Viva Decora Home Shop

Muro de Pedra: +55 Projetos e 8 Tipos de Pedra Que Valorizam o Imóvel

O muro de pedra está cada vez mais presente nas fachadas de casas, nos projetos paisagísticos e nos revestimentos internos dos ambientes. Afinal, a variedade de opções de pedras com tamanhos, texturas e cores passaram a oferecer um leque de oportunidades no setor da construção civil.

Nesse contexto, se você está em dúvidas sobre qual o modelo ideal de pedra usar no seu projeto, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora vamos descrever os 8 tipos de pedras dadas como “queridinhas” do público, bem como, compartilhar diversos projetos incríveis que abraçaram graciosamente o muro de pedra. Confira e se inspire!

1. A estrutura do muro de arrimo de pedras traz mais segurança para áreas de declive. Fonte: Pinterest

Fachada de muro com pedras: traga rusticidade e elegância para o imóvel

Investir na fachada de muro com pedras é a escolha perfeita para aqueles que desejam trazer ainda mais estilo e personalidade para o imóvel. Isso porque, o muro de pedras além de agregar valor estético, traz vantagens para a construção quanto as características de resistência, durabilidade e capacidade de isolamento térmico que algumas pedras podem oferecer com base em suas propriedades físicas e químicas.

As pedras quando bem cuidadas podem permanecer no revestimento da construção por muitos anos, sem sofrer com manchas ou possíveis fissuras.

2. As pedras para muros de casas trazem estilo e personalidade para a residência. Fonte: Quitete & Faria

Conheça 8 tipos de pedra para muro e explore seus efeitos geológicos na decoração

No mercado é possível encontrar diferentes tipos de pedras para muro com cores, tamanhos e texturas, o que abre o leque de possibilidades para a criação do seu projeto. Logo, diante dessa variedade separamos abaixo 8 tipos de pedra para muro que têm feito muito sucesso com o público.

1. Pedra São Tomé

Originária de São Tomé das Letras, cidade montanhosa localizada no sul de Minas Gerais, a pedra são tomé se destaca pela sua beleza, durabilidade e versatilidade visto que a pedra pode ser encontrada nas tonalidades branca, amarela, rosa e mesclada.

Devido a sua resistência e características antitérmicas e antiderrapantes, a pedra são tomé além de ser muito usada na composição de muros, fachadas de casas, também é muito cotada para a composição de revestimentos de escadas e áreas molhadas (piscina e sauna).

3. Muro de pedra São Tomé, conhecida também como pedra canjiquinha. Projeto por Renata Matos

2. Pedra Miracema

A pedra miracema, conhecida como lajinha, se trata de um granito comercializado e usado em sua forma bruta, ou seja, sua superfície não passa por processo de polimento. Não à toa que sua textura peculiar e charmosa passou a ser incorporada nos mais diversos projetos.

Resistente, compacta, antiderrapante e com preço acessível, a pedra miracema além de ser usada em muros e fachadas de casas, também se tornou uma escolha comum durante a composição de rampas, calçadas e escadas.

4. Inove no projeto faça o revestimento de toda a casa com muro de pedra Miracema. Fonte: Pinterest

3. Pedra Ferro

A pedra ferro é de origem vulcânica e formada por rochas metamórficas que podem apresentar diferentes formas, texturas e cores, o que confere um revestimento único nas construções. Essa pedra pode ser encontrada basicamente em dois formatos: filete e mosaico.

Quanto a sua tonalidade, devido seu processo de oxidação, as pedras podem variar de marrom, passar pelos tons de ferrugem e chegar bem próximo da cor preta. Vale comentar que a pedra ferro é altamente resistente à ação do sol e chuva, mas quando usada em fachadas de casas e muros recomenda-se que seja feita uma impermeabilização para que a durabilidade do revestimento aumente.

5. O revestimento pedra para muro do tipo ferro trouxe um toque mais sofisticado à arquitetura. Fonte: Pinosy

4. Pedra Portuguesa

A pedra portuguesa é composta por basalto e calcário e como o próprio nome já diz, tem origem em Portugal. Sua estrutura pequena e irregular traz versatilidade para os projetos, tanto que esse material é usado tanto em calçadas como no revestimento de fachadas de casas e muros.

Preto e branco são as cores tradicionais da pedra portuguesa, no entanto, ela também pode ser encontrada nos tons de vermelho, azul, cinza, amarelo e castanho.

6. Fachada de muro com pedras portuguesas. Fonte: Pinterest

5. Pedra Madeira

O revestimento com pedra madeira apresenta uma estrutura muito similar a aparência da madeira, tornando-se uma excelente opção para complementar a decoração de muro de pedra, fachadas de casas, rampas, calçadas, pisos e revestimentos internos.

Apesar da pedra madeira amarela ser a mais utilizada é possível encontrar uma variedade de cores que certamente irá se adaptar ao seu projeto.

7. Construção de muro de pedra madeira. Projeto por Monica Drucker

6. Pedra Grés

A pedra grés um revestimento muito versátil que têm conquistado cada vez mais o público. Isso porque, sua estrutura pode ser feita a partir de materiais distintos que resultam em dois tipos basicamente de pedra grés, sendo elas: pedra grés de porcelana e pedra grés de argila.

O muro de pedra grés de porcelana apresenta cor branca e elevado visual estético, o que faz dela uma ótima opção de revestimento interno. Já a pedra grés de argila é a mais usual e ideal para a composição de revestimento de muro de pedra e pisos externos.

8. O muro de pedra grés delimita toda a área do terreno. Fonte: Pinterest

7. Pedra Bolão

É difícil não se encantar com a beleza robusta e marcante da pedra bolão. Afinal, seu formato arredondado e sua tonalidade marrom não passam despercebidas na construção. 

A aparência charmosa da pedra bolão traz estilo e personalidade para o imóvel uma vez que fica linda em fachadas de casas, muro de pedra, áreas de churrasqueira, paredes internas (revestimentos de lareiras).

9. O revestimento de pedra para muro bolão se mistura com a paisagem. Fonte: Pinterest

8. Pedra Ardósia

A pedra ardósia é uma rocha metamórfica e suas cores sóbrias deixam qualquer construção sofisticada e cheia de personalidade. Quanto as suas tonalidades, a pedra ardósia pode ser encontrada nas cores verde, preto, cinza, ferrugem e grafite.

Suas texturas podem variar também, desde a natural, lixada até a escovada polida ou envelhecida. Além disso, como essa pedra absorve pouca água, o acúmulo de sujeira acaba sendo menor e consequentemente a limpeza é realizada sem grandes esforços.

10. A textura do muro de pedra ardósia apresenta variações. Fonte: Pinterest

Muro de arrimo de pedra

O muro de arrimo é uma construção muito usada em terrenos de aclive (terreno acima do nível da rua) e declive (terreno abaixo do nível da rua). Esse muro também conhecido como parede de contenção tem a função de evitar a erosão e desmoronamento de edificações provocadas pela movimentação de terra, garantir a segurança de pessoas, bem como, nivelar a superfície do terreno para sustentar a construção do imóvel.

Por se tratar de uma obra robusta que deverá suportar a grande pressão exercida do solo, o muro de arrimo de pedra deverá ser dimensionado cuidadosamente por um profissional habilitado (Engenheiros Civis). Na imagem abaixo, por exemplo, o muro de arrimo de pedra foi utilizado no jardim para nivelar o terreno e criar platôs (patamares).

11. O muro de arrimo de pedra é muito usado em projetos paisagísticos. Fonte: Pinterest

O muro de arrimo de pedra também pode ser feito de gabiões como mostra a imagem abaixo. Neste caso, a estrutura vazada dos gabiões tem a responsabilidade de facilitar a passagem da água, ou seja, seu sistema de drenagem alivia a pressão da água na parede, tornando-se uma ótima opção para jardins.

