1. Home
  2. Revista
  3. Sala de Estar
  4. Modelos de salas: decoração com seu estilo

Modelos de salas: decoração com seu estilo

Numa casa, a sala representa o ambiente principal, pois além de recebermos as pessoas, é o lugar de maior convívio entre os moradores. Para uma boa decoração, comece identificando a sua função – ou as suas funções. Tem que ter uma televisão? Um espaço para leitura ou uma boa conversa? Vou querer um escritório? Repare que a sala pode ser decorada de várias maneiras e, por isso, definir um estilo é fundamental, pois há vários modelos de salas.

Além da função, para que você acerte na escolha do estilo, é preciso que você avalie, principalmente, a estética se vai estar coerente àquela composição, se o que foi escolhido representa, de fato, a sua casa, o custo-benefício e, ainda, se atentar aos objetos de decoração existentes, pois eles vão ‘dar vida’ ao ambiente.

Lembrando que optar por peças versáteis e atemporais é uma dica bacana para que você não se canse da decoração e, ainda, não corra o risco de ficar ultrapassado, ‘fora de moda’.

Existem diversos modelos de salas e estilos de decoração e cada um traz, pelo menos, um traço que melhor te represente. E então, qual é o seu?

Confira alguns modelos de salas

Clássico – uma palavra o define: sofisticação. Materiais mais finos, como o mármore e a porcelana, móveis ornamentados. Uso de cores acentuada, ora mais escuro, ora mais claro. O papel de parede é elemento básico neste estilo.

modelos de salas

Rústico – mais informal, permite mesclar o simples e o sofisticado. Sinônimo de conforto e tranquilidade. Materiais e objetos que remetem à natureza como o ferro, o couro e a madeira. Paredes mais naturais com apelo à pedra, tinta descascada, tijolos. Tonalidades pastel, terra e verde compõem a paleta de cores.

modelos de salas rustico

Provençal – ambiente acolhedor, de visual romântico. Assemelha-se ao rústico em razão do uso de madeira e dos elementos campestres. As cores são mais suaves, destacando o azul, o rosa e o verde. Acessórios como cestas em vime e folhagens em arranjos são bem comuns.

modelos de salas provençal

Contemporâneo – livre e criativo esse estilo consegue expressar cor, diversidade na decoração e sem se esquecer do conforto. Trabalha com poucos objetos, mas tudo de muito bom gosto. Permite o mix de materiais e dos estilos. Uma cadeira vintage se compõe com uma mesa lateral em aço normalmente. Bem trabalhadas, as cores são bem-vindas e a geometria é seu ponto forte.

modelos de salas contemporâneo

Retrô – divertido e ousado, é uma releitura do antigo, diferente do vintage que é, oficialmente, antigo. Presença forte no mobiliário, eletrodomésticos e nos objetos de decoração. A exuberância aparece nas cores, assim como nos tecidos florais, xadrezes e abstratos que podem ser combinados com demais elementos.

modelos de sala retrô

 

Luciane Mota é colaborada da revista Viva Decora e designer de interiores, prima por projetos que destaquem as particularidades de cada cliente.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

aparador de sofá - aparador com área para corpos - Total Construção

Aparador de Sofá: +45 Modelos e Ideias de Como Inseri-los na Decoração

Sala de estar com pendente metálico e sofá rosa

Sofá Rosa: Saiba Como Usar +50 Modelos Para Decorar a Sala

sala ampla decorada com tapete listrado e rack de madeira  Foto Pinosy

Rack de Madeira: +65 Modelos para Inspirar a sua Decoração

sofa-colorido-dresslerimoveis

Sofá Colorido: Como Combinar Cores, +57 Salas Coloridas e Inspiradoras

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz