Luminária japonesa na decoração da sua casa

O estilo japonês de decoração é muito rico em elementos que o fazem único. A luminária japonesa é um dos mais versáteis e simples de usar, já que por sua delicadeza se adapta aos mais distintos estilos decorativos. Utilizar da iluminação para dar um clima mais aconchegante e intimista à decoração, já é um ótimo artifício. Ao fazer isso com as luminárias japonesas pode-se alcançar um resultado ainda mais delicado e harmonioso.

Luminária japonesa: um jeito simples e delicado de decorar

As luminárias japonesas são aquelas cúpulas de papel que historicamente eram utilizadas em templos budistas. Trazendo para a decoração da casa é muito fácil de colocá-la em qualquer cômodo, elas ficam ótimas desde a sala de jantar, ao ar livre, passando até pelos quartos infantis.

Por serem de papel translúcido, elas produzem uma iluminação suave e difusa. Outro ponto a favor é que é uma alternativa barata e muito fácil de encontrar em lojas de decoração ou de festas. Além disso engana-se quem pensa que só existem os modelos brancos, há também os coloridos e estampados. E também sempre há a possibilidade de se customizar a peça, podendo dar a cara que desejar às suas.

Na hora de pendurar as possibilidades também são inúmeras, prestando atenção sempre no objeto que se quer iluminar. Na sala de jantar, acima da mesa no centro é sempre um ótimo lugar para colocar a luminária na forma de pendente, uma forma já clássica de se iluminar usando as luminárias japonesas. Mas se o desejo é fugir um pouco do clássico ainda assim é possível fazer um arranjo com um conjunto de várias luminárias utilizadas ao mesmo tempo, uma forma não óbvia de se utilizar as luminárias japonesas e trazer um pouco de novidade ao espaço.

 

No quarto, as possibilidades também são muitas para o uso da luminária japonesa. Dá para utilizar como iluminação central do quarto, tornando a luz geral do cômodo um pouco mais suave, por conta de sua cúpula de papel. Ou então, também é possível utilizar como um ponto de luz ao lado da cama, no lugar de um abajur ou arandela. Podendo sempre fugir do óbvio ao se utilizar mais de um pendente num mesmo ponto, ou luminárias com cores ou texturas variadas.

 

Além disso quando são coloridas, as luminárias japonesas funcionam muito bem em quartos infantis, pois são alegres e lúdicas mas ainda assim deixam a intensidade da luz mais delicada, o que é ótimo para um quarto de bebê, por exemplo.

 

 

As luminárias japonesas, são sempre uma ótima alternativa quando se quer dar ao ambiente um toque a mais de personalidade. Sem restrições para o uso, além de serem baratas e fáceis de encontrar, não existem desculpas para não usá-las, e sim muitos motivos para usá-las.

 

clarissa_campos

 

Clarissa Campos, estudante de arquitetura e urbanismo, apaixonada por interiores e autora do blog Incentivo Criativo