Mezanino como parte da decoração criativa

Você sabe o que é um mezanino?

É um nível da construção, situado entre o piso térreo e o primeiro andar, como um andar intermediário.

Sendo assim, ele  também pode ser considerado uma plataforma, um ótimo recurso para ampliação de espaços. É uma opção de baixo custo para o aumento da área útil das construções.

Usos

Esse ambiente é usado, principalmente, em galpões industriais e espaços comerciais. Também é bastante comum em chalés. Nos edifícios, comumente é onde ficam o  salão de festas, de jogos e outros espaços de convivência, além de áreas de circulação.  O aceso ao mezanino, normalmente é feito por escada ou elevador.

 

Nos imóveis residenciais, esse espaço funciona como uma sacada construída na parte interna dos ambientes, geralmente na sala ou no quarto,  sem cobrir toda a área.  Esse espaço costuma ter finalidades específicas: se for no quarto, pode abrigar a cama, se for na sala, pode ser um cantinho de leitura ou funcionar como sala de TV. Ainda é possível criar um espaço de trabalho, com um lindo home office mais reservado.

A estrutura do mezanino pode ser de concreto, madeira ou ferro, dependo do estilo de decoração do imóvel.

Em ambientes comerciais (lojas, bares e restaurantes), que habitualmente têm  um pé direito alto, o ele é bastante usado no design de interiores para criar um ar de sofisticação.  Em locais projetados para receber grandes públicos (auditórios e teatros) o primeiro balcão, aquele que fica acima da plateia, também é chamado de mezanino.

 

 

Mezanino decorado

O mezanino pequeno pode ser decorado com quadros, com destaques para o revestimento de parede e detalhes na iluminação. Já, um mezanino grande pode ser mobiliado com poltronas e mesinhas de canto. Também podem ser coordenados tapete e cortina. A área de contenção do mezanino pode ser vazada, de metal, madeira ou ferro, ou até mesmo de vidro.