1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Paisagismo e jardinagem: mantendo as plantas bonitas no frio

Paisagismo e jardinagem: mantendo as plantas bonitas no frio

É normal que com a chegada do friozinho de outono e das temperaturas ainda mais baixas no inverno, as plantas do seu jardim sofram um pouco. Algumas espécies adaptadas para o frio como a violeta sofrem menos com a queda de temperatura, mas de qualquer forma, você pode tomar alguns cuidados para que o paisagismo e jardinagem no seu quintal fiquem bonitos também nessas estações do ano.

O ideal para conservar suas plantas sempre bonitas é que suas atividades de jardinagem não sejam interrompidas, mesmo com o frio é importante manter a rega diária, apenas diminua a quantidade de vezes que suas plantas vão receber água por dia. Em dias mais gelados uma vez é suficiente, mais do que isso faz com que a água fique acumulada, tendo o perigo, inclusive, de fazer com que ela desenvolva fungos. Faça a rega sempre pela manhã.

Usando  o paisagismo e jardinagem à seu favor

Profissionais de paisagismo e jardinagem recomendam que nos meses de temperatura mais baixas o importante é reforçar a resistência das plantas e não estimular o seu crescimento, para isso os adubos usados nessa época devem ser enriquecidos com potássio e fósforo.  Caso prefira, deixe para fazer a adubação durante o verão e a primavera.

Aproveite também o outono e o inverno para remover ervas daninhas e galhos secos ou doentes, evite apenas remover partes de plantas com flores, você pode acabar prejudicando seu jardim. De qualquer forma, se algumas de suas plantas mais sensíveis estão em vasos, esses devem ser levados para ambientes protegidos do frio.

 

Se você vive em uma região do país onde o inverno costuma ser mais rigoroso, o ideal na hora de começar a planejar o paisagismo é optar na sua maioria por espécies adaptadas à temperaturas mais baixas. Esqueça as espécies tropicais e aposte no amor perfeito, no girassol e nas gramas.

Os gramados também exigem mais cuidados de jardinagem nessa época do ano, não jogue terra sobre eles, o ideal é jogar uma mistura de areia e um substrato estéril, dessa forma a grama vai ficar sempre verde.

Caso você observe que as noites são frias demais, vale apostar em uma cobertura improvisada para suas plantas, tome apenas o cuidado para que a cobertura, que pode ser feita de plástico ou lona, fique acima um palmo além da altura das plantas.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Palmeira Azul no Jardim

Palmeira Azul: +35 Plantas Esculturais para o Seu jardim

Pedras para jardim cinzas Projeto de Daniel Nunes Paisagismo

Pedras para Jardim: 9 Tipos para Usar no Seu +65 Jardins Inspiradores

piscinas-de-fibra-com-deck-de-madeira

Piscina de Fibra: Encontre o Modelo Ideal Para a Sua Casa

Plantas ornamentais na decoração de casa

Plantas Ornamentais: Confira +35 Espécies para o Seu Jardim

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz