Viva Decora Home Shop

Ateliê de Costura – Como decorar esse Home Office

Categorias: Home Office

Texto escrito por Natália Ribas

 

É crescente o número de pessoas que têm optado por trabalhar em casa. Até mesmo quem trabalha em um ambiente de ateliê pode se beneficiar do home office.

Dicas para um ateliê de costura em casa

 

Imagem daqui.

Para montar um bom home office, nesses casos, é necessário pensar em algumas questões práticas como, qual o espaço da casa ou apartamento está disponível para montar o atelier. O espaço pode ser pequeno ou grande, mas deve ser bem pensado para que não prejudique a produção.

Imagem daqui. 

Num espaço pequeno, é interessante recorrer à móveis embutidos ou que possam ser fechados e “escondidos” ao final do trabalho. Nesse caso, um dormitório de empregada em um apartamento ou uma pequena edícula em uma casa, dão conta do recado, desde que o espaço seja planejado e organizado. Já em um espaço grande, se um cômodo inteiro da casa estiver disponível, é possível trabalhar com bancadas maiores, uma mesa central auxiliar e armários e gavetas.  Prateleiras, nichos, manequins também ajudam na organização e no trabalho diário. Dependendo do tamanho do cômodo, também é possível incluir um espaço para um ajudante.

Imagem daqui.

Costureiras que fazem roupa sob medida também devem pensar no local onde o cliente irá fazer a prova das roupas. É preciso pensar em um espelho grande, um cabideiro (ou alguma coisa que o substitua) e uma cadeira para apoio. A iluminação adequada para esse espaço também deve ser planejada para não influenciar nas cores dos tecidos utilizados. A opção de mobiliário projetado, planejado especificamente para o home office, ajuda a garantir a funcionalidade, boa circulação e outros aspectos importantes no atelier. Deve-se pensar também em um ambiente aconchegante, agradável, bem iluminado, confortável tanto para trabalhar, quanto para eceber os clientes que irão provar as roupas.

 

O ateliê deve ser prático e fácil de manter organizado! Com espaço definido guardar os utensílios básicos, como linhas, agulhas, tesouras, alfinetes, moldes, fita métrica, etc. Cada material deve ficar armazenado de maneira a facilitar a sua localização no dia a dia. Para fazer isso, uma opção é reutilizar caixas e embalagens, o que também colabora com a reciclagem do lixo. Etiquetar cada caixa e deixa-las empilhadas, por exemplo, pode, além de organizar, decorar o ateliê. Utilizar tecidos e pequenos elementos na decoração do home office / ateliê pode deixar o ambiente com a característica esperada de aconchego é uma opção para deixar alfinetes fácil acesso para serem manuseados no dia a dia. Nas fotos alguns exemplos de ateliê de costura.

 

Conheça mais como NR . arquitetura interiores.

Voltar ao topo -.-