1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Mau Cheiro na Geladeira? 3 Formas Infalíveis de Combatê-lo

Mau Cheiro na Geladeira? 3 Formas Infalíveis de Combatê-lo

Pode não parecer bem complicado, mas existem algumas formas simples de acabar o mau cheiro na geladeira. Mas, antes de tudo, é preciso levar alguns pontos em consideração.

Primeiramente, é completamente normal que, depois de algum tempo, o cheiro no interior do eletrodoméstico não fique dos melhores. Isso ocorre porque a geladeira é usada para guardar alimentos dos mais diversos tipos, especialmente, os mais úmidos.

Além disso, apesar de desagradável, o odor não contamina diretamente os alimentos. Ou seja, não precisa se preocupar que sua comida não vai estragar devido ao cheiro ruim, caso ele exista. 

Acima de tudo, o mau cheiro na geladeira pode variar das mais variadas formas. Certamente, pode ser aquele cheiro desagradável de cebola que está quase sendo sentindo de outro cômodo da casa. Pior ainda é quando o mau cheiro vem de algum alimento que venceu há dias. 

De qualquer forma, o inconveniente irá te incomodar profundamente. Portanto, vale a pena saber identificar sua origem e saber como lidar com o problema, para fazer o odor desaparecer com os produtos de limpeza certos.

Por causa disso, o Viva Decora e o Área de Mulher se uniram novamente só para te ajudar. E, juntos, listamos  algumas formas de tirar o mau cheiro na geladeira sem sofrimentos.

Como evitar o mau cheiro da geladeira?

Certamente, ao invés de tentar solucionar um problema, é melhor tentar evitá-lo. Ou seja, é possível seguir alguns passos para evitar que o mau cheiro na geladeira aconteça. 

1. Inspecione a geladeira

Inspecione e verifique se existem produtos vencidos na sua geladeira
1. Inspecione e verifique se existem produtos vencidos na sua geladeira. Fonte: Diário de Biologia

O primeiro passo, basicamente, é examinar, ao menos uma vez por semana;  se existem produtos vencidos na sua geladeira. Crie o hábito de dar uma olhadinha sempre antes de tirar o lixo para fora de casa, por exemplo. 

2. Reorganize os alimentos

Procure manter frutas e verduras mais visíveis na geladeira
2. Procure manter frutas e verduras mais visíveis na geladeira. Fonte: Fatos Desconhecidos

Você também pode sempre deixar alimentos mais frescos, como frutas e legumes, mais visíveis na geladeira. Dessa forma, vai ser bem mais difícil que as pessoas se esqueçam de consumi-los.

3. Ajuste a temperatura

Procure manter a temperatura da geladeira entre 1,5 ºC e 3,5 ºC
3. Procure manter a temperatura da geladeira entre 1,5 ºC e 3,5 ºC. Fonte: Ambiente e Energia

O terceiro passo é manter a temperatura da geladeira entre 1,5 ºC e 3,5 ºC. Quando os alimentos ficam dentro dessa variação, eles duram mais e não estragam tão rápido. 

Contudo, quando a temperatura está acima de 4,5 ºC, as bactérias começam a se proliferar e os alimentos soltam um odor desagradável.

4. Use potes herméticos

Armazene os restos de comida em recipientes herméticos para evitar que exalem cheiro na geladeira
4. Armazene os restos de comida em recipientes herméticos para evitar que exalem cheiro na geladeira. Fonte: Homepedia

Por fim, coloque os restos de comida em recipientes herméticos para evitar que exalem cheiro na geladeira. Porque, quando a comida fica exposta, além de perder mais rápido, impregnar seu odor na geladeira. Especialmente as com temperos mais fortes, como alho, cebola, e assim por diante.

A magia dos removedor de odores caseiros

Utilize removedor de odor caso o mau cheiro da geladeira já tenha se espalhado
5. Utilize removedor de odor caso o mau cheiro da geladeira já tenha se espalhado. Fonte: Budgetpals

Caso o mau cheiro da geladeira já tenha se espalhado, uma das melhores formas de reverter a situação é usando removedores de odor.

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio apesar de não ter cheiro, ele absorve e neutraliza odores
6. O bicarbonato de sódio apesar de não ter cheiro, ele absorve e neutraliza odores. Fonte: ECycle

A primeira dica, portanto, é colocar uma vasilha aberta com bicarbonato de sódio no fundo de uma das prateleiras. Apesar do bicarbonato não ter cheiro, ele absorve e neutraliza outros aromas. 

Portanto, para conseguir o “milagre”, basta encher uma vasilha com o pó e colocá-la no fundo da prateleira superior. Depois que o odor desaparecer, é só fazer a troca do bicarbonato periodicamente.

2. Vinagre de maçã

O vinagre de maça também neutraliza odores da geladeira
7. O vinagre de maça também neutraliza odores da geladeira. Fonte: Greenme

Você também pode usar vinagre de maçã fervido. Para isso, basta misture vinagre de maçã e água na proporção de 1:3 em uma panela, e levá-la ao fogo para ferver. Assim que a solução começar a borbulhar, é só desligar o fogo e colocar o líquido ainda quente em uma tigela resistente ao calor. Então, é só colocá-la na geladeira e o odor deve desaparecer entre quatro e seis horas.

3. Borra de café

A borra de café também é muito utilizada para neutralizar odores da geladeira
8. A borra de café também é muito utilizada para neutralizar odores da geladeira. Fonte: Catraca Livre

Por fim, uma das formas mais difíceis, mas, uma das mais eficazes: cobrir duas ou três prateleiras com pó de café. Em suma, você precisa espalhar o pó de café seco e fresco em duas ou três assadeiras, e colocar cada uma delas em uma prateleira. Provavelmente, o mau cheiro deve sumir em três ou quatro dias.

De olho nos alimentos estragados!

Mantenha a limpeza da geladeira sempre em dia
9. Mantenha a limpeza da geladeira sempre em dia. Fonte: Tua Casa

Por último, para acabar com o mau cheiro na geladeira é preciso manter a limpeza interna sempre em dia. Para isso, ensinamos o passo a passo:

  • Primeiramente, tira a geladeira da tomada. 
  • Em seguida, tire tudo que há dentro dela e veja se existem alimentos estragados. Se tiver, infelizmente, você vai precisar descartá-los. 
  • A limpeza da geladeira, aliás, deve ser feita, no máximo, em quatro horas para que os bons alimentos perecíveis não estraguem fora da refrigeração. 
  • Caso não consiga seguir a média de tempo indicada, preserve a comida em uma caixa térmica. Para ajudar na conservação dos alimentos, coloque gelo no isopor ou na caixa térmica e mantenha a tampa fechada. Isso vai dar mais tempo a você, sem prejuízos.

Na hora da limpeza

Como limpar a geladeira sem danificar sua estrutura
10. Como limpar a geladeira sem danificar sua estrutura. Fonte: Decor Fácil
  • Esfregue as paredes e o fundo da geladeira com uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Para preparar a mistura, dissolva 1 xícara (130 g) de bicarbonato de sódio em 4 litros de água morna. Use uma esponja nova para a tarefa. 
  • Tire e lave todas as prateleiras, compartimentos e peças removíveis. 
  • Remova todos os componentes da geladeira que não forem fixos, incluindo o gavetão de legumes e as prateleiras. 

Pronto, agora você tem uma geladeira limpa e livre de qualquer mau cheiro!

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Feng Shui para sala de estar com sofá em L Projeto de Oliveira Arquitetura

Feng Shui: Dicas Para Usar na Sua Decoração +18 Inspirações

como-afiar-faca-foto-cutevelox

Como Afiar Faca: Aprenda 6 Técnicas Práticas e Seguras 

enfeite-de-mesa-com-plantas-foto-pinterest

Enfeites de Mesa: +84 Fotos Criativas para Fazer Decorações Incríveis

modelo e robô aspirador

Robôs Aspiradores: Eles Valem a Pena?

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz