1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Mata formiga: Faça um Pesticida Natural e Ecologicamente Correto

Mata formiga: Faça um Pesticida Natural e Ecologicamente Correto

É cada vez mais comum encontrar uma invasão de formigas nos potinhos açucarados na despensa de casa, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas para você  aprender a fazer um mata formiga eficiente e natural.

O mata formiga natural é uma das formas mais fáceis para combater esses insetos, além disso, não prejudica a sua saúde e o meio ambiente. Como há vários pesticidas no mercado é importante saber que existem outras maneiras eficientes de acabar com as formigas sem o uso de soluções químicas  para colocar nos armários multiuso.

Faça você mesmo o seu próprio mata formiga para impedir que as formigas tomem conta da sua casa!

 

Mata formiga como combater
1-Infestação de formigas pode prejudicar a sua saúde.

Como matar formigas sem o uso de pesticidas químicos

Para fazer o seu próprio mata formiga é preciso separar alguns materiais simples como sal, limão, vinagre, detergente e água. Aplique os produtos de limpeza básicos na área de passagem das formigas como buracos ou rachaduras.

Conheça diferentes tipos de aplicação de mata formiga e outros produtos:

  • Coloque pratos fundos de água ou detergente para matar grupos de formigas, pois a água com detergente é um inseticida natural que elimina vários insetos;
  • Você também pode borrifar vinagre branco e água ao redor de janela de madeira, portas ou outros locais de entrada para espantar formigas;
  • Caso você não goste do cheiro do vinagre, faça uma solução com suco de limão e aplique em todo o perímetro da sua casa, principalmente na cozinha;
  • Você pode aplicar terra diatomácea (Inseticida composto por diátomos fossilizados moídos) e espalhar o pó ao redor das janelas, rodapés e em torno da sua casa.
  • O ácido bórico é um excelente produto de mata formiga e pode ser encontrado no mercado na forma de pó branco ou azul. Espalhe nos rodapés ou janelas.

Confira o passo a passo de como matar formigas domésticas

O que é bom para matar formiga?

Há uma variedade de repelentes naturais para você utilizar na sua casa como mata formiga, entre eles: A canela, o pó de café, pimenta, laranja moída e cascas de limão. Vale até aplicar nos armários de banheiro e por toda a cozinha modulada.

Como matar formigas com cravo e canela

Você pode utilizar o cravo e a canela como mata formiga, basta encher um pote com cravos e colocar no cantinho do ambiente. Obs: Deixe o potinho destampado.

Os óleos encontrados no cravo-da-índia são capazes de espantar as formigas sem matá-las. Com a canela o procedimento é o mesmo, mas é preciso trocar o conteúdo depois de duas semanas para que o cheiro e a eficiência permaneçam.

Mata formiga com cravo e canela
2- O cravo e A canela são inseticidas naturais e um poderoso mata formiga.

Saiba como manter as formigas longe do seu açucareiro

A dica é bem simples! Para manter as formigas longe do seu açucareiro você deve colocar apenas um pedacinho de casca de laranja ou limão dentro do recipiente no armário de cozinha. As formigas detestam o forte cheiro cítrico.

Mata formiga com casca de laranja
3- Casca de laranja é um repelente para formigas.

Detergente pode ser utilizado como mata formiga

Uma das formas mais fáceis e baratas para matar formigas é a mistura de água com detergente. Você pode colocar o conteúdo do produto em um pulverizador para aplicar nos cantos ou frestas onde possa haver ninhos de formiga.

Confira também: Como fazer sabonete líquido

Mata formiga com detergente
4– O detergente é um mata formiga de baixo custo.

Remédio para matar formiga

O vinagre branco é um ótimo remédio de mata formiga, por isso você mesmo pode criar um pesticida natural para aplicar em todos os ambientes da sua casa.

É preciso fazer uma mistura em um pulverizador adicionando a mesma quantidade de água e vinagre branco. Depois disso, é só borrifar diretamente o conteúdo sobre os insetos para matá-los.

Dica: Recolha todas as formigas mortas com uma toalha úmida porque se você deixar por muito tempo à mostra, o cheiro poderá atrair outros insetos. O vinagre branco além de ajudar a desinfetar também pode ser usado para limpar janela, balcão e piso laminado.

 

Mata formiga com vinagre branco
5– Vinagre branco mata formiga.

 

Mata formiga com pimenta e borra de café

Após aplicar a mistura de água com detergente nas frestas, cantos e rachaduras, o ideal é cobrir todos os buracos com pimenta. Caso você possua crianças e animais de estimação em casa, a borra de café é uma ótima opção e funciona perfeitamente como mata formiga.

Mata formiga com pimenta caiena
6 – A pimenta caiena é utilizada como mata formiga.

 

Mata formiga com borra de café
7 – A borra de café ajuda a eliminar as formigas.

Mata formiga com óleo de hortelã

É comum encontrar caminhos de formigas em torno da pia e cubas, mas é muito fácil acabar com esse tipo de problema. Você deve apenas borrifar o óleo de hortelã em cima da pia.

Dica: Aplique o óleo de hortelã nos contornos internos das janelas e portas. Você vai adorar! Além de proteger contra as formigas o cheirinho da sua casa ficará incrível! É importante ressaltar que você deve deixar a sua casa sempre limpinha, portanto nunca deixe restos de comida, aparelho de jantar  e outras louças sujas na pia.

Mata formiga com óleo de hortelã
8 – O óleo de hortelã mata formiga e perfuma a sua casa.

 

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Como fazer vaso de cimento colorido

Como Fazer Vaso de Cimento: +77 Modelos e Passo a Passo Fácil

Elementos artesanais para incluir na sua decoração

Como Incluir Elementos Artesanais em sua Decoração?

Poltrona de Pallet: Como Fazer, +60 Ideias Incríveis para sua Decoração

Ideias de Decoração com Caixotes de Feira

Deixe um comentário

3 Comentários em "Mata formiga: Faça um Pesticida Natural e Ecologicamente Correto"

Edenilde A Ramalhaes

Parabéns, utilíssimo saber q podemos combater esses bichinhos indesejáveis sem agredir o nosso meio ambiente, tão carente de cuidados.

Eleonora Queiroz

Obrigada pela dicas naturais e maravilhosa , eu e o planeta terra agradecemos.

Eleonora Queiroz

Gratidão,pela dicas naturais úteis e maravilhosa , eu e o planeta agradecemos,

wpDiscuz