1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Ideias de decoração com materiais reciclados

Ideias de decoração com materiais reciclados

 

Nós sabemos o quanto decorar uma casa pode sair caro. Felizmente, há muitas ideias de decoração acessíveis e você encontra por aí diversas inspirações e ideias para decorar um ambiente, uma parede ou um móvel velho gastando pouco. A verdade é que nem tudo precisa ser novo! Basta você olhar em volta e enxergar aquelas peças e materiais que, com um pouco de criatividade e amor envolvidos, podem se transformar em lindos móveis e objetos de decoração.

 Ideias de decoração baratas e sustentáveis

Uma das ideias de decoração que vamos apresentar, são caixotes de feira que você encontra em depósitos de supermercados e feiras. Você provavelmente já os viu por aí,  inseridos na decoração de algum ambiente. A versatilidade deles é o mais legal: você pode criar estantes, sapateiras, uma caminha para o seu animal de estimação, uma prateleira para o banheiro, um baú para guardar os brinquedos dos seus filhos e até mesmo uma fruteira. O melhor: você precisará apenas de caixotes, lixa e tinta!

Os pallets também podem ser usados para decorar. Eles são maiores e por isso podem ser usados para criar mesinhas de centro, bancos para jardins e áreas de lazer, cabeceiras e painéis para TV. Outra das ideias de decoração usando material reciclado é reaproveitar embalagens de alimentos, como garrafas de vinho, potes de vidro e latas. Você pode colocar dentro delas luzes pisca-pisca ou velas e usá-las para criar uma iluminação diferenciada para a sua casa.

 

 

Muitas vezes basta olhar ao redor da sua própria casa para descobrir peças que, com uma boa pintura ou conserto, podem continuar fazendo parte da sua casinha com charme renovado. Existem diversas técnicas, que você pode usar, para renovar a aparência daquela cômoda, mesa ou cadeira velha: pinturas, gravuras, papel contact, tecido e pátina, por exemplo.

 

Outra técnica que usa materiais reciclados para criar lindas peças de decoração é o Patchwork. Em tradução literal Patchwork quer dizer “trabalho com tecido” e é uma técnica muito antiga que une retalho com retalho até criar colchas, capas de almofadas, tapetes e cortinas. Hoje,  existem até mesmo móveis feitos com Patchwork. Para criar as peças basta reunir retalhos – eles podem ser provenientes de uma colcha velha, uma cortina, uma capa de almofada ou roupas que não são mais usadas!

Ao usar materiais reciclados na decoração, você cria espaços lindos e criativos em casa,  contribui com a conservação do meio ambiente, diminui os impactos causados pelo lançamento de resíduos na natureza.

 

 

Inara Souza é colaboradora do Viva Decora  e é recém-formada em Engenharia Civil e apaixonada pelas boas ideias. Criou o Casinha Arrumada para falar sobre decoração, construção e reforma e, aos poucos, vem tentando levar para o blog um pouquinho de tudo o que aprende e na profissão.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Artesanato em madeira

Artesanato em Madeira: +52 Modelos e Todo Charme do Material Natural

Latas decoradas com garfos

Latas Decoradas: Confira o Passo a Passo para Reciclar e Decorar

como fazer crochê passo a passo

Como Fazer Crochê: Confira Dicas Essenciais para Quem Está Aprendendo

Tapete de crochê oval com várias cores

Tapete de Crochê Oval: 34 Modelos para Inspirar e 5 Gráficos

Deixe um comentário

1 Comentário em "Ideias de decoração com materiais reciclados"

[…] 8. Ideias de decoração com materiais reciclados […]

wpDiscuz