1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Parede de Drywall: O Que É, Vantagens e Tudo que Você Precisa Saber

Parede de Drywall: O Que É, Vantagens e Tudo que Você Precisa Saber

Você está construindo ou reformando sua casa e está pensando em apostar na parede de drywall, mas ainda não tem certeza se essa é a decisão correta? Então chegou ao lugar certo! Aqui, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a parede de drywall.

Até o final deste texto, você vai descobrir o que é uma parede de drywall, suas vantagens e desvantagens, características, como fazer parede de drywall e até mesmo o custo que terá. Confira!

Parede de drywall como divisória de ambientes

1. A parede de drywall pode funcionar também como uma divisória de ambientes

O que é sistema drywall? E o que é parede de drywall?

Drywall é uma expressão em inglês que, traduzida, significa literalmente “parede seca”. Isso quer dizer, basicamente, que ela não precisa de argamassa para ser construída, diferentemente da alvenaria.

O sistema drywall com o qual é feita a parede de drywall é formada por estruturas de perfis de aço e chapas de gesso. O centro da parede em drywall pode ser oca, sendo “ocupado” apenas pela fiação elétrica, sistemas hidráulicos e afins, mas também pode ser preenchido com enchimentos de isolamento térmico e acústico.

Parede de drywall com nicho embutido em corredor de acesso aos dormitórios Projeto de Mônica Spada Durante

2. As paredes de drywall permitem personalizações como esse nicho embutido iluminado

Vantagens e desvantagens da parede de drywall

A parede em drywall também é chamada de parede de gesso acartonado pois suas chapas de gesso são feitas com o miolo de gesso e as faces em papel cartão. Ela é considerada bastante versátil, pois pode ser feita com curvas, recortes e outras formas de personalização. Outras vantagens da parede de drywall são:

  • Material leve e barato
  • Transporte econômico
  • Componentes recicláveis
  • Tempo de obra rápido
  • Gera menos sujeira
  • Manutenção simples
  • Torna reformas mais fáceis

Porém, existem também desvantagens no uso de parede de drywall. Dentre eles, podemos citar a menor resistência a impactos se comparada a paredes de alvenaria e possíveis problemas de acústica.

Parede de drywall vazada para cozinha americana

3. Aqui, a parede de drywall é vazada para permitir que a cozinha se integre ao outro ambiente

Entretanto, é possível fazer a sua parede de drywall mais espessa para torná-la mais resistente. Também é uma opção usar reforços com pedaços de madeira ou chapa metálica dentro da parede em drywall para torná-la mais “forte” para receber objetos mais pesados, como bancadas de mármore, por exemplo.

Quanto ao segundo problema, o recomendado é aplicar enchimento de lã mineral de rocha ou de vidro como isolamento acústico, principalmente se a parede de drywall for para ambientes como o quarto.

Armário aéreo na parede de drywall

4. Nesse projeto, vemos um armário aéreo na parede de drywall

Qual a espessura das paredes de drywall?

Existem três espessuras mais comuns de perfis usados na construção de paredes de drywall: 48 mm, 70 mm e 90 mm. Para saber a espessura total da parede, é necessário somar também as medidas das placas de gesso, que têm 12,5 mm cada. Ou seja, são mais 25 mm, já que são usadas duas chapas por parede, uma de cada lado.

Como também é possível fazer chapamento duplo, ou seja, usar duas placas de gesso de cada lado da parede para melhorar a acústica ou em paredes mais altas que necessitam de mais firmeza, essa espessura pode ser ainda maior.

Parede de drywall na sala integrada

5. A espessura da parede de drywall será definida de acordo com o seu projeto e as suas necessidades

Existem também outros tipos de paredes de drywall especiais que são mais espessas. Elas são assim para serem usadas em grandes alturas, para passagem de tubulações ou por outros motivos estruturais.

Se a sua preocupação quanto à espessura da parede de drywall for a respeito da resistência, é interessante que você saiba que dá, sim, para pendurar objetos nesse tipo de parede. Para isso, basta incluir o peso desses itens no cálculo do projeto.

Sala de jantar com parede de drywall com textura e espelho Projeto de Tereza Gonzalez

6. O espelho com certeza entrou no cálculo do projeto dessa parede de drywall. Projeto de Tereza Gonzalez

O drywall suporta até 50kg/m², mas esse valor pode variar de acordo com o material utilizado. Para pendurar eletrodomésticos, armários ou outros objetos mais pesados, é necessário usar buchas especiais e fazer reforços no interior da parede de drywall.

Como fazer parede de drywall

Tudo o que já dissemos até aqui é importante para quem quer saber como fazer parede de drywall. A seguir, vamos dar recomendações e um passo a passo de como fazer uma parede de drywall, mas é importante que você contrate profissionais para ajudar em todas as etapas da obra.

