminação estratégica

6. Tons de azul + estilo industrial nesta decoração de casa pequena – Projeto: SP Estúdio | Foto: Rafael Renzo

Uma iluminação bem planejada pode transformar completamente um espaço pequeno.  Além de aproveitar a iluminação natural, diversificar as fontes de luz, combinando luminárias de teto, abajures e fitas de LED, cria uma atmosfera acolhedora, além de realçar áreas específicas do ambiente.

O projeto do escritório SP Estúdio é um bom exemplo disso! Para complementar a luz natural, foram instalados trilhos e spots pretos, com adição de luz indireta em marcenarias através de fitas de LED e luminárias de estilo industrial.

7. Considere uma decoração de casa pequena minimalista

7. Decoração de cozinha compacta branca minimalista com eletrodomésticos em inox – Projeto: MIS Arquitetura

Adotar um estilo minimalista ajuda a evitar a desordem visual em casas pequenas, como visto acima no projeto do escritório MIS Arquitetura.

Selecionar cuidadosamente poucos objetos decorativos de impacto pode conferir personalidade ao espaço sem sobrecarregá-lo. 

8. Delimite as áreas com tapetes

8. Ambiente integrado com sala de estar e de jantar + tons claros + iluminação estratégica – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: Dam Mol

Tapetes podem definir “zonas” dentro de um mesmo espaço, criando uma separação visual sutil entre, por exemplo, a sala de estar e a de jantar. Além de delimitar, eles adicionam textura e conforto ao ambiente.

9. Aposte em cortinas longas

9. Piso de taco + tons amadeirados e neutros – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: Dam Mol

Cortinas que se estendem do teto ao chão criam uma linha vertical que pode fazer o pé-direito parecer mais alto, ampliando a sensação de espaço. 

A escolha do tecido e da cor das cortinas pode complementar a paleta de cores do ambiente, contribuindo para a estética geral. 

10. Contrate ajuda especializada

10. O uso inteligente de um mezanino para o quarto amplia a área social no térreo, ideal para um layout integrado deste apê de 24m² – Projeto: SP Estúdio | Foto: Felco

Contratar um decorador, designer de interiores ou arquiteto para a decoração de casas pequenas pode ser um investimento valioso. 

Afinal, esses especialistas têm conhecimento técnico e criatividade para otimizar espaços limitados, garantindo que cada centímetro seja aproveitado da maneira mais eficiente possível. 

Além disso, a experiência desses profissionais em escolher materiais, cores e móveis adequados pode transformar ambientes pequenos em áreas acolhedoras e funcionais, evitando erros comuns que podem custar tempo e dinheiro.

Agora que sabe mais sobre o assunto, é hora de conhecer a Viva Decora Shop. Nós podemos ajudar você a fazer a decoração de casas pequenas. Acesse nosso site e confira nossos produtos!

Voltar ao topo -.-