1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Design Brasileiro, Agora é Chegada a sua Vez

Design Brasileiro, Agora é Chegada a sua Vez

Uma série de fatos históricos, já acumulados, nos permitem afirmar que  estamos plenamente maduros para conquistar o mundo com o design brasileiro.

Conheça um pouco sobre a história do design brasileiro

Vamos voltar no tempo e nos lembrar da poltrona Mole, do mestre Sergio Rodrigues, designer brasileiro (1927-2014). Além de significar um dos mais emblemáticos objetos do design mundial (1957), ela representa de maneira singular o modo de viver brasileiro, com descontração, alegria, irreverência e leveza existencial.

Em uma prazerosa conversa, com Sergio Rodrigues, ele me disse “desenhei a poltrona para um amigo que gostava de refestelar-se”. Realmente, o designer seguiu a risca à encomenda. Desenhou uma poltrona que dividiu a história do design em duas partes, uma antes de Sergio Rodrigues e a Mole, e outra depois.

design brasileiro poltrona mole

A poltrona Mole desconstruiu o sentar, entregou suas correias de couro ajustáveis, almofadões e estrutura em jacarandá, aos prazeres do corpo. Rompeu o comportamento eurocêntrico, hirto, pretensiosamente racional e disciplinado. Abriu um portal de possibilidades para o universo do design. Hoje, os designers brasileiros contemporâneos possuem a poltrona Mole em seu imaginário, como um exemplo aclamado pela crítica.

Nessa trilha metodológica excêntrica, aparecem nos anos 90, os irmãos Campana. Eles inovaram, romperam padrões e criaram, entre muitas peças, o sofá Boa. Uma irreverência estética e funcional, que tem no seu DNA o design, genuinamente, brasileiro.

design brasileiro sofá boa

Sergio Rodrigues ganhou um prêmio internacional e obteve respeito no Brasil. Os irmãos Campana, no inicio da carreira, foram considerados artistas e não designers. Apesar disso, obtiveram o reconhecimento internacional, superaram as expectativas mais elevadas, venderam lixo como luxo, através da cadeira Favela.

Em 2014, o Brasil bateu um recorde histórico ao obter 25 premiações no iF Design Award, uma das premiações mais importantes do setor. Em 2015, superamos a nós mesmos e obtivemos 43 premiações em uma demonstração inequívoca de nossa capacidade criativa e de nossa potencialidade industrial.

É preciso também entender que os designers estão criando objetos para todas as classes sociais. Hoje, é possível comprar peças assinadas e produzidas em grande quantidade, com preços mais justos, como as que são desenhadas e comercializadas pelo designer Fernando Jaeger.

Gaivota-Poltrona-2

O design, como expressão cultural, está entrando na vida dos brasileiros por todos os segmentos produtivos, em todos os lugares, como o aprimoramento da qualidade de vida. Outro segmento do setor, o design de interiores, pode contar hoje com uma grande variedade de produtos e serviços de qualidade. Dessa maneira, evolui apoiado pelo design de produto, pelo design de superfície e oferece aos consumidores composições ambientais excepcionais, constituindo-se em uma das expressões mais brilhantes da criatividade nacional.

Dos interiores as embalagens, dos objetos ao vestuário, dos automóveis aos aviões, tudo deve possuir design. William Morris é o responsável pela noção de que o design é um instrumento de melhoria da qualidade de vida, nas suas dimensões: material (pela função prática), espiritual (pela função estética) e social (pela sobrevivência digna). Portanto, o design é cultura, criação, produção, comercialização e prazer.

design brasileiro william

O designer brasileiro vem conquistando espaço fora e dentro do Brasil, com centenas de designers em plena atividade oferecendo qualidade “made in Brazil”. Do desenho a matéria prima, cabe a todos nós, brasileiros e estrangeiros, desfrutar dessa criatividade, com orgulho.

Jéthero Cardoso de Miranda, vice-presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores

Jéthero Miranda design brasileiro

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

ventilador de teto na sala de estar quitete faria 41988

Ventilador de Teto: Como Instalar e Escolher o Modelo Certo

Telhado cinza, um dos tipos de telhas para visuais mais discretos

Tipos de Telhas: Conheça as Principais, +40 Projetos Inspiradores

53808- Mesanino estudio-sespede-arquitectos-viva-decora

Mezanino: +63 Ideias para Ampliar e Decorar a Sua Casa

Parede interna com grafiato

Grafiato: Conheça as Vantagens e Saiba Como Fazer

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz