Viva Decora Home Shop

Decoração de suíte infantil

Categorias: Quarto infantil

Logo colocamos a imaginação para funcionar e voltamos no tempo das brincadeiras, histórias, jogos, contos de fadas, cores, brinquedos, livrinhos, escola…

O quarto das crianças é o seu porto seguro: é o lugar das brincadeiras, mas também do estudo. Como fazer tudo isso e um pouco mais caber em espaços, às vezes, tão reduzidos?

Algumas dicas vão tornar essa missão mais fácil:

  1. Organização em primeiro lugar

É essencial pensar no espaço de forma que as crianças possam brincar livremente. Por isso, fazer uso de nichos abertos e fechados faz com que os brinquedos fiquem sempre a mão e também ajudam a organizar o espaço quando a brincadeira acabar.

Nos espaços abertos podem ficar expostas as coleções e os brinquedos mais usados, enquanto nos nichos fechados, podemos esconder a bagunça do dia a dia.

Para ajudar nessa função, os ganchos são ótimos aliados para organizar, principalmente se o quarto for usado por duas ou mais crianças.

No caso deste projeto, cada criança tem uma cor, seu próprio gancho para mochila ou para roupas, e um móvel tipo escadinha para sapatos e outros itens. Assim não tem mais desculpa para desordem!

 

  1. Hora da lição de casa

Todo quarto que se preze tem que ter uma escrivaninha bem iluminada e arejada, de preferência próxima à janela, proporcionando iluminação natural durante o dia, e uma luminária de mesa charmosa que auxilie na leitura no fim da tarde ou durante a noite.

É recomendável que essa escrivaninha tenha, no mínimo, de 55 a 60 cm de profundidade e 1,20m de largura, para garantir conforto e permitir apoio de um laptop.

Faça uso de prateleiras para os livros, porta lápis e caixas, para organizar a hora de estudo e ter todo o material necessário sempre à mão.

A cadeira deve ser ergonomicamente confortável, deixando a coluna reta e os pés apoiados no chão.

 

  1. Cantinho da leitura

Se houver espaço, instale mini prateleiras para apoiar os livrinhos infantis e coloque uma poltrona confortável, puff ou grandes almofadas no chão.  Além de estimular a leitura, criamos uma parede linda e interativa.

 

  1. Hora do sono

Podemos trabalhar com camas convencionais, mas quando a questão é espaço, a marcenaria planejada pode ajudar muito e ainda criar um espaço lúdico!

Nesses dois quartos temos ideias incríveis: o primeiro simula uma casa na árvore, apenas com uma escada diferente, e no segundo temos quatro camas do tipo beliche, com direito a lousa e parede de escalada.

 

  1. Conforto

Tapetes e cortinas são bem vindos para conferir aconchego com formas e cores diferentes.

No caso de crianças alérgicas, o ideal é usar persianas do tipo tela solar, que permitem a manutenção da limpeza diária.

Em quartos infantis podemos usar e abusar das cores, mas se a sua ideia é fazer um quarto que acompanhe a criança até a adolescência, a dica é trabalhar com móveis brancos ou madeira natural (de preferência em tons claros) e ousar com almofadas temáticas, colchas coloridas, adesivos ou papéis de parede que no futuro podem ser removidos para dar espaço a uma nova fase!

Por Ana Novak, Diretora de Projetos do Studio Novak 

Voltar ao topo -.-