7 dicas de Como Organizar Maquiagem e Perfumes

Sapatos, bolsas, perfumes, maquiagens e cosméticos, não necessariamente nessa ordem, são itens que estão entre os mais queridos e indispensáveis na vida de qualquer mulher. E assim como roupas, e bijuterias,  sabendo como organizar maquiagem, você garante a qualidade e a durabilidade, e ainda contribui pra sua decoração.

como organizar maquiagem

Como organizar maquiagem da maneira certa

1- Abuse das penteadeiras 
O mesmo acontece com os cosméticos. A tentação de guardá-los no banheiro é grande, mas o ambiente normalmente úmido estimula o crescimento de fungos e bactérias. Esses agentes são nocivos aos produtos e tendem a contaminá-los, alterando sua cor, textura e odor, podendo provocar alergias e irritações. Por isso, o local ideal para guardá-los é longe do banheiro. Como organizar maquiagem requer um ambiente seco e arejado, a tradicional penteadeira no quarto é ideal para esse fim. Você pode ainda investir em nichos ou prateleiras no armário do quarto.

como organizar maquiagem

 

2 – Se livre dos produtos vencidos
Como organizar maquiagem também é questão de saúde, comece descartando os produtos danificados (rímel ressecado, batom derretido, sombra quebrada etc.) e também os vencidos. A data da validade em produtos nacionais é determinada pelo fabricante e variam de meses até alguns anos, dependendo do cosmético. Já os importados contam a validade a partir da data da abertura do produto e vem com um desses símbolos:  6 meses, 12 meses etc. Para não se perder no controle, cole uma etiqueta no produto com a data em que foi aberto.

dicas de como organizar maquiagem6

Separe as suas maquiagens em categorias

3- Organização é a sua melhor amiga
Se for mesmo necessário guardar suas maquiagens no banheiro, opte por acomodar os cosméticos em gavetas ou compartimentos fechados, afastando-os da luz e umidade. Você pode separar seus produtos de outras maneiras também, como organizar maquiagem por categoria ou por frequência de uso;  diário e ocasional, por exemplo. Guarde cada categoria em seu próprio compartimento, de preferência em caixas transparentes, que facilitam a visualização. No caso de usar caixas de madeira ou outro material, utilize etiquetas para identificá-los.

dicas de como organizar maquiagem7

4- Pincéis limpos e separados
Quanto aos pincéis, separe os de olho e rosto e guarde-os em copos ou potes. Utilize seixos, bolinhas de vidro ou grãos de café para manter seus pincéis em pé, separando-os de forma que um não encoste no outro.

dicas de como organizar maquiagem4

dicas de como organizar maquiagem3

5 – Procure organizadores para sua necessidade 
O mercado oferece organizadores de modelos e materiais variados, específicos para maquiagem ou adaptados. Escolha com atenção o que é mais adequado ao seu espaço, não deixe de pensar também na decoração, use copinhos desenhados para guardar sua maquiagem toda de pé no quarto.

como organizar maquiagem

Guardando o perfume no lugar certo

6 – Não deixe seus perfumes no banheiro
Para que o perfume conserve suas propriedades originais, você sabe onde guardá-lo?  Revistas e sites nos apresentam variados modelos de bandejas acomodadas sobre a bancada do banheiro, repletas de perfumes em frascos maravilhosos, desta forma, eles ficam expostos e prontos para o uso, certo? Errado! A luz solar direta e a variação da temperatura contribuem para a degradação do perfume. que diminui a durabilidade, alterando a cor e o odor.

como organizar maquiagem

7- Ficar no quarto é a melhor opção
Assim, a melhor maneira de preservar suas propriedades é mantê-los em sua caixa original, caso queira tirar da embalagem, guarde-os em um armário fechado.

como organizar maquiagem

Texto por Marcia Mira, do Simples Assim

Veja mais: Penteadeiras modernas enchem o quarto de charme

Add subtitle txt (4)