Viva Decora Home Shop

Móveis usados e reformados na decoração da casa

Categorias: Artesanato e DIY

Uma ótima opção para economizar na decoração e ainda deixar o visual com inspirações vintage é aproveitar móveis usados, adquiridos em heranças de família ou num antiquário por exemplo. Esse tipo de mobiliário é capaz de deixar sua casa mais romântica, rústica, retrô ou muitos outros estilos. Basta um pouco de criatividade para deixar tudo alinhado.

Móveis vintage

Confira algumas dicas para reaproveitar móveis usados na decoração

Pintura

Uma boa reforma é necessária na hora de decorar com móveis usados. A pintura pode ser uma boa saída para reaproveitar esses móveis, pois pode dar um aspecto de novo. Antes de tudo, limpe com água e álcool, para tirar toda poeira ou sujeiras que estariam presas. Quando o móvel for de mateira lixe bem antes de pintar, mas opte por lixas mais finas para não danificar o móvel e não esqueça de lixar sempre na mesma direção.

As tintas de esmalte à base de água são melhores por não ter cheiro forte e dá um acabamento mais bonito. Você pode pintar com pincéis ou com um rolinho, use o que lhe convém melhor. É importante passar a tinta pelo menos duas vezes, com um intervalo de 24h. Para que a tinta dure, você pode passar algum spray para proteger o móvel e a tinta.

Móveis vintage

Tecidos

Outra forma de customização de móveis usados é na aplicação de tecidos. É possível aplicar várias estampas diferentes para compor o móvel. Após escolher as estampas, meça o móvel para definir o tamanho de cada tecido e cobrir toda peça. Feito isso, corte os pedaços e dobre as bordas para ter um melhor acabamento. Na hora de colar, use um pincel para espalhar a cola.

Móveis vintage

 

Papel contact

Por fim, uma outra opção é encapar com papel contact.  Como esses papéis são facilmente encontrados em papelarias e são vendidos em rolos, você poderá aproveitar em vários móveis ou objetos. Antes de tudo, não esqueça de medir os móveis também para depois comprar o tamanho necessário.

Móveis vintage

Corte com um estilete, mas deixe uma sobra para não haver imprevistos. Para aplicar, conte com o auxílio de uma régua para que não tenha bolhas. Caso sobre alguma bolha, basta furar com uma agulha e apertar para colar. O papel contact pode ser aplicado em madeira, vidro ou metal, ou seja há uma gama de possibilidades para o seu móvel.

 

 

Voltar ao topo -.-