1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Conheça o Estilo Japandi, Tendência que Traz um Novo Olhar Para a Decoração

Conheça o Estilo Japandi, Tendência que Traz um Novo Olhar Para a Decoração

O estilo japandi é uma tendência de decoração que está em alta e consiste na união dos estilos escandinavo e japonês. Dessa forma, o ambiente carrega elementos importantes que fazem parte de ambos os mundos como a organização, o equilíbrio e a harmonia japonesa com o aconchego, luminosidade e funcionalidade presentes na decoração escandinava.

Logo, se você deseja compreender melhor como a união entre esses dois mundos tem transformado nossa relação com a decoração da casa em plena pandemia, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar o que é estilo japandi e de que forma essa tendência pode ser adotada no seu ambiente. Confira e se inspire!

O estilo japandi prioriza o uso de matérias-primas naturais como madeira, bambu e vime
1. O estilo japandi prioriza o uso de matérias-primas naturais como madeira, bambu e vime. Fonte: Pedro Felix Arquitetura

Mas, afinal o que é o estilo japandi?

O estilo japandi nasce da mistura inteligente entre a decoração escandinava e a japonesa. E por mais que à primeira vista seja difícil associar duas culturas um tanto diferentes, saiba que ambas compartilham de princípios parecidos, com base em dois conceitos presentes em cada região: Wabi Sabi e Hygge.

O Wabi Sabi se trata de uma filosofia japonesa, onde a palavra “wabi” significa simplicidade, rústico… enquanto “sabi” se refere à beleza da idade, desgaste do tempo. Essa filosofia por sua vez valoriza a aceitação, a transitoriedade e a beleza da imperfeição. Já o conceito Hygge remete a um estilo de vida do país nórdico que valoriza o aconchego e os prazeres simples da vida como estar confortável e alegre dentro de casa. 

No estilo japandi procure eliminar itens desnecessários e opte por móveis funcionais e versáteis
2. No estilo japandi procure eliminar itens desnecessários e opte por móveis funcionais e versáteis. Fonte: Pinterest

Dessa maneira, o estilo japandi nos traz um novo olhar para a decoração e realça a importância que a casa tem em nossa vida, fato descoberto por muitas pessoas durante o período de isolamento mediante a pandemia.

O estilo japandi desperta um novo olhar na decoração do ambiente
3. O estilo japandi desperta um novo olhar na decoração do ambiente. Fonte: Pinterest

7 dicas para adotar o estilo japandi no seu ambiente

Agora que você já sabe o que é estilo japandi, chegou o momento de colocar a mão na massa e abraçar de vez essa tendência que chegou para ficar. Confira abaixo 7 dicas exclusivas de como adotar o estilo japandi no seu ambiente.

1. Use materiais naturais

O estilo japandi prioriza o uso de matérias-primas naturais como a madeira, fibras naturais como o bambu, vime, rattan, além da terracota, cerâmica ou mesmo elementos em metal. Na decoração interna de uma sala de estar, por exemplo, o móvel com madeira mais escura (feita a partir da espécie de carvalho ou nogueira) de influência japonesa passa a se misturar de forma harmônica com o móvel de madeira mais claro de estilo escandinavo.

O estilo japandi faz uso de móveis e objetos em madeira, bambu, vime, cerâmica
4. O estilo japandi faz uso de móveis e objetos em madeira, bambu, vime, cerâmica. Fonte: Pinterest

2. Invista em texturas aconchegantes

Para trazer ainda mais conforto e aconchego para a decoração simples do imóvel procure incluir peças e acessórios com texturas mais macias. Crochê, tricô, linho, algodão e demais estofados são muito bem-vindos no estilo japandi.

Crochê, tricô, linho, algodão são algumas das texturas aconchegantes usadas no estilo japandi
5. Crochê, tricô, linho, algodão são algumas das texturas aconchegantes usadas no estilo japandi. Fonte: Pinterest

3. Priorize o minimalismo

Para o estilo japandi a frase “menos é mais” é levada muito a sério. Por essa razão, procure eliminar itens desnecessários e opte por móveis funcionais e versáteis que despertem leveza e tranquilidade para o ambiente. Não há necessidade de acumular quadros, esculturas e demais objetos decorativos.

A frase “menos é mais” é levada muito a sério no estilo japandi
6. A frase “menos é mais” é levada muito a sério no estilo japandi. Fonte: Norm Archtects

4. Utilize cores de tinta mais suaves e sóbrias

Em se tratando das cores de tintas, além dos tons claros facilmente presentes na decoração escandinava como o branco, bege, rosa pálido e cinza claro, o estilo japandi oferece uma paleta de cores muito mais diversificada. No projeto, a cor branca passa a ser usada em conjunto com tons mais neutros e suaves, mesclados pontualmente com cores mais escuras como ocre, azul, verde e cinza-acastanhado.

O estilo japandi oferece uma paleta de cores muito mais diversificada
7. O estilo japandi oferece uma paleta de cores muito mais diversificada. Fonte: Pinterest

5. Decore o espaço com peças artesanais e móveis antigos

O estilo japandi preza por uma decoração mais autêntica, onde as peças e móveis apresentam algum significado e valor afetivo para você. Por isso, como dica inclua peças artesanais e móveis antigos, herdados de um parente ou garimpados em lojas de antiquários. Deixe-se seduzir pela beleza da imperfeição de cada objeto.

Decore o espaço com peças artesanais feitas à mão como os vasos de vidro
8. Decore o espaço com peças artesanais feitas à mão como os vasos de vidro. Fonte: Guelo Nunes

6. Valorize a entrada de luz natural no ambiente

A iluminação natural é um dos fatores mais importantes para valorizar um ambiente e no estilo japandi isso não é diferente. Dessa maneira, é relevante que você valorize as janelas de cada cômodo substituindo as cortinas de tecido pesado por tecidos mais leves, por exemplo.

O estilo japandi valoriza a entrada de luz natural no ambiente
9. O estilo japandi valoriza a entrada de luz natural no ambiente. Fonte: Polken Studio

7. Cultive um cantinho verde em casa

Tanto a decoração escandinava como a japonesa adoram uma boa dose de plantas. Logo, a recomendação é trazer a natureza para dentro da decoração interna. No entanto, no estilo japandi a dica é optar apenas por folhagens e não por plantas que possivelmente possam dar flores coloridas. A espada de São Jorge, peperômia, ficus lyrata, hera, zamioculca são algumas das espécies de plantas com folhagens verdes.

10. No estilo japandi procure trazer a natureza para dentro da decoração do ambiente. Fonte Jana

Gostou do estilo japandi? Sim?! Então, aproveite este conteúdo, aplique as dicas compartilhadas acima e transforme a decoração do seu imóvel.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Decoração Geek: O Que É, +70 Ideias Criativas para Sua Casa

Os adesivos de cactos fazem muito sucesso na decoração. Fonte: Pinterest

7 Maneiras Divertidas de Usar Adesivos na Decoração de Ambientes

5 Formas de Transformar Sua Decoração com a Pintura Setorizada 

Procurando imóveis no centro de São Paulo? Então, confira nossas dicas

Procurando Imóveis no Centro de São Paulo? Já Considerou um Leilão?

Deixe um comentário

1 Comentário em "Conheça o Estilo Japandi, Tendência que Traz um Novo Olhar Para a Decoração"

[…] Fonte: vivadecora Author: Nathalia Inson […]

wpDiscuz