Como usar fotos na decoração

Texto escrito  por Luciane Mota, designer de interiores.

Nos dias de hoje, revelar uma foto se tornou algo raro, digo raríssimo. Existem ‘milhares’ delas espalhadas por aí, em dispositivos móveis e redes sociais, pelo menos, não é? E olha que estamos falando de todo tipo de foto. Então porque não usá-las na decoração? Ao invés de deixa-las guardadas, você vai expor, de maneira significativa, os momentos inesquecíveis ao lado de amigos e familiares, ou mesmo, aqueles em que uma joaninha subiu no seu braço e com o celular na mão.

6216-home-office-projeto-residencial-giselle-medeiros-viva-decora

Imagem daqui.

Uma das principais formas é através de molduras, como um quadro. A dica é no passe-partout , aquilo que parece uma moldura interna onde se encaixa a fotografia ou gravura, que quanto maior, mais destaque terá a sua foto. Lembrando que as fotos escolhidas têm que ter a mesma linguagem do ambiente a fim de não ficar confuso, com muita informação. E como qualquer objeto de decoração, elas merecem atenção na hora da composição. Por isso, escolha exemplos que mais combinam com você.

5438-quarto-decorado-rego-de-freitas-sesso-dalanezi-arquitetura-design-viva-decora

Imagem daqui.

Apoiadas em prateleiras ou móveis, em potes de vidros, dispostas em uma espécie de varal com pregadores, ou ainda, aplicada direto na parede formando um desenho é um modo bem contemporâneo e divertido. Para quem é da linha DIY (Do it Yourself), poderá colocar uma moldura nos varais ou usar fitas penduradas com ganchinhos no teto. Fica lindo! As fotos antigas não são coisas do passado! Usadas em molduras de época, você transforma de maneira especial um cantinho da sua casa, dando um ‘ar’ todo vintage a ele. Enquanto, as fotos em preto e branco conferem suavidade e atemporalidade.

2915-sala-de-jantar-vila-leopoldina-eunice-fernandes-viva-decoraImagem daqui 

  Outra opção menos convencional, é usar as fotos estampadas em almofadas, principalmente em quarto de criança, pois personaliza o ambiente. Se tiver como investir, vale apostar em painéis fotográficos com uma ou mais imagens, conferindo um toque pessoal e de obra-de-arte ao ambiente. E claro, uma iluminação adequada trará sofisticação e destaque para os objetos expostos.

9337-home-office-residencia-mangabeiras-gislene-lopes-viva-decora

Imagem daqui.