Viva Decora Home Shop

Loft Assinado pelo Escritório SP ESTÚDIO se Destaca por Decoração Industrial

Categorias: Relato de Projeto

Imagine um loft todo industrial. Assim é essa morada decorada pelo escritório escritório paulistano SP ESTÚDIO. Quando um casal de jovens recém-casado pegou a chave do apartamento de 44m² no Brooklin, em São Paulo, recebeu uma planta bem diferente da atual, que tinha um quarto fechado, sala, varanda, cozinha e área de serviço. Os acabamentos eram todos neutros e faltava uma identidade mais vibrante. Para contornar esse desafio e imprimir o seu estilo na morada, a dupla contratou as profissionais do SP ESTÚDIO.

Loft localizado no Brooklin, em São Paulo, e decorado pelas arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do SP ESTÚDIO.

Às profissionais, os jovens pediram uma decoração jovem e na qual a integração entre os ambientes se destacasse. Como recebem muito amigos, também pediram que cada m² do apê fosse aproveitado ao máximo e que fossem usados móveis que assumissem diferentes funções.

Detalhes da decoração do loft.

Com o pedido em mãos, Fabiana Silveira e Patricia de Palma quebraram paredes, mudaram as cores e valorizaram o multifuncional. Na parede que separava o quarto da sala, instalaram uma porta pantográfica de ferro, que tanto pode permanecer aberta – integrando os espaços – quanto ficar fechada e demarcar cada ambiente.

Uma porta pantográfica de ferro separa a sala do quarto. Pode permanecer aberta ou fechada, conforme a necessidade.

A porta, assim como a iluminação, as cores e os revestimentos, acentua o caráter industrial do décor da residência. “Por terem as estruturas de ferro aparentes, como as características de antigas fábricas, tanto a porta quanto os suportes das luzes imprimiram um caráter industrial ao espaço, o que estava de acordo com o pedido inicial dos moradores de criar um apê mais jovem e descolado”, conta a arquiteta Fabiana Silveira. Na parede da sala, canos aparentes que escondem os fios também contribuem para tornar esse pedido realidade.

Os suportes aparentes da iluminação e os canos da TV coloboram com o estilo industrial.

As cores e revestimentos também foram outros pontos fundamentais para tornar o loft jovial. “Optamos por uma paleta neutra, aqui possível graças ao cimento queimado, revestimento que acinzentou toda a casa. Pontualmente, cores quebram a neutralidade do cinza, em elementos como os móveis da cozinha que vibra cores”, revela Silveira. O revestimento que imita tijolinhos aparentes, presente na sala, também colabora com decór menos pretencioso do loft.

O cimento queimado criou uma decoração neutra e imprimiu um estilo descolado ao loft.
No banheiro, o décor é bem clean e neutro, marcado por cimento queimado e cores brancas
Para não criar um décor estravagante, as profissionais investiram em pontos de cores na cozinha, como nos móveis.
As cores do mobiliário quebram a neutralidade do cimento queimado.
A marcenaria foi usada para disfarçar os utensíos domésticos e esconder o que o casal não quer deixar aparente para as visitas.
Cada item foi pensado com cuidado. Outro item que acentua o caráter industrial da morada é o revestimento que imita tijolinho e que se destaca na sala.
Uma parede lousa serve para os moradores anotarem lembretes.

Ao integrarem a sala e o terraço, mais espaço de circulação foi agregado. “Um pedido do casal foi ter uma área ampla para receber os muitos amigos. Além da integração, o que tornou isso mais possível foram móveis multifuncionais, como um baú que fica no terraço e, por ser baixo, pode ser fechado e se transformar em um acento para os visitantes. Na sala, o guarda-roupa que não cabia no quarto foi camuflado com um espelho de bronze”, conta.

Para ganhar mais espaço, a cozinha também foi integrada com a sala.
Este móvel é ideal para o moradores guardarem objetos.
E o mesmo móvel pode ser fechado e se transformar em um acento para quando a casa está repleta de amigos.

Desafio de decorar um loft.

Sobre o desafio de projetar este loft, Fabiana Silveira acredita que tenha sido incluir todos os pedidos dos moradores em tão pouco espaço. “Quando se decora um loft, também é preciso harmonizar todos os ambientes que foram integrados. Não dá para pensar o quarto separado do resto, é preciso que tudo dialogue e tanto o todo quanto o ambiente em particular sejam aconchegantes e façam brilhar os olhos dos moradores e dos visitantes”, finaliza a profissional.

Voltar ao topo -.-