1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Horta Orgânica: Veja seus Benefícios e Dicas para Fazer em Casa

Horta Orgânica: Veja seus Benefícios e Dicas para Fazer em Casa

Você já pensou em ter uma horta orgânica em casa? Pois é, as hortas orgânicas em casa podem trazer muitos benefícios como alimentos frescos sem fertilizantes químicos produzidos por você mesma, além da sensação de relaxamento e prazer que é poder ter contato com a natureza dentro do nosso próprio lar.

E pensando nisso hoje resolvemos trazer dicas de como fazer horta orgânica em casa e também vamos te contar todos os benefícios de produzir seus próprios legumes, vegetais e hortaliças. Confira!

vasinhos coloridos para horta orgânica pequena Foto Pinterest
1. Não é necessário muito espaço para fazer uma horta orgânica em casa – Foto: Pinterest

O que é horta orgânica?

Se você está se perguntando: o que é horta orgânica? A gente explica. Uma das principais características das hortas orgânicas está no cultivo de alimentos sem prejudicar o meio ambiente e nem os agricultores. Por causa disso, sempre que falamos sobre o que é horta orgânica devemos lembrar que esses alimentos são feitos com técnicas naturais sem a utilização de fertilizantes químicos que podem fazer mal não apenas para o meio ambiente, mas também para quem consome esses alimentos. 

E caso você esteja se pensando: mas como combater pragas em hortas orgânicas? ou qual tipo de adubação é utilizado em hortas orgânicas? Pois bem, o controle das pragas na horta orgânica em casa pode ser feita com produtos que você tem em sua cozinha que ensinaremos mais abaixo, já a adubação é feita com composteiras ou mesmo minhocário. 

quintal com horta orgânica Foto Greenk
2. Se você quer ter uma alimentação mais saudável procure investir em uma horta orgânica em casa – Foto: Greenk

Vantagens da horta orgânica

A horta orgânica em casa pode trazer muitas vantagens para sua vida. Primeiramente, como falamos no início do post, poder ter um cantinho da natureza dentro de casa para cultivar seus próprios alimentos e colocar a mão na terra traz sensação de bem-estar e até mesmo de relaxamento. 

Além disso, hoje em dia fala-se muito sobre as substâncias encontradas em fertilizantes e agrotóxicos que são cancerígenas, ou seja, fazem muito mal a saúde e por conta disso, as hortas orgânicas oferecem alimentos que são totalmente livres dessas substâncias perigosas. 

Também é preciso lembrar que o adubo orgânico para horta não contamina o solo e pode até mesmo restaurar a biodiversidade, assim sendo, a horta orgânica traz diversos benefícios não só para quem consome seu produto, mas também para quem o produz e para o meio ambiente. 

caixas de madeira planejadas para fazer horta orgânica em casa Foto Pinterest
3. A horta orgânica pode trazer uma série de vantagens para o meio ambiente e para a saúde – Foto: Pinterest

Como fazer horta orgânica em casa

Bom, agora que você já sabe o que é horta orgânica e quais seus benefícios com certeza você está pensando em como fazer horta orgânica em casa, não é mesmo? Aqui é importante lembrar que mesmo que você tenha pouco espaço é possível adaptar seu ambiente e aprender como montar uma horta orgânica em casa ou até mesmo em um apartamento. 

Em casas térreas com quintal o mais interessante é aprender como fazer horta orgânica criando um pequeno canteiro nesse ambiente, agora quem mora em apartamento as dicas de como montar uma horta orgânica pode ir desde pequenos vasos até um jardim vertical instalado na sua varanda

Por isso tudo, acompanhe nossas dicas de como montar uma horta orgânica em casa e adapte o seu lar da maneira mais conveniente. 

saiba como fazer horta orgânica em casa Foto The Dots
4. Saiba como fazer horta orgânica em casa – Foto: The Dots

1. Escolha um local

Como já falamos, não é porque você mora em uma casa pequena que não pode fazer uma horta orgânica. Aqui a principal dica é fazer a horta orgânica próxima a uma janela, pois é importante que ela receba bastante iluminação, porém observe qual o horário que os raios de sol mais fortes batem nesse ambiente, pois isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento da horta. 

2. Faça uma composteira

O adubo orgânico para horta fará com que as plantas se desenvolvam bem, afinal de contas, plantas precisam de uma terra rica em nutrientes para se desenvolver e para isso você pode fazer uma composteira em casa com os resíduos que sobram da cozinha ou ainda usar húmus de minhoca, facilmente encontrado em lojas de jardinagem. 

3. Preparação do solo

O solo da horta orgânica em casa deve estar bem hidratado e nutrido para receber as plantas, por isso use a composteira feita em casa como um adubo orgânico para horta, ou se preferir compre o húmus em lojas especializadas. 

4. Escolha as plantas

Agora que você já decidiu o local e fez a adubação da terra na horta orgânica chegou o momento de escolher os melhores tipos de plantas para se ter na sua horta orgânica. 

Para quem pensa em fazer uma horta orgânica em casa no quintal com certeza você terá mais espaço para cultivar, então a escolha de verduras, hortaliças e ervas será muito mais fácil, mas para quem mora em apartamento e tem pouco espaço procure colocar na horta orgânica em casa plantas que se adaptam melhor em espaços pequenos como salsinha, tomate cereja, manjericão e alecrim.  

ideia de horta orgânica para varanda de apartamento Foto MdeMulher
5. Ideia de horta orgânica para varanda de apartamento – Foto: MdeMulher

Dicas para cuidar da horta orgânica

Depois que tiver sua horta orgânica toda montada é importante saber como cuidar dessas plantas para seu pleno desenvolvimento e para que você sempre tenha as verduras, legumes e hortaliças fresquinhas. O aconselhável é sempre fazer a rega em horários que bate menos sol, além disso, lembre-se de regar a terra e não as folhas. 

Você também pode pesquisar e conversar com profissionais da área para te dar dicas de como cultivar cada espécie que você plantou na sua horta orgânica, afinal de contas, cada tipo de planta, hortaliça, legumes e verduras exigem um tipo de cuidado específico. 

modelo de horta orgânica para apartamento pequeno Foto Pinterest
6. É importante saber cuidar da horta orgânica para seu pleno desenvolvimento – Foto: Pinterest

Como combater pragas em horta orgânica em casa

Uma dúvida muito frequente de quem resolve montar uma horta orgânica em casa é como combater as possíveis pragas que podem aparecer na horta como formigas e fungos sem precisar usar substâncias químicas. E para isso basta você usar alguns produtos que já tem em casa.

Contra formigas 

Se a sua horta orgânica está sendo atacada por formigas basta colocar uma colher de sopa de amido de milho sobre o local afetado que em breve você verá seu problema resolvido.

Contra fungos

Em caso de fungos, você pode fazer uma misturinha com 500 ml de água para 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, depois é só borrifar esse mistura nas áreas com fungos diariamente até que eles desapareçam.

vasos com plaquinhas para montar horta orgânica em varanda de apartamento Foto Revista Artesanato
7. Combata pragas da horta orgânica em casa com produtos caseiros – Foto: Revista Artesanato

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

A Alocasia Sanderiana possui folhas grandes e nervuras brancas

Alocasia: Tipos, Curiosidades e Dicas de Como Cultivar em Casa

Conheça diversas espécies de plantas fáceis de cuidar

+42 Espécies de Plantas Fáceis de Cuidar Para Ter em Casa

Flor da fortuna kalanchoe - Via: Istock

Flor da Fortuna: Como Cuidar, Significado e +55 Inspirações Lindas

Plantas para Varanda: Conheça as Espécies +57 Dicas de Decoração

Deixe um comentário

1 Comentário em "Horta Orgânica: Veja seus Benefícios e Dicas para Fazer em Casa"

[…] Fonte: vivadecora Author: Natalia Santos […]

wpDiscuz