Biblioteca em casa, um bom lugar pra ler um livro

Os livros sempre foram fonte de saber e conhecimento, trazendo todo o tipo de informação para cada um. Ter um espaço em casa para expô-los à sua maneira imprime a sua personalidade de uma forma muito singular.

 

Para montar uma biblioteca em casa

Há inúmeras maneiras de se explorar a biblioteca, usando prateleiras, estantes ou aparadores. Tudo depende de como foi desenvolvido o projeto e como você vai inserir a cultura na sua casa.

A estante é a alternativa mais clássica e tradicional de se compor uma biblioteca. Mas algumas informações técnicas são bem importantes. Os nichos precisam ter uma dimensão mínima para que os livros sejam acomodados adequadamente. A altura ideal dos nichos é de 35 cm e a profundidade é de 40 cm. O tamanho dos nichos depende do formato da marcenaria, geralmente eu recomendo que eles tenham de comprimento médio 70 cm para que não comprometa sua estabilidade.

Quando falamos de prateleiras, a flexibilidade de disposição é muito maior, basta apenas respeitar a altura útil entre elas, de 35 cm. Em prateleiras, o uso de aparadores de livros é essencial para evitar que os mesmos tombem. Misturar objetos decorativos de importância sentimental cria um efeito único e valoriza a exposição dos livros.

Um item importantíssimo a ser considerado é a iluminação. Valorizar os livros é primordial e o melhor jeito de se fazer isso é instalar fitas de led na marcenaria. Tudo deve ser previsto em projeto, pois a instalação elétrica deve ser feita antes da montagem dos móveis e da marcenaria. Luz excessiva na biblioteca é desnecessária. Priorize o uso de abajures com cúpula de tecido bem próximos aos pontos de leitura, assim a luz invade o espaço de forma tênue e permite uma leitura agradável.

Esses são só alguns exemplos de como a biblioteca pode ser o melhor lugar da casa para ficar. Confira mais ideias na Biblioteca de Estar, que eu projetei para a Casa Cor São Paulo 2015.

 

Bruno GAP é colaborador da Revista Viva Decora e arquiteto, designer de interiores e de mobiliário. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), ele passou por importantes escritórios de arquitetura e empresas especializadas em retrofit e reforma.