Como fazer telhado verde com base de madeira

Existem diferentes modelos de telhados, os mais simples compõem lavanderias e a área da churrasqueira. Os modelos variam conforme a necessidade de caída d’água e o design escolhido para o projeto. Cada telha utilizada promove um efeito diferente para o telhado, os principais materiais são: policarbonato, madeira, cerâmica, PVC, zinco e fibrocimento.

como fazer telhado

As plantas liberam oxigênio e melhoram a qualidade do ar

A utilização de plantas na confecção de telhados é muito usual em jardins e casas com projetos sustentáveis. A área da piscina também fica mais bonita com telhado verde. Aprenda como fazer telhado com plantas e inspire-se com os projetos disponibilizados pelo Viva Decora.

Veja como fazer telhado verde em residências com lajes

Telhados residências e comerciais ficam mais bonitos e agradáveis com instalação de plantas. Quem possui casa com laje pode instalar uma manta têxtil, depois uma camada fina de argila, substrato orgânico e por fim uma camada de terra vegetal. O ideal é utilizar grama na composição do telhado verde. O telhado verde realça a beleza da fachada da residência e ganha qualidade de vida. A terra funciona como um isolante térmico e nos dias mais quentes a água absorvida pelas plantas promove frescor ao ambiente.

Como fazer telhado com telhas de policarbonato

A estrutura do telhado verde é essencial para garantir a segurança e qualidade do acabamento. Você pode comprar uma estrutura metálica pronta ou fazer uma estrutura de madeira. Opte por cobrir com manta térmica ou telha de policarbonato.

Após instalação de telhas de policarbonato, é possível aplicar o substrato, a terra e cultivar plantas segundo sua opção. É importante escolher plantas com raízes pequenas que não ofereçam risco de perfuração das telhas.

Como fazer telhado verde com plantas trepadeiras

As plantas trepadeiras são ótimas aliadas na decoração de telhados verdes, também são mais econômicas. Veja como fazer telhado com plantas trepadeiras:

Escolha o modelo da estrutura do seu telhado e dê preferência para um profissional efetuar esse serviço. Após a estrutura estar pronta, basta cultivar as plantas trepadeiras na coluna ou em cima da estrutura do telhado. É vital que ocorram podas periódicas dessas plantas, pois não há como fazer telhado com trepadeiras sem que haja manutenção das mesmas. Aprendeu como fazer telhado verde? Que tal fazer um telhado semelhante ao projeto abaixo?