1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Divã: O Que É, Modelos e +53 Ideias Modernas para se Inspirar 

Divã: O Que É, Modelos e +53 Ideias Modernas para se Inspirar 

Você sabe o que é divã? Provavelmente você lembra apenas daquele móvel confortável, usado em consultórios para o paciente deitar enquanto conversa com o médico, não é mesmo? Mas a verdade é que o divã é uma opção sensacional para usar na decoração de quarto, sala e cantinhos de leitura!

Para você conhecer melhor o que é divã, a diferença entre ele o recamier e a chaise, e ainda dicas imperdíveis de como decorar cada cômodo da sua casa com sofá divã moderno, continue lendo e inspire-se! 

Divã azul com manta estampada
1. Divã azul com manta estampada – Via: Micasa Revista

O que é divã?

O divã, também conhecido como prima-dona, é um sofá sem encosto. No início, o móvel era feito de colchão e almofadas encostadas na parede. Algo simples e aconchegante! 

Hoje você já encontra o divã em diferentes formatos e tamanhos, sendo o mais comum o modelo com apenas um lado de encosto para deitar e apoiar a cabeça com conforto. É o móvel perfeito para relaxar enquanto lê um livro depois de um dia estressante no trabalho.

Divã azul no cantinho da leitura
2. Divã azul no cantinho da leitura – Via: Pinterest

Conheça a diferença entre Divã, Recamier e Chaise Longue

Sim, embora todos estejam no mesmo grupo, há uma diferença entre eles. O divã, como já dissemos, é um sofá sem encosto, feito apenas para um pessoa deitar e relaxar. Já os outros modelos possuem características que os diferenciam. 

Ao comprar seu divã moderno, é importante saber qual modelo está comprando. Por isso, confira mais sobre o recamier e a chaise longue para comprar o modelo ideal para sua casa.Confira!

Recamier divã

O recamier divã ganhou notoriedade quando a socialite Juliette Récamier posou deitada no móvel para o artista Jacques Louis David.  

Ao contrário do modelo tradicional de divã, o recamier divã possui dois braças altos em cada ponta do móvel – mas também é possível encontrar alguns modelos que não têm os braços. Por conta dessa característica, o recamier é muito utilizado na beira da cama box ou como um complemento na sala de estar, no lugar das poltronas, como feito na foto abaixo. 

Divã recamier na sala de estar
3. Divã recamier na sala de estar – Via: Pinterest

Chaise divã

A chaise divã provém do nome francês “cadeira longa”, mas você também pode conhecê-la como namoradeira (o famoso sofá 2 lugares) ou espreguiçadeira. É um móvel mega confortável para ter em casa. 

Muitos consideram a chaise divã um móvel para decorações clássicas, mas existem modelos modernos que ficam lindos em diferentes cores.  

 Sofá divã azul claro com manta neutra
4. Sofá divã azul claro com manta neutra – Via: Pinterest

Dica: Se você não quer errar na escolha, opte pelo divã capitonê em tons claros, como no exemplo acima.  

Diferentes formas de usar os modelos de divã

Existem diferentes formas de usar os modelos de divã na sua decoração. É possível usar os modelos de divã em destaque, como costumam fazer nos cantinhos de leitura, ou apenas como um complemento.

Caso esteja procurando por um divã para quarto, é essencial ter cuidado para comprar um modelo que tenha o tamanho ideal para não roubar espaço demais na sua decoração. Por isso, vale a pena colocar uma poltrona divã ao lado da cama (próximo ao criado mudo) ou um recamier, estilo cadeira divã, na ponta. 

Escolha uma poltrona divã que tenha as mesmas cores que a decoração do seu quarto para manter a harmonia do ambiente. Mas, não se esqueça de colocar outros detalhes decorativos na sua poltrona divã, como almofadas e mantas, assim o conforto está garantido! 

Divã bege no quarto
5. Divã bege no quarto – Via: Pinterest

Já na sala de estar, caso seja um espaço pequeno e você precise arrasar na decoração moderna, aposte no sofá tipo divã. Alguns modelos são grandes e muito bonitos! A vantagem de investir no sofá tipo divã para sua sala pequena é a variedade de cores disponíveis. Têm modelos mais claros, outros mais intensos… para todos os tipos! É só complementar a decoração do seu sofá tipo divã com almofadas lindas e caprichar no restante do ambiente. 

Mas, se você tem uma sala ampla e não quer um sofá divã, então use o móvel no lugar das poltronas. Hoje você já encontra algumas cadeiras divã, que são super confortáveis para complementar a sala de estar. 

Sofá divã rosa com mesa lateral e pendente
6. Sofá divã rosa com mesa lateral e pendente – Via: Ideal Home

Além disso, a varanda pode ficar muito mais confortável para quem tem um espaço coberto. É só colocar uma cadeira divã (ou mais) no ambiente, adicionar uma mesa lateral e relaxar. 

No ambiente da foto abaixo, colocaram dois modelos de divã moderno para decorar a varanda, um abajur no meio, perfeito para iluminar o local a noite, e ainda tem um balanço. Um cantinho perfeito para receber os amigos! 

Varanda com divã azul claro
7. Varanda com divã azul claro – Via: Pinterest

Otimize seu espaço com o divã baú

Está pensando em comprar um sofá divã para sua sala de estar ou para deixar no cantinho da leitura? Que tal otimizar ainda mais seu espaço com ajuda de um divã baú?

Assim como a cama box baú, o sofá divã baú é perfeito para ter um espaço a mais em casa para guardar o que você precisar. No caso cantinho da leitura, o divã baú pode ser usado para guardar livros em vez de comprar uma estante grande para ocupar espaço.  

Divã baú cinza
8. Divã baú cinza – Via: Birchlane

Inclusive, esse modelo também é ótimo para quem está procurando por um divã para quarto que seja funcional. É só escolher uma cor bonita para usar como divã para quarto e ter um cantinho aconchegante. 

Escolha o tecido certo para seu divã 

Outro fator importante além do modelo de divã que você vai escolher é o tipo de tecido. Tem que combinar com outros elementos do seu cômodo e ser prático de limpar no dia a dia. Por isso, veja abaixo o que você precisa saber sobre os principais tecido para divã capitonê, pequeno ou grande e escolha seu favorito!

  • Divã suede: quer um móvel de toque macio e aconchegante? Então compre o divã suede. Apenas tenha cuidado com o modelo. Limpe sempre para garantir um divã suede maravilhoso!
  • Divã couro: De todos, é o mais prático para limpar. Além disso, é um material resistente, durável e que oferece modernidade ao ambiente;
  • Divã jacquard: Esse tecido já é mais indicado para quem gosta de divãs sofisticados, com estampas elegantes e marcantes. 
  • Divã chenille: É o tecido que oferece maciez e aconchegante para seu divã pequeno. É ótimo para colocar no cantinho de leitura, por exemplo. 

Cores para divã 

Quer uma decoração moderna? Então compre divãs com diferentes cores na hora de compor sua decoração.

Você pode usar um divã pequeno em destaque, como acontece muitas vezes com o divã vermelho e o divã rosa, ou escolher um modelo para complementar sua decoração com requinte, como o divã preto. 

O divã rosa é muito usado em decorações com românticas, destacando a feminilidade do ambiente. Para não cansar logo da cor, aposte nos tons de rosa mais claros e use outros elementos mais escuros na hora de montar seu ambiente com divã rosa, como feito na foto abaixo com o divã capitonê rosa claro. Delicado, né?

Divã rosa na sala de estar romântica e sofisticada
9. Divã rosa na sala de estar romântica e sofisticada – Via: The pink dream

Se quiser algo mais luxuoso e moderno, aposte no divã vermelho. Deixe outros elementos do seu ambiente, principalmente na sala de estar, em tons neutros, como cinza, e use o divã vermelho em destaque. Coloque um abajur de chão ao lado e garanta o cantinho confortável!

