Viva Decora Home Shop

Guia de Estilos de Decoração: Retrô

Categorias: Tendências

O Retrô, diferente do Vintage, é um estilo que faz uma releitura de retrospectiva de características antigas, aplicadas na linguagem gráfica, em produtos e ambientes.

Como diferenciar o estilo retrô do vintage? Esse é um bom exemplo: um objeto de decoração lançado agora, mas com características do passado é Retrô.  Aquele objeto herdado da vovó que  será utilizado para decorar a sua casa é Vintage.

Dada essa diferenciação básica, vamos pensar em como montar uma linda decoração retrô. Pode ser um tapete, uma almofada, uma cortina, um armário, um sofá, qualquer peça pode ser utilizada, basta pensar na composição do ambiente como um todo.

 

Papel de parede pode ser um recurso da decoração retrô.

Confira nosso passo a passo de quadro decorativo com disco de vinil



Na cozinha, o principal item que representa esse estilo é a geladeira (no modelo retrô), geralmente colorida em tons vibrantes (vermelha ou amarela). Essa peça, juntamente com outros eletrodomésticos coloridos, vão deixar o ambiente mais divertido.

Cozinha com decoração retrô.

Na decoração da sala, podemos contar com um único móvel para marcar o estilo retrô, como uma mesa de centro ou um aparador. Para destacar esses móveis, podemos trabalhar todo o ambiente com tons mais neutros e usar as cores quentes apenas nesse item do mobiliário.

Estilo Retrô na Sala de Estar.

Nos dormitórios, uma opção é utilizar um papel de parede com estampas antigas, ou até mesmo uma cama com características antigas, contrastando com o restante do ambiente mais moderno. Como toda proposta de decoração, vai depender do gosto e das necessidades do cliente.

Veludo na decoração retrô.

O banheiro pode ser trabalhado com uma bancada, ou até mesmo um armário em madeira, com características antigas, por exemplo, utilizando o azul clarinho e caprichando nas louças.  As palavras chaves são criatividade e ousadia.

Banheiro retrô. I

Esse estilo pode ser combinado, por exemplo, com um estilo mais moderno, contemporâneo. O charme e a simplicidade dessa mistura resultam num ambiente harmonioso e equilibrado.

Um objeto que está voltando com tudo, como item funcional de decoração, é a vitrola. As vitrolas fabricadas atualmente tocam disco de vinil e também têm entrada USB, o que as tornam  objetos tipicamente retrô.

Por  Natalia Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores

Voltar ao topo -.-