1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Saiba Verificar se um Imóvel está em Boas Condições de Uso

Saiba Verificar se um Imóvel está em Boas Condições de Uso

O seu guia para fazer valer o seu investimento em um imóvel

Um imóvel é o tipo de investimento que precisa ser feito com cuidado. Afinal, quem se apressa demais pode acabar tendo que lidar com muitos imprevistos complicados. Verificar todos os detalhes para ter uma boa ideia das condições do local que você está comprando ou alugando poupa futuras dores de cabeça.

 Fique atento e saiba verificar quando o imóvel está em boas condições de usos. Fonte: Pexels
1. Fique atento e saiba verificar quando o imóvel está em boas condições de usos. Fonte: Pexels

Se você estava navegando em um site de imóveis e encontrou o lugar perfeito para você, separamos uma lista de pontos a se verificar para fazer o melhor negócio possível. Confira com a gente tudo o que você precisa verificar para saber se um imóvel está em boas condições de uso:

1. Verifique a estrutura internamente

Talvez seja o ponto que mais nos lembramos na hora de verificar a condição de um imóvel. Até por isso, é o passo inicial da conferência. Procure por possíveis rachaduras, infiltrações e vazamentos em cada cômodo para ter uma ideia inicial do estado da unidade na qual você quer investir.

2. Analise a parte elétrica

Vá além dos fios soltos ou das lâmpadas que precisam ser trocadas. Verifique se manutenções preventivas foram feitas no imóvel ao longo dos últimos anos também. Assim, você não tem uma surpresa desagradável depois de fechar contrato.

3. Atenção à hidráulica também

Na hidráulica, a prevenção também é o melhor remédio. Ou seja, canos precisam ser reparados de tempos em tempos, assim como vazamentos impedidos. Inclusive, ter o auxílio de profissionais de confiança para verificar tudo isso facilita bastante.

4. Apure os materiais dos acabamentos

Existem diversos problemas estruturais que tem a ver diretamente com o acabamento dado ao imóvel. Vários defeitos desse tipo podem ser maquiados com pintura ou com outras intervenções, mas acabam sendo fáceis de achar para quem tem um pouco mais de experiência. Bons exemplos são pisos ou azulejos ocos ou revestimentos em madeira invadidos por cupins.

5. Examine mofo e ácaros

O excesso de mofos e ácaros tem muito a ver tanto com a estrutura quanto com a posição solar. Esses organismos que invadem a casa podem causar um problemão e se informar sobre eles faz parte da verificação das condições do imóvel.

6. Veja a posição de portas e janelas

A localização das portas e janelas também é importante por diversos motivos. Principalmente em relação à entrada de luz natural e ventilação, o que ajuda a manter o imóvel muito mais conservado.

7. Avalie a planta

Se você já visitou o imóvel, mas quer ter certeza absoluta do seu investimento, é possível solicitar na prefeitura todas as plantas do imóvel (hidráulica, civil e elétrica). A partir dessa documentação, você pode ver quem assinou o projeto, quais alterações foram feitas e planejar novas intervenções, se necessário.

8. A parte externa também deve ser verificada

Aqui temos mais um lembrete do que uma verificação por si só, mas quando estamos falando de casas é essencial fazer a análise com o mesmo cuidado nas áreas externas. Além disso, jardins e afins requerem averiguações diferentes, como o gramado, por exemplo.

9. Não se esqueça da localização

A condição de um imóvel é diretamente afetada por sua localização. Digamos que você está vendo um apartamento na beira da praia. Então um ponto de atenção, com certeza, é a maresia. Mas não só isso, entender a movimentação local nos arredores (como bares ou escolas) é essencial para saber o que você precisa para manter o seu investimento bem conservado.

Checklist de verificação

Para facilitar a sua vida na hora de analisar as condições de uso de um imóvel, montamos uma checklist com cada ponto que você viu aqui para conferir quando precisar:

  • Estrutura
  • Elétrica
  • Hidráulica
  • Acabamentos
  • Mofo e ácaros
  • Planta
  • Portas e janelas
  • Parte externa
  • Localização geográfica

Descobriu conosco como você pode fazer uma boa verificação das condições de uso de um imóvel? Conhece pessoas que também podem aproveitar a lista de pontos que você viu aqui? Então não deixe de compartilhar o texto nos seus grupos de WhatsApp e nas suas redes sociais.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Marcação de frágil para caixa de mudanca Foto Pexels

6 Dicas de Como Organizar uma Mudança Sem Dor de Cabeça

Como Organizar Geladeira: Dicas Infalíveis para Evitar Desperdícios

Feng Shui aplicado na sala de estar. Projeto de A.M Studio Arquitetura

18 Princípios do Feng Shui Fáceis de Aplicar em Casa

Organizando as finanças para decoração da casa Foto Unsplash

Melhores Meios de Pagamento para Decorar sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz