1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Estilo Industrial Guia Apê Para Jovem Casal e Seu Pequeno Cachorro

Estilo Industrial Guia Apê Para Jovem Casal e Seu Pequeno Cachorro

O apartamento de 72 m², localizado no bairro da Vila Olímpia – São Paulo, foi projetado especialmente para um jovem casal e seu pequeno cachorro Bolotinha. 

A reforma do imóvel, sob o comando da arquiteta Júlia Guadix, da Liv’n Arquitetura, foi guiada pelo estilo industrial. Revestimentos e elementos criativos garantiram cor e aconchego, enquanto a integração de ambientes e móveis sob medida trouxe muita funcionalidade ao projeto do apê. Confira cada detalhe desse projeto e se inspire!

A integração de ambientes e móveis sob medida trouxe muita funcionalidade ao projeto do apê. Foto: Guilherme Pucci
1. A integração de ambientes e móveis sob medida trouxe muita funcionalidade ao projeto do apê. Foto: Guilherme Pucci

Integração de ambientes, marcenaria sob medida e móveis reversíveis

A integração de ambiente foi responsável por nortear o layout do apartamento. Isso porque, os moradores vieram de um apê de apenas 40 m², e reclamavam que sempre estavam se esbarrando no imóvel. Logo, o grande desejo de ambos era ter um apartamento amplo, com uma cozinha funcional e espaço para receber e desfrutar os bons momentos junto da família e amigos.

Além da integração de ambientes, dentre as principais necessidades pontuadas pelos clientes foi a construção de um lavabo e um banheiro para o casal. Solução que só foi possível, pois houve a demolição do banheiro entregue pela construtora e seu posterior uso para área da sala e quarto.

2. A integração de ambiente foi responsável por nortear o layout do apartamento. Foto Guilherme Pucci

Vale comentar, que o apê é da empreendedora MaxHaus, que oferece mais liberdade para definir a planta e traz mais autonomia para que os ambientes possam ser integrados, uma vez que o imóvel é entregue sem paredes dividindo ambientes, o que facilita a construção ou demolição.

No entanto, planejar o layout de um apê assim, sem divisórias, demanda mais reflexão dos moradores sobre quanto tempo pretendem ficar no imóvel e quais são os planos futuros da família. Como resultado, o casal optou por um apartamento com apenas um quarto, mas com a opção de criar o segundo dormitório onde está a parede de tijolos.

A marcenaria foi planejada para ser aproveitada nessa transição e o sofá modular se adapta facilmente a outro layout. Foto: Guilherme Pucci
3. A marcenaria foi planejada para ser aproveitada nessa transição e o sofá modular se adapta facilmente a outro layout. Foto: Guilherme Pucci

A marcenaria foi planejada para ser 100% aproveitada nessa transição e o sofá modular, por apresentar uma estrutura feita em módulos, pode se adaptar facilmente a um novo layout do apê. Neste caso, paredes de drywall, marcenaria e pintura já seriam o suficiente para dar vida a um novo quarto.

Instrumentos musicais conectados com a decoração

Para criar uma área musical com arquitetura pensada no estilo industrial, a arquiteta colocou o piano da moradora em frente ao pilar estrutural e, em seguida, posicionou a guitarra e o violão, que pertencem ao morador, na parede.

O cantinho musical se mistura ao estilo industrial. Foto: Guilherme Pucci
4. O cantinho musical se mistura ao estilo industrial. Foto: Guilherme Pucci

A parede preta camufla a porta que leva ao lavabo. No outro lado, um roupeiro foi instalado de forma bem discreta para auxiliar na organização de itens.

A parede preta camufla a porta que leva ao lavabo e se conecta com o estilo industrial. Foto: Guilherme Pucci
5. A parede preta camufla a porta que leva ao lavabo e se conecta com o estilo industrial. Foto: Guilherme Pucci
O roupeiro instalado sob medida ajuda na organização de itens. Foto: Guilherme Pucci
6. O roupeiro instalado sob medida ajuda na organização de itens. Foto: Guilherme Pucci

Lavabo funcional e descolado

Para quebrar a seriedade do lavabo, que conta com pisos e paredes em cinza, a arquiteta utilizou uma bancada de banheiro amarelo, que além de iluminar a decoração trouxe um toque descolado ao ambiente.

A bancada de banheiro amarela quebra a neutralidade do lavabo. Foto: Guilherme Pucci
7. A bancada de banheiro amarela quebra a neutralidade do lavabo. Foto: Guilherme Pucci

Parede de tijolinho traz um toque rústico ao ambiente

A parede de tijolinho da sala de estar, aquece o ambiente e confere um toque mais rústico ao espaço. O rack de madeira planejado em formato em L também se estende para a área musical servindo de banco.

O rack de madeira planejado em formato em L também serve de banco. Foto: Guilherme Pucci
8. O rack de madeira planejado em formato em L também serve de banco. Foto: Guilherme Pucci

O home office do casal foi criado do outro lado da sala de estar. O espaço conta com escrivaninha de madeira, nicho aéreo e cadeira confortável para garantir o bem-estar dos moradores.

O home office conta com escrivaninha de madeira, nicho aéreo e cadeira confortável. Foto: Guilherme Pucci
9. O home office conta com escrivaninha de madeira, nicho aéreo e cadeira confortável. Foto: Guilherme Pucci

O imóvel entregue pela empreiteira MaxHaus traz uma base de concreto na laje, o pilar em concreto aparente e o piso em cimento queimado. Na reforma, o piso de cimento queimado foi trocado para um piso vinílico e, o mesmo foi instalado na sala, cozinha, quarto, área de serviço e lavanderia. Apenas o banheiro e o lavabo contam com porcelanatos. 

Reforçando ainda mais o toque industrial no imóvel, conduítes e eletrodutos metálicos aparentes além de auxiliarem na distribuição de iluminação também oferecem um ótimo custo-benefício.

Cozinha funcional e moderna

A bancada de Silestone branca com granulações se estende por toda a área da cozinha, conferindo um ar mais descontraído e moderno. Os eletrodomésticos em inox, forno e micro-ondas, foram posicionados em torre, na altura ideal para usar com segurança e conforto.

A pedido da moradora, o fogão de indução foi a escolha certa, devido sua eficiência e facilidade de limpeza. Já a presença da lava louças e uma lava e seca tornaram o dia a dia mais fácil. A marcenaria sob medida somada às luzes de LED sob os armários da cozinha completam a decoração do espaço.

O Silestone branco com granulações se estende por toda a bancada da cozinha. Foto: Guilherme Pucci
10. O Silestone branco com granulações se estende por toda a bancada da cozinha. Foto: Guilherme Pucci
Marcenaria sob medida e eletrodomésticos alinhados para facilitar o uso. Foto: Guilherme Pucci
11. Marcenaria sob medida e eletrodomésticos alinhados para facilitar o uso. Foto: Guilherme Pucci

Quarto e banheiro prático e aconchegante

No quarto de casal a cabeceira estofada ajuda a tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante, fazendo um contraponto ao teto de concreto aparente. Na lateral da cama, o criado-mudo branco somado à presença do pendente serve de apoio para objetos decorativos e itens pessoais.

A cabeceira estofada ajuda a tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante. Foto: Guilherme Pucci
12. A cabeceira estofada ajuda a tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante. Foto: Guilherme Pucci

O banheiro do casal conta com piso de porcelanato escuro e nas paredes, a arquiteta optou por utilizar o azulejo metro white em toda a área do box. Já na área seca a ideia foi usar o revestimento metro white apenas em meia parede.

O banheiro do casal conta com piso de porcelanato escuro e azulejo metro white em toda a área do box. Foto: Guilherme Pucci
13. O banheiro do casal conta com piso de porcelanato escuro e azulejo metro white em toda a área do box. Foto: Guilherme Pucci
Na área seca a ideia foi usar o revestimento metro white apenas em meia parede. Foto: Guilherme Pucci
14. Na área seca a ideia foi usar o revestimento metro white apenas em meia parede. Foto: Guilherme Pucci

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Ambientes integrados, tons de azul e elementos em madeira decoram o apê do rio. Foto: André Nazareth

Decoração de Apartamento no Rio Traz a Essência Nordestina

A primeira alteração no projeto foi a integração da varanda com a sala de estar. Foto: Studio Julliana Camargo

Integração de Ambientes e Equilíbrio de Cores Trazem Vida ao Apê de 300m²

Cama Casinha Com Escorregador Renova a Decoração de Quarto Infantil

O loft já contava com uma identidade industrial. Foto: JP Image

Loft Masculino é Marcado Por Cores Sóbrias e Soluções Práticas

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz