Viva Decora Home Shop

Iluminação para área externa

Categorias: Iluminação

Ano novo, casa nova!

O post é sobre iluminação para jardim, áreas de lazer e fachada. Esses espaços muitas vezes ficam esquecidos quando o assunto é iluminação. Entretanto, trabalhando no ramo, temos notado uma crescente procura por projetos para fachadas comerciais e iluminação de áreas comuns de condomínios. Então, se você está construindo ou reformando, não se esqueça de planejar a iluminação da parte de fora da casa.

Nas áreas externas, a iluminação auxilia na segurança, traz destaque para o imóvel, harmoniza a decoração e o paisagismo, além de proporcionar conforto aos usuários. Antes de sair comprando as luminárias, porém, é preciso planejar. Para a iluminação dos jardins, pense nos pontos que você gostaria de destacar. Arbustos, árvores, esculturas, a textura do muro etc., tudo isso pode ser valorizado com uma boa iluminação. A iluminação das plantas deve ser feita com luminárias que mantenham o foco na folhagem.

Na fachada, a luz pode vir de arandelas com um facho estreito, criando um jogo entre a luz e a sombra. Note que se você iluminar tudo, o efeito se perde. É importante que a iluminação seja direcionada para a parede e não para quem passa na rua. Se a segurança for sua maior preocupação, ilumine a calçada, mas tome cuidado para não exagerar na potência e ofuscar os pedestres.

Já para as áreas de lazer (quintal, churrasqueira etc.), as possibilidades são muitas. Inspire-se nos projetos e valorize os pontos de destaque. Visite muitas lojas e busque informações antes de comprar as luminárias. Se ainda estiver com alguma dúvida, contrate um profissional especializado para te orientar e garantir que o projeto vai ficar do jeitinho que você sempre sonhou.

Tenha em mente que esses ambientes da casa precisam de um cuidado especial também na escolha dos produtos. É importante que todas as luminárias e lâmpadas utilizadas sejam adequadas para uso externo e tenham qualidade comprovada. Existe uma infinidade de luminárias no mercado, mas nem todas cumprem o que prometem. Em áreas externas, é muito comum ver luminárias com água dentro ou com lâmpadas queimadas. A opção por produtos de boa qualidade faz toda a diferença no resultado final. Se for usar LED em áreas externas, opte por luminárias com sistema LED integrado. Atenção: lâmpadas de LED não devem ser usadas em luminárias vedadas! Embora isso seja uma prática comum, dessa forma as lâmpadas terão sua vida útil reduzida.

Para finalizar, contrate uma equipe de instalação experiente e cuidadosa para executar o trabalho com segurança e durabilidade.

Texto escrito por  Camila Branco, Arquiteta da Mosaico Iluminação e Interiores

Voltar ao topo -.-