1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Lâmpadas econômicas para a sua decoração

Lâmpadas econômicas para a sua decoração

A simples escolha de qual lâmpada utilizar pode resultar em uma economia significativa na conta de luz no fim do mês. Lâmpadas fluorescentes, também conhecidas como lâmpadas eletrônicas, são 80% mais econômicas e duram quase 10 vezes mais do que as incandescentes, que devem ser retiradas gradativamente do mercado até 2016. Uma lâmpada fluorescente compacta de 15 Watts ilumina igual a uma incandescente de 60 Watts.

Lâmpadas econômicas para a sua decoração

As lâmpada econômicas fluorescente são dimensionadas para oito acendimentos diários e, a cada acendimento adicional, sofrerá uma diminuição de sua vida útil. Por esse motivo não deve ser utilizada como sensor de presença.

Sejam tubulares ou compactas, as lâmpadas fluorescentes ou eletrônicas são ideais para iluminação geral, em que existe a necessidade de qualidade de luz aliada à economia de energia. São utilizadas em áreas de trabalho, como cozinhas, lavanderias, escritórios, hospitais, indústrias e escolas, além de vitrines, shoppings e hotéis. Também são indicadas para iluminação indireta feita através de sancas ou rasgos de luz no forro.

 

A opção de luz clara (branca) é indicada para iluminação de áreas de trabalho com desenvolvimento frequente de atividades, como cozinhas e áreas de serviço. Já a opção de luz suave (amarela) é indicada para a iluminação de ambientes mais aconchegantes e áreas de descanso, como salas e quartos. Na hora da compra, basta prestar atenção a unidade de medida Kelvin (K) que consta na embalagem. Quanto mais alta a temperatura, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Uma lâmpada de temperatura 2700K tem tonalidade suave (amarelada), enquanto uma de 5000K tem tonalidade clara (branca).

 

Existem também os LEDs, que não nasceram com o objetivo de iluminar ambientes, mas, atualmente, estão ganhando espaço por toda parte. Eles apresentam o menor consumo entre todos os tipos de lâmpadas econômicas e, apesar de custos mais elevados, se pagam ao longo da vida útil, já que, provavelmente, não existirão gastos frequentes com trocas de lâmpadas ou de reatores.

Outra vantagem é a vida útil, que varia de 25 a 50 mil horas, consideravelmente maior do que a de uma lâmpada fluorescente, que varia entre 8 a 15 mil horas. Com a utilização adequada dos LEDs, pode-se obter um espectro variado de cores.

Dentro dos projetos de interiores, a criatividade na hora de trabalhar com a iluminação é um diferencial. Além de destacar objetos e revestimentos, ela é capaz de criar cenários, orientar fluxos de circulação e transformar um ambiente, deixando-o mais acolhedor e confortável. Escolhas certas proporcionam bem estar aos clientes e vantagens econômicas.

Ricardo Lopez é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de design de inteiores

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

casa de vidro com fachada moderna

Fachada de Casa de Vidro: Saiba Suas Vantagens

como construir uma piscina2

Como Construir uma Piscina: Alvenaria, Fibra de Vidro e Vinil

Impermeabiliza para laje de residencia

Impermeabilizante para Laje: Veja as Vantagens e os Tipos de Aplicação

revestimento2

Revestimento para Cozinha: +80 Modelos de Decoração

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz