Reciclagem e decoração podem andar juntos na sua casa

A preocupação com a separação e reutilização de resíduos vem ganhando cada dia mais espaço na rotina das pessoas, uma maneira divertida e econômica de por a mão na massa é juntar a reciclagem e decoração no mesmo barco e reaproveitar em casa, objetos que antes poderiam ir ara o lixo.

 

Dentro de casa o segredo é ter um olho bem treinado para conseguir enxergar novos usos para objetos do dia a dia. Um bom exemplo é o uso de móveis em outras funções, além de poupar algum dinheiro na hora de comprar um móvel novo, você também dá uso novo a um objeto que poderia ia pra o lixo. Uma cadeira que se transforma em criado mudo, além de ser um bom exemplo de reciclagem inteligente, também traz um pouco de charme vintage para a decoração do seu quarto.

Reutilizar móveis pode ser uma grande saída na hora de juntar a reciclagem e a decoração, uma boa lixada, e algumas camadas de tinta e verniz vão dar vida nova aos móveis antigos e de família que além de ter uma história pessoal também costuma ser de qualidade feitos para durar.

Use a reciclagem e decoração a seu favor

Na cozinha, área da casa onde são produzidas as maiores quantidades de resíduos, é possível encontrar muitos objetos interessantes para a sua decoração. Use as latas de condimentos como molhos e conservas, além de vidros como vasos, nesse caso, vale até mudar a embalagem imprimindo alguns rótulos antigos para garantir mais charme, caso não queria usar a embalagem original. Não se esqueça de fazer alguns furos na parte de baixo das latas para que a água escorra e não estrague suas plantas.

Outra maneira de fazer vasos a partir de objetos reciclados, é aproveitar garrafas pet de plástico para construir uma bela jardineira vertical na parede, assim, você consegue ter um jardim, ou até uma horta em pequenos espaços, utilizando as garrafas. O cuidado é o mesmo que você tem com as latas e potes de vidro, faça alguns furos na parte de baixo para escoar a água da rega.

Se você quiser ousar mesmo, vale usar as mesmas latas de rótulo vintage para fazer luminárias completamente personalizadas e únicas, além de poupar o meio ambiente de mais um resíduo, você vai ter na cozinha de casa peças exclusivas e com charme único.

Outra maneira de reaproveitar em casa alguns objetos é apostar nos caixotes de feira e nos pallets de madeira. Ambos têm a vantagem de serem muito funcionais e incrivelmente versáteis. Os caixotes de feira, sejam de madeira ou de plástico, podem servir com mesa de centro, estantes e prateleiras, enquanto os pallets podem se transformar em camas, sofás e até painéis de TV ou jardins verticais para varandas ou outras áreas pequenas.