12. O muro de arrimo de pedra feito com gabiões delimita a área do jardim. Fonte: Pinterest

Confira +43 projetos lindos com muro de pedra

13. Fachada de muro com pedras bolão. Fonte: Pinterest
14. Sala com fechamento de vidro comum e muros de pedras rústicas. Fonte: Revista Viva Decora
15. Pequena construção revestida pedra de muro Miracema cinza. Fonte: Pinterest
16. Pedra de muro portuguesa acinzentada na fachada se conecta com o portão branco. Fonte: Pinterest
17. Muro de pedra madeira traz privacidade para a área externa. Fonte: Pinterest
18. Muro de pedra Miracema para revestimento da fachada. Fonte: Cotanet
19. A fachada de muro com pedras madeira branca confere um ar clean para a área externa. Fonte: Casa de Valentina
20. Invista em muros de pedras rústicas do tipo madeira para fachada da casa. Fonte: Archdaily
21. Muro de pedra grés e pequenos coqueiros complementam a jardinagem do local. Fonte: Pinterest
22. Muro de pedra e vegetação se misturam nesse projeto campestre. Fonte: Revista Viva Decora 2
23. O muro de arrimo de pedra também é conhecido como muro de contenção. Fonte: Construtora Casa da Montanha
24. O muro de arrimo de pedra é usado para conter o solo em áreas de declive. Fonte: Pinterest
25. A construção do muro de arrimo de pedra deve ser feito na companhia de um profissional da área. Fonte: Jarra Hotel
26. É difícil não se encantar por esse muro de pedra. Fonte: Bizzarri Pedras
27. A pedra de muro portuguesa ficou ainda mais destacada na presença de uma boa iluminação externa. Fonte: Studio Arquitetonico
28. Área externa com muro de pedra e espreguiçadeira branca. Fonte: Catê Poli Paisagismo
29. Fachada de casa com muro de pedra ferro. Fonte: Pinterest
30. Muros de pedras rústicas decoram essa casa de campo. Fonte: Revista Viva Decora
31. O muro de pedra arrimo tem a função de conter o solo em áreas de declive. Fonte: Pinterest
32. O muro de pedra lateral é o grande protagonista do projeto. Fonte: Pinterest
33. O revestimento de pedra para muro traz charme para essa residência. Fonte: Pinterest
34. Os muros de pedras rústicas chamam a atenção nesse projeto. Fonte: Pinterest
35. Projeto paisagístico com muro de pedra. Fonte: Alex Hanazaki
36. Você pode encontrar diferentes tipos de pedras para muro no mercado. Fonte: Bizzarri Pedras
37. A Miracema é um dos tipos de pedra para muro que podem ser usadas no seu projeto. Fonte: Pinterest
38. Casa de campo revestida com muro de pedra e madeira. Fonte: Pinterest
39. Construção espetacular com muro de pedra. Fonte: Revista Viva Decora
40. Fachada com pé direito alto feito com muro de pedra Miracema branca. Fonte: Pinterest
41. Fachada de casa com muro de pedra São Tomé. Fonte: Pinterest
42. Fachada sofisticada com muro de pedra. Fonte: Jannini Sagarra Arquitetura
43. O muro de pedra está cada vez mais comum nas fachadas. Fonte: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
44. Pedras para muros de casas do tipo São Tomé usadas na entrada de casa. Fonte: Pinterest
45. Quando muro de pedra se mistura com elementos em madeira. Fonte: Pinterest
46. Casa moderna com muro de pedra São Tomé. Fonte: Pinterest
47. As curvas do muro de pedra ferro trazem movimento para o projeto. Fonte: Castelatto
48. A estrutura do muro de pedra é contrastada com a abertura em vidro. Fonte: Pinterest
49. A iluminação indireta direcionada ao muro de pedra traz sofisticação para a entrada da casa. Fonte: Pinterest.
50. Aproveite as vantagens que o muro de pedra ferro pode trazer para o seu projeto. Fonte: Invento Arquitetura
51. Área externa aconchegante com muro de pedra. Fonte: Juliana Pippi
52. O muro de pedra de ardósia deixa a fachada elegante. Fonte: Pinterest
53. O muro de pedra de ardósia traz sofisticação ao ambiente. Fonte: Pinterest
54. O muro de pedra traz ainda mais charme para essa casas de campo. Fonte: Revista Viva Decora 2
55. O muro de pedra se encaixa perfeitamente nesse projeto. Fonte: Pinterest
Voltar ao topo -.-