Organização de livros para enriquecer sua decoração

Ter um espaço em casa para guardar todos os seus livros pode parecer uma utopia, principalmente em tempos de imóveis tão pequenos e  de espaço reduzido, mas não é preciso ter uma biblioteca recheada, é possível focar na organização de livros em outros ambientes. Veja as dicas que a equipe do Viva Decora separou para que você use seus livros na decoração e tenha sempre à mão os seus exemplares favoritos.

A escolha mais simples é usar uma estante para abrigar o seus exemplares, de qualquer forma, os livros não precisam ser apenas colocados no móvel em uma ordem aleatória. Especialistas garantem que o ideal é separar seus livros de acordo com o assunto, dessa forma, será mais fácil encontrar com precisão o exemplar que você busca, essa é uma alternativa interessante para aqueles que possuem um número muito grande de volumes.

Na estante você pode dividir os livros técnicos usados no trabalho em uma prateleira, e os romances e literatura no geral em outra, nesse móvel você pode usar objetos de decoração como bibelôs e pequenos vasos. As coleções, que possuem volumes iguais devem ser acomodadas lado a lado, se possível em ordem de publicação. Essa é uma maneira de garantir que o exemplar buscado seja encontrado rapidamente

Veja algumas dicas de organização de livros

Você também pode manter a organização parecida com a encontrada em bibliotecas e livrarias, ou seja, deixar os livros separados por autor e obra. Não importa a forma que você escolher, a divisão deve levar em conta a maneira mais simples de você conseguir localizar o seu livro.

Considerando a decoração, livros grandes de imagens bonitas de referência, sejam de decoração, flores, moda ou qualquer outro assunto visualmente agradável, podem ficar expostos nas mesas de centro ou de apoio. Esses livros, geralmente de referência são tão bonitos que são alçados ao posto de objetos de decoração. Cuidado apenas com a incidência do sol, a luz solar pode desbotar seus exemplares favoritos, deixe os livros a mostra apenas em locais em que o sol não bata com frequência, do contrário, você pode estragar os seus volumes.

 

Para uma organização de livro visualmente mais agradável, deixe os exemplares de altura semelhante um perto do outro. Isso faz com que a composição fique mais harmoniosa e evita a quebra das linhas. Móveis claros ficam especialmente bonitos cheios de livros e objetos coloridos.

 

 

Ninguém discorda que a leitura deve ser estimulada desde muito cedo, se você tem crianças em casa, faça com que elas tenham e cuidem dos próprios volumes, uma maneira divertida e fácil de fazer com que os filhos leiam mais é deixar os livros sempre à mão deles. Invista em prateleiras baixinhas, ao alcance dos pequenos e organize um cantinho de leitira para eles.