1. Home
  2. Revista
  3. Ideias Criativas & DIY
  4. Flores para jardim: alguns cuidados essenciais

Flores para jardim: alguns cuidados essenciais

 

Para os amantes de jardins, nada mais belo que cultivar ou apreciar um espaço florido e radiante. Algumas pessoas podem pensar que as flores surgem apenas na primavera. Vivemos numa região tropical, onde não há a presença tão marcante das quatro estações, como em outras regiões do globo terrestre. Ainda assim a primavera é um marco para o florescimento, pois no inverno faz frio e o clima é seco.

A primavera é uma época de união da boa fase do solo e das condições climáticas que contribuem para que as flores brotem. Esse também é o período de preparação para o verão, quando os frutos amadurecem. Dessa forma, as plantas precisam ser fecundadas antes, e as cores das flores chamam a atenção dos agentes polinizadores.

Ainda assim, existem flores para jardim que florescem em todas as estações, e algumas em apenas uma delas, seja ela primavera, verão, outono ou até mesmo o inverno.

Vamos nos atentar para alguns aspectos gerais no cultivo de flores, e seus respectivos cuidados.

Confira algumas dicas de flores para jardim

SOLO

A terra deve ser adquirida de um local que a ofereça com boa qualidade e procedência, evitando assim a compra de terra que já vem com ervas daninhas. Se você já possui um canteiro preenchido, revolva a terra e faça uma limpeza previa e cuidadosa retirando pedaços de raízes, ervas e lixo. Incorpore um pouco de adubo. Existe a opção do adubo químico do tipo NPK 4-14-8 (4 partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo, e  partes de potássio). Perceba que a maior concentração é a de fósforo, pois esse elemento é o que deixa as flores mais bonitas, coloridas, maiores e em maior quantidade. Dê preferência para o adubo orgânico. Você pode obtê-lo a partir de uma composteira feita em sua própria casa. A frequência de adubação varia de acordo com a espécie escolhida.

Importante também verificar o pH do solo. No geral o solo brasileiro é levemente ácido (pH entre 6 e 7).

LOCALIZAÇÃO

Antes de escolher a espécie ou de plantá-la, sugere-se um estudo sobre a planta escolhida para que seja possível entender melhor se a planta precisa de muita, pouca ou nenhuma luminosidade. Feito isso, pode-se definir melhor onde colocar a planta na sua casa.

MANUTENÇÃO

Quando for montar seu jardim, considere critérios no seu mini-projeto (sim, isso é um projeto) tais como: orçamento disponível, quais as cores de preferência e se elas combinam com as cores já presentes no local, que estilo pretende ter, e se deseja dedicar muito ou pouco cuidado ao seu mais novo jardim.

Realizados os devidos cuidados em relação ao solo, a localização, e tempo e vontade disponíveis para manutenção, vamos relacionar algumas espécies e suas respectivas épocas de inflorescência.

  • Flores que florescem o ano todo:

Alamanda; heliconia; begônia; brinco-de-princesa.

  • Flores que florescem no outono:

Camélia; quaresmeira; anêmona; orquídea catléia.

  • Flores que florescem no inverno:

Prímula; cravina; cinerária; amor-perfeito.

  • Flores que florescem na primavera:

Alpinia; jasmim; agapanto; hortência.

  • Flores que florescem no verão:

Girassol; ixora; lírio-do-brejo; estrela-do-egito.

Henrique Vital Valentim, autor desse texto, é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de Paisagismo.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

decoração festa de casamento com tema de harry potter

Casamento temático: inspire-se e saiba como decorar o seu!

folhas em crochê  e flor cor de rosa

Folhas de Crochê: 36 Modelos para Inspirar Você

Como fazer uma sapateira

Como Fazer uma Sapateira: Faça Você Mesmo de Forma Prática e Barata

como fazer cortina para quarto com lençol

Como Fazer Cortina: Confira o Passo a Passo de Modelos Diferentes

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz