Qual a Melhor Parafusadeira: Aprenda a Escolher

Você é daqueles que gosta de marcenaria? Ou você gosta de pendurar alguns objetos na sua casa ou mesmo é adepto do faça você mesmo? Pois então você precisa ter uma parafusadeira, mas a questão é: como escolher a melhor parafusadeira? Pois nesse post você vai aprender qual a melhor parafusadeira para você.

qual a melhor parafusadeira

1. Como escolher a melhor parafusadeira

O que é uma parafusadeira

Antes de aprender qual a melhor parafusadeira, é necessário entender o que é uma parafusadeira. A parafusadeira é muito similar a uma furadeira, a diferença é que enquanto a furadeira serve para furar uma superfície onde uma prateleira será pregada, por exemplo, a parafusadeira serve para parafusar e desparafusar, sendo muito utilizada para montar e desmontar móveis, por exemplo.

como escolher parafusadeira

2. É importante saber em qual tipo de trabalho será utilizada a parafusadeira

Como saber qual a melhor parafusadeira

Para saber qual a melhor parafusadeira é necessário observar algumas características que a ferramenta possui, como:

  • Voltagem. Para saber qual a potência da parafusadeira é necessário ver a voltagem da ferramenta, afinal, a potência da parafusadeira é medida conforme sua voltagem, portanto, quanto maior a voltagem, mais potente será sua ferramenta.
  • Iluminação. No mercado é possível encontrar parafusadeiras que veem com luz de LED em sua ponta, assim facilitando o encaixe no lugar correto mesmo que o local de trabalho não seja muito bem iluminado.
  • Torque. A rotação da parafusadeira também é conhecida como torque. É importante se atentar para qual tipo de trabalho a parafusadeira será utilizada, assim você consegue saber qual a necessidade que você possui, Por exemplo, uma parafusadeira com até 3Nm de torque é uma parafusadeira com baixos níveis de torque, muito indicada para trabalhos caseiros.
    Já uma parafusadeira de impacto vem com pelo menos 30Nm de torque podendo passar dos 50Nm de torque, nesse caso é muito importante ter um regulador de força, pois, dependendo do trabalho que ela via fazer, pode acontecer de espanar um parafuso.
  • Para ter mais exatidão no trabalho, é interessante que a parafusadeira tenha um mecanismo de trava para que você possa fazer o giro manualmente, caso seja necessário.
  • Uma das funções que a parafusadeira possui é o giro reverso, Essa função é muito importante, porque é assim que você vai desparafusar os objetos. É muito importante você observar bem essa função na hora da compra da sua parafusadeira.
  • Também é muito importante que você sinta conforto ao utilizar a parafusadeira e para isso existem diversos designs de parafusadeira, como: a parafusadeira com design de pistola, muito utilizada em parafusadeira de impacto, tem a parafusadeira em design reto e também a parafusadeira dobrável, muito indicada para trabalhos com ângulos mais difíceis. Inclusive outro aspecto da ferramenta que é interessante observar é o peso da parafusadeira, afinal, para quem vai usá-la com mais frequência seria legal ter uma parafusadeira mais leve para o trabalho não ficar tão cansativo.
qual a melhor parafusadeira e como escolher

3. Como saber qual a melhor parafusadeira.

O que é melhor: parafusadeira com bateria ou parafusadeira com fio?

Para saber se você compra uma parafusadeira com bateria ou uma parafusadeira com fio é preciso ver quais são as suas necessidades. A parafusadeira com bateria são mais caras, mas quem trabalha longe de tomadas, com certeza são as mais indicadas. Também é possível encontrar parafusadeiras que veem com uma bateria adicional, muito funcional, afinal, enquanto você está usando uma bateria a outra pode ficar carregando para ser usada no futuro.

Algumas das vantagens das parafusadeiras com fio é que elas são mais acessíveis e também podem ser usadas por horas sem se preocupar se vai ficar sem bateria. A desvantagem é que sempre precisa ter alguma tomada por perto para poder usá-la.

como escolher a melhor parafusadeira

4. Antes de comprar a parafusadeira, observe em qual tipo de trabalho será utilizada.

Como você leu acima, para saber qual a melhor parafusadeira é necessário saber exatamente onde e como ela será usada, mas existem algumas características que precisam ser observadas antes de escolher qual a melhor parafusadeira para você, como:

  • Definir se a parafusadeira será de uso doméstico ou uso profissional.
  • Escolher a voltagem da parafusadeira.
  • Ver qual será a sua necessidade de torque.
  • Observar se a ferramenta possui o mecanismo de trava.
  • Observar o giro reverso.
  • Escolher o design da parafusadeira.