Viva Decora Home Shop

Lareira para apartamento, opções seguras para sua casa

Categorias: Sala de Estar

Lareira para apartamento

Com a aproximação do tempo frio, muitas pessoas procuram maneiras para manter a casa aquecida e aconchegante, seja para ocasiões especiais, pequenas reuniões ou apenas para tornar o dia a dia mais gostoso. Uma ótima opção para que os ambientes fiquem mais quentinhos e confortáveis é a instalação de uma lareira.

Foi-se o tempo em que ter uma lareira significava morar em uma casa com chaminé, ter um espaço reservado para guardar lenhas e um longo trabalho de acendimento manual. Agora, quem mora em apartamento também tem esse direito, graças à evolução nos modelos que utilizam gás, álcool e até energia elétrica como principal combustível, não fazem fumaça e combinam com vários tipos de imóveis.

Espaço para lareira em apartamento

 

Lareiras a gás

Umas das melhores opções, é o modelo a gás. Sua chama pode ser feita a partir do gás de cozinha. Se você usa gás encanado em casa, basta fazer uma ligação que leve o fluído até o acessório.

Os pontos positivos desse modelo são o fato que elas não fazem fumaça e não espalham sujeira pelos cômodos, uma vez que na sua base podem ser utilizadas lenhas artificiais ou pedras vulcânicas, que suportam temperaturas elevadas e distribuem a caloria para o apartamento. Além disso, esta é uma opção segura e eficiente.

Antes de comprar um modelo a gás é importante ressaltar alguns cuidados: verifique se o modelo adquirido possui sensor que corta a ligação do gás quando a chama se apaga e veja qual tipo de gás deve ser utilizado (existem lareiras que só funcionam com gás natural). Vale ressaltar a importância das pedras vulcânicas, já que elas não possuem enxofre.

Espaço para instalação de lareira na sala de estar

Lareira para apartamento, modelos para todos os ambientes

Lareiras a álcool

Esse tipo é conhecido como ecológicas. A emissão de poluentes é extremamente baixa e um litro de etanol pode durar até 3 horas de funcionamento. Assim como as lareiras a gás, estes modelos são fáceis de instalar, dispensam a necessidade de um tubo exaustor e são boas opções para apartamento.

No quesito combustível, são as mais econômicas, pois é possível abastecê-las com álcool encontrado em supermercados, farmácias e lojas de produtos de limpeza. Em casa, nunca utilize etanol vendido em postos de gasolina, pois os resíduos de petróleo emitem poluentes prejudiciais à saúde.

Espaço para instalação de lareira na sala de apartamento

Lareiras elétricas

Modelos elétricos funcionam como um aquecedor: o calor é formado por meio de energia, utilizam acessórios altamente seguros como opção para apartamentos já que não há o uso de fogo, a instalação é simples e muitos modelos possuem controles remotos, o que torna a opção ainda mais prática.

Esse modelo elétrico, assim como os aquecedores comuns, retiram a umidade do ar. Portanto, ao utilizá-los é necessário deixar um recipiente com água nas proximidades. Outro fator negativo é que esse modelo consome muita energia, então, no fim do mês, a conta de luz poderá te surpreender.

Lareira para apartamento

Ter uma lareira em sua sala decorada, quarto ou qualquer outro ambiente não é mais um privilégio de quem vive em casas. Se você mora em apartamento e sempre sonhou com este acessório, aproveite e renove seus ambientes!

 

Texto escrito pela equipe da Lopes imóveis.

Voltar ao topo -.-