 Divã vermelho na sala de estar moderna
10. Divã vermelho na sala de estar moderna – Via: Pinterest

Mas se sua ideia for realmente optar por um divã pequeno e prático, opte pelo divã preto. Combina com todos os tipos de ambiente e ainda ganha destaque tanto quanto um divã colorido. 

Divã preto de couro na sala branca e moderna
11. Divã preto de couro na sala branca e moderna – Via: Echihome

Veja mais inspirações lindas de divã para quarto e sala de estar!

Divã capitonê na sala de estar neutra
12. Divã capitonê na sala de estar neutra – Via: Achados de Decoração
Divã clássico com manta preta no quarto
13. Divã clássico com manta preta no quarto – Via: Fashionista
Divã clássico azul com almofada
14. Divã clássico azul com almofada – Via: Pinterest
Divã com almofada estampada
15. Divã com almofada estampada – Via: Pinterest
Divã de couro no cantinho da leitura
16. Divã de couro no cantinho da leitura – Via: Casa tres chic
Divã capitonê branco com cortina branca
17. Divã capitonê branco com cortina branca – Via: Home and design
Sala confortável com divã capitonê
18. Sala confortável com divã capitonê – Via: Book bub
Divã moderno e cinza
19. Divã moderno e cinza – Via: Crate and Barrel
Divã azul moderno no cantinho da leitura iluminado
20. Divã azul moderno no cantinho da leitura iluminado – Via: Pinterest
Divã na sala de estar
21. Divã na sala de estar – Via: Pinterest
 Sala com divã pequeno
22. Sala com divã pequeno – Via: French Bedroom Company
Divã off white com manta estampada
23. Divã off white com manta estampada – Via: My Domaine
Divã off white confortável
24. Divã off white confortável – Via: Suiteny
Divã para quarto na ponta da cama
25. Divã para quarto na ponta da cama – Via: Westwing
Divã marrom capitonê de couro
26. Divã marrom capitonê de couro – Via: Wayfair
Divã suede cor de rosa
27. Divã suede cor de rosa – via: Anthropologie
Divã rosa na sala de estar
28. Divã rosa na sala de estar – Via: Pinterest
Sofá divã na sala romântica
29. Sofá divã na sala romântica – Via: Pinterest
Sala de estar com sofá divã rosa e sofá cinza
30. Sala de estar com sofá divã rosa e sofá cinza – Via: Pinterest
Divã roxo na sala moderna com manta verde
31. Divã roxo na sala moderna com manta verde – Via: Pinterest
 Sofá roxo com sala cinza
32. Sofá roxo com sala cinza – Via: Jodie kun Interiores
Divã na sala de estar com móveis de madeira
33. Divã na sala de estar com móveis de madeira – Via: Pinterest
Divã verde na sala de estar moderna
34. Divã verde na sala de estar moderna – Via: Casa tres Chic
Quarto com divã recamier cinza
35. Quarto com divã recamier cinza – Via: Pinterest
Divã cinza na ponta da cama moderna
36. Divã cinza na ponta da cama moderna – Via: Pinterest
Diva recamier verde
37. Divã recamier verde – Via: Pinterest
Sala de estar colorida com poltrona divã amarelo
38. Sala de estar colorida com poltrona divã amarelo – Via: By Sir
Sofá divã lilás com almofada cinza
39. Sofá divã lilás com almofada cinza – Via: Pinterest
Sofá divã turquesa
40. Sofá divã turquesa – Via: Juliana Pippi
Cantinho da leitura com divã branco
41. Cantinho da leitura com divã branco – Via: Pinterest
Cantinho da leitura com divã cinza
42. Cantinho da leitura com divã cinza – Via: Casa Tres Chic
Sofá divã verde
43. Sofá divã verde – Via: Pinterest
Sofá divã rosa claro com abajur do lado
44. Sofá divã rosa claro com abajur do lado – Via: And Stuff
Decoração do escritório com sofá divã branco
45. Decoração do escritório com sofá divã branco – Via: Marilia Veiga
Sala de estar com divã azul
46. Sala de estar com divã azul – Via: Meyer Cortez