Viva Decora Home Shop

Paisagismo e Jardinagem. Você sabe a diferença?

Categorias: Piscina e Jardim

Por Carla Evangelista, Designer de Interiores da Lumiere Designers de Interiores

Podemos afirmar que as áreas verdes desempenham importante função na composição do nosso entorno, principalmente nas grandes cidades, onde o asfalto impera. É cada vez mais notório que a falta do verde contribui para uma qualidade de vida inferior, o que infelizmente não se resume apenas à preservação ambiental, mas que  também afeta diretamente o apelo estético de um determinado lugar.

Imagem daqui

Com o desenfreado crescimento urbano, que ocorre sem planejamento, os moradores desses grandes centros vêm procurando meios de trazer para perto de si o verde que um dia foi naturalmente parte integrante desses espaços. No entanto, o anseio do convívio com plantas e árvores não é privilégio somente dos habitantes das grandes cidades. Pessoas acostumadas a ter grandes áreas verdes como paisagem, também buscam levar para dentro de suas casas um pouco de natureza. É nessa tentativa de trazer o verde para mais perto de nós, de uma maneira harmônica e estética, que o paisagismo e a jardinagem marcam presença. Apesar de terem funções distintas, estão intimamente ligadas e, para o seu melhor desempenho, dependem uma da outra.

Cabe ao paisagista ou ao  arquiteto-paisagista o planejamento da criação (projeto), gestão e preservação de espaços livres, que podem ser internos ou externos, públicos ou privados. A principal função do paisagista é promover a integração do homem com a natureza de uma maneira estética, funcional e que, acima de tudo, proporcione qualidade de vida. Está intimamente ligada à arquitetura, envolvendo criação artística e design.

Imagem daqui

A jardinagem, por sua vez, consiste em um conjunto de técnicas usadas no plantio e manutenção de jardins. Trata-se de uma função desempenhada pelo jardineiro.  É ele o profissional responsável pela implementação e manutenção de um projeto paisagístico, trabalhando em parceria com o paisagista durante esses processos, para garantir o resultado final. Vale lembrar que o paisagismo atua de forma mais ampla que a jardinagem e vai muito além dos jardins internos e externos de ambientes diversos. Pode-se dizer que o trabalho do paisagista é multidisciplinar, englobando não só projetos de jardins, parques e praças urbanas, mas também planos de desenho urbano e de restauro, requalificação e preservação do ambiente da cidade. Além disso, a participação do paisagista é essencial em planos diretores urbanos e estudos de manejo ambiental regional, propostas de tratamento paisagístico de vias urbanas e autoestradas, projetos de recomposição paisagística em escala territorial, programas de educação ambiental e criação de parques nacionais e reservas de proteção a ecossistemas ameaçados.

Voltar ao topo -.-