1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Está Construindo Sua Casa? Tome Cuidado Com Esses Golpes!

Está Construindo Sua Casa? Tome Cuidado Com Esses Golpes!

Ter uma casa própria é o grande sonho de muitos brasileiros. Quem tenta concretizá-lo, infelizmente, com frequência esbarra em obstáculos, como o alto custo e a dificuldade de obter financiamento.

Nesse cenário, optar por construir o imóvel pode ser uma solução mais viável, mas que também apresenta seus contratempos. A construção da casa própria deve ser feita com planejamento em todas as fases, desde o acúmulo de economias, até a compra de materiais e a finalização da obra.

Além disso, é preciso estar atento aos golpes que rondam o setor. Apesar de não serem tão frequentes quanto os golpes na compra de imóveis, por exemplo, os crimes cometidos por falsas construtoras e vendedores de materiais de construção podem dar muita dor de cabeça aos consumidores.

Confira, a seguir, as dicas que separamos para quem deseja construir a casa própria com segurança.

Vale a pena construir uma casa?

A resposta para essa pergunta pode variar conforme as preferências do consumidor, o tipo de imóvel desejado e outros fatores, como localização. Mas em geral, sim, vale muito a pena construir o seu imóvel, em vez de adquiri-lo.

Em primeiro lugar, construir o seu imóvel costuma custar apenas 30% do valor pago num imóvel pronto ou na planta. Para que essa vantagem se concretize, no entanto, é necessário que o consumidor saiba planejar na aquisição de materiais e na contratação de profissionais e empresas qualificadas.

Outra vantagem de construir a casa própria é a possibilidade de definir todos os detalhes que se deseja. É possível escolher desde o tamanho de cada cômodo até a voltagem das tomadas, bem como o tipo de piso, a largura das portas, etc.

Por outro lado, é preciso considerar alguns inconvenientes, como a maior dificuldade em conseguir crédito, se comparado com a aquisição de um imóvel pronto.

 Será que eu dou conta?

Como dissemos, a construção de um imóvel demanda muito planejamento por parte dos consumidores. Do contrário, é possível que a obra custe mais ou demore mais que o planejado, além do risco de o resultado final não agradar ou tornar o local inviável para habitação.

O planejamento da construção de uma casa começa muito antes da primeira parede levantada. É preciso, em primeiro lugar, se planejar financeiramente, de modo a adquirir os recursos necessários para compra do terreno e dos materiais necessários à obra, bem como pagar taxas e serviços que viabilizarão o empreendimento.

É preciso decidir se a construção será feita com recursos próprios ou com empréstimo. Sendo a segunda opção a escolhida, deve-se analisar o custo total do empréstimo e como ele vai pesar no orçamento familiar.

Além disso, será preciso estudar todos os fatores relacionados à obra em si, incluindo: materiais, mão-de-obra, terreno, alvarás, projeto arquitetônico, laudo de engenheiro civil, etc.

Como você pode ver, o caminho pode ser longo e você deve estar preparado. Porém, considerando as vantagens que citamos acima, você não deve se desanimar. Planejando-se com cuidado, depois de algum tempo poderá ter sua casa própria, com todos os detalhes desejados e por um custo relativamente baixo.

E os golpes?

Confira quais são os golpes mais praticados e como evitá-los. Fonte: Freepik
1. Confira quais são os golpes mais praticados e como evitá-los. Fonte: Freepik

Além dos cuidados que citamos acima, ainda é necessário estar atento aos golpes envolvendo construção de imóveis, que, infelizmente, ainda são frequentes. Confira a seguir quais são os mais praticados e como evitá-los.

Golpe do adiantamento

Uma prática muito comum entre os criminosos que se aproveitam de quem deseja construir a casa própria é pedir um adiantamento para realizar uma obra que nunca será iniciada. Em geral, eles abrem empresas de construção de fachada e fazem anúncios com preços abaixo do que se costuma observar no mercado. Depois de conseguirem o adiantamento das vítimas, desaparecem com o dinheiro.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, em primeiro lugar, é preciso desconfiar dos preços e condições oferecidos, normalmente muito mais vantajosos que a média do mercado.

Também é necessário pesquisar com cuidado a reputação da empresa, se ela é registrada legalmente e o que outros clientes têm a dizer sobre ela.

Golpe da construção inacabada

Outro golpe muito comum ocorre quando a empresa é de fato uma construtora e até inicia a obra, mas nunca chega a terminá-la. Geralmente, os criminosos alegam dificuldades para dar sequência ao empreendimento e, depois que a paciência dos clientes acaba, propõem cancelar o contrato, mas resistem a devolver o valor investido.

Para fugir desse tipo de fraude, o remédio é, novamente, pesquisar. Apenas assine contrato com construtoras que são reconhecidas no mercado e que têm boa reputação entre os clientes.

Golpe do terreno

Para construir a casa, é necessário ter um terreno. E mesmo na hora de adquirir um o consumidor pode ser vítima de golpe. 

Nesse caso, o golpe pode assumir mais de uma forma. Uma delas é quando os criminosos oferecem um terreno que nem existe. Outra possibilidade é quando o terreno oferecido até existe, mas está em situação irregular, não tem permissão da prefeitura para construção, é propriedade de terceiros ou já foi negociado com outras vítimas.

Para não cair nessa fraude, o consumidor precisa visitar o terreno pretendido e conferir todos os documentos necessários, especialmente a matrícula individual do lote.

Sempre pesquise sobre as empresas antes de fechar negócio

Pesquisar pela reputação das empresas envolvidas na construção de uma casa é um remédio que pode evitar a maioria dos problemas.

Isso pode ser feito na internet, em sites como o Reclame Aqui, que reúne reclamações de consumidores. Também é possível pesquisar se a empresa possui registro legal, através do site da Receita Federal, especialmente.

E caso opte por um empréstimo, lembre-se de comparar as opções disponíveis, avaliando todas as condições da operação e não apenas a taxa de juros anunciada.

Aqui mesmo, no Juros Baixos, você pode comparar de forma fácil e segura opções de crédito indicadas para quem deseja construir, como empréstimos com garantia de veículos e empréstimos com garantia de imóvel.

Caí em um golpe, e agora?

2. Caso voce se sinta lesado, inicialmente, tente uma solução amigável, que evite os custos da judicialização. Fonte: Freepik
2. Caso voce se sinta lesado, inicialmente, tente uma solução amigável, que evite os custos da judicialização. Fonte: Freepik

Caso você se sinta lesado após fazer negócio com uma empresa ligada à construção, é recomendado, inicialmente, tentar uma solução amigável, que evite os custos da judicialização.

Caso isso se mostre difícil, é possível, ainda, abrir reclamações em sites como Reclame Aqui e Proteste, além do Procon.

Se optar por abrir um processo na Justiça, saiba que isso pode ser feito num Juizado Especial Federal, se a causa for de até 40 salários mínimos. Se for de até 20 salários mínimos, você não precisará de um advogado para entrar com a ação.

Conclusão

Quem deseja construir uma casa pode enfrentar muitos desafios, como mostramos acima. Além dos custos e dos imprevistos que surgem no meio do empreendimento, também é preciso saber lidar com empresas e profissionais mal-intencionados ou despreparados.

Porém, caso você se planeje em todas as etapas e siga as dicas que demos aqui, poderá residir na casa com que sempre sonhou, além de obter uma grande economia.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Como pintar parede. Fonte: Apartment Therapy

Como Pintar Parede: 5 Passos Fáceis e Dicas Práticas de Como Fazer

As casas vermelhas e branco fazem muito sucesso. Fonte: Decorei

Casa Vermelha: +57 Projetos, Tons Mais Usados e Cores Que Combinam

Casas modernas com esquadrias de alumínio e vidros. Fonte: Arkpad

Esquadrias de Alumínio: +86 Projetos, 5 Tipos e Dicas de Como Limpar

Corian: O Que É, Preço e +60 Ideias para Usar no Seu Projeto

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz