Como Colocar Piso Laminado: Passo a Passo da Instalação

Você está planejando começar uma reforma em sua casa e está na dúvida de como instalar piso laminado? Não se preocupe, nesse post vamos ensinar para você o passo a passo de como colocar piso laminado sem sujeira e de maneira fácil e rápida

Como instalar piso laminado

Está com dúvidas de como instalar piso laminado? Nós vamos te ensinar.

1. Verifique se o contrapiso possui irregularidades

Antes mesmo da colocação de piso é preciso verificar se o contrapiso possui alguma sujeira ou irregularidade, portanto varra bem o local antes, mas não lave e com o auxílio de uma régua é possível ver se o contrapiso tem alguma irregularidade. Caso possua saliências maiores do que 3 mm, é necessário que elas sejam removidas, mas caso o piso possua depressões maiores de 3 mm é necessário que elas sejam reparadas com argamassa, pois, para a colocação do piso o contrapiso precisa estar bem limpo e seco.

instalação de piso laminado passo a passo

O primeiro passo para instalação de piso laminado é verificar se o contrapiso possui alguma irregularidade.

2 Porque instalar a manta sobre o contrapiso

A manta serve como uma barreira de umidade que possa vir do contrapiso. Ela deve ser instalada no sentido contrário a colocação de piso laminado, ficando 1 cm de sobra nas paredes.

Como instalar a manta do piso laminado

Instale a manta sobre o contrapiso para evitar que passe umidade para o piso laminado.

3 Como colocar piso laminado

Primeiro coloque espaçadores de 15 mm nas paredes, porque é necessário ter um espaço de contração e dilatação entre a parede e o piso. A primeira régua tem que ser colocada com o lado macho voltado para a parede e sempre observando se a continuação do desenho da madeira está correto. Durante a instalação de piso laminado a cola deve ser colocada no lado fêmea do encaixe, em uma quantidade que sobre na superfície após o encaixe, para que a cola faça uma vedação no piso, evitando assim a infiltração de líquidos que possam vir a danificar o piso laminado, mas não deixe de tirar o excesso de cola com um pano úmido logo em seguida, pois, se ela secar, fica muito mais difícil de retirá-la e o piso pode ficar com um acabamento feio.

As réguas devem ser colocadas em fileiras alternadas, por exemplo: a segunda fileira é diferente da primeira, porém, é igual a quarta, já a terceira fileira é a igual a primeira, porém diferente da segunda, e assim por diante.

Instalação de piso laminado

Após instalar a manta, é hora de começar a instalar as réguas

4 Porque usar o piso laminado click

O piso laminado click também conhecido como piso laminado clicado é uma opção muito mais rápida, prática e limpa de piso laminado, pois não é necessário usar cola durante sua instalação. E você deve estar se perguntando: como colocar piso laminado click? Simples, as réguas se encaixam entre si como em um jogo de pecinhas, portanto, não  tem a necessidade de nenhum material auxiliar.

A manutenção do piso laminado click também é muito mais fácil, pois se uma das réguas de madeira precisar ser trocada ou consertada, basta retirar as réguas anteriores a ela na fileira para que ela possa ser removida ou consertada. Por esses motivos o piso laminado click é muito adequado para ambientes pequenos como apartamentos, por exemplo, já que durante sua instalação o ambiente escolhido não precisa ser totalmente inutilizado.

Colocação de piso laminado click

O piso laminado click é mais rápido e fácil de ser instalado e faz bem menos sujeira

Portanto, para a instalação de piso laminado você deve:

  1. Verificar as irregularidades do contrapiso
  2. Instalar a manta e colocar os espaçadores
  3. Escolher entre o piso laminado com cola e o piso laminado click
  4. Verificar o alinhamento das réguas entre si
  5. Instalar todas as réguas no ambiente
  6. Fazer os acabamentos