Parede de drywall com nichos iluminados

7. Você pode pensar o projeto da sua parede do jeito que quiser, incluindo até mesmo nichos com iluminação embutida como esses

Antes de realmente começar a construir sua parede de drywall, é importante fazer os cálculos, pensar no que será pendurado nela, se vai querer fazer curvas, recortes, nichos embutidos e outros detalhes que podem alterar o projeto.

Tutorial de como fazer uma parede de drywall

Além do projeto, para colocar em prática o passo a passo de como fazer uma parede de drywall, cheque também se o chão, as paredes e o teto estão bem nivelados. Após confirmar isso, marque os pontos de instalação das guias no chão, paredes e teto com o auxílio de um nível, uma trena e um lápis.

Parede de drywall com isolamento acústico

8. É necessário ter atenção aos passos de como fazer parede de drywall para que tudo saia como o planejado

Depois, desenhe a espessura da parede no chão e no teto usando um cordão de marcação e corte as guias e os montantes no tamanho necessário. Fixe as fitas de isolamento nas guias e instale-as no chão, paredes e teto de acordo com as marcações.

O próximo passo de como fazer parede de drywall é furar as guias deixando um espaço de 60 cm entre os furos e colocar as buchas e os parafusos. Em seguida, encaixe os montantes das extremidades para o meio e fixe-os com parafusos metal-metal de fora para dentro nas guias deixando uma distância de 40 a 60 cm entre os parafusos.

Parede de drywall em partes internas da casa

9. As paredes de drywall são muito usadas para fazer as divisões internas da casa

Coloque a chapa na vertical e parafuse-a no montante de cima para baixo deixando uma distância de 1 cm da borda da chapa e garantindo uma distância de 25 a 30 cm entre um parafuso e outro. Preencha o interior da parede de drywall com o que tiver sido planejado e já instale as chapas do outro lado da parede começando de cima para baixo.

Passe rejunte nas emendas das chapas, cole uma fita microperfurada sobre essa primeira demão, cubra com outra camada de massa e, após a secagem, aplique uma última demão. Por fim, lixe a parede quando o rejunte estiver seco e aplique o acabamento que preferir.

Quarto de casal com parede de drywall com papel de parede florido Projeto de Bernal Projetos

10. A parede de drywall pode também receber papel de parede assim como uma parede de alvenaria. Projeto de Bernal Projetos

Assim como uma parede comum, a parede de drywall suporta pinturas, texturas, papéis de parede e revestimentos como cerâmicas, pastilhas e azulejos.

Parede de drywall com porta

Muitas pessoas têm dúvida sobre a possibilidade de ter uma parede de drywall com porta. Isso é perfeitamente possível, basta especificar no projeto da parede de drywall com porta onde ela será instalada.

Escritório com parede de drywall e portas divisórias de vidro Projeto de Valquíria Giroto de Franca

11. Escritório com parede de drywall e portas divisórias de vidro. Projeto de Valquíria Giroto de Franca

Na parede de drywall com porta, é acrescentada uma estrutura de aço galvanizado no término do drywall e o batente da porta é reforçado com montantes, uma verga metálica na parte de cima, parafusos e espuma de expansão.

Quanto custa uma parede de drywall?

A resposta para essa questão não é tão simples, pois o valor da construção da parede de drywall pode variar de região para região e também de acordo com o profissional e com o material utilizado.

Parede de drywall curva

12. Para fazer uma parede de drywall curva, por exemplo, pode ser que a mão de obra seja mais cara

Em média, o metro quadrado da parede de drywall de espessura média com perfil no meio e uma chapa de cada lado é de R$ 70. A espessura dos perfis também é outro fator que influencia no valor da parede de drywall.

Pronto! Agora você sabe tudo o que precisa sobre a parede de drywall e pode decidir se prefere esse material ou uma parede comum.

Laura Machado

Laura Machado é redatora do Viva Decora. Antes de se formar em Jornalismo, se aventurou brevemente no mundo da Arquitetura e desde sempre busca nas artes a inspiração para viver o dia a dia.

Confira também:

Rodapé embutido na parede

Rodapé de Madeira: Instale para Decorar e Proteger as Suas Paredes

Sala com piso vinílico de madeira e móveis estilo retrô Foto de Duratex Madeira

Piso Vinílico: Sustentabilidade e Beleza para o seu Lar +50 Inspirações

Platibanda  casa luxuosa

Platibanda: +50 Modelos para Você Esconder a Estrutura do Seu Telhado

Quarto de casal com parede cor palha com roupa de cama marrom, branco e azul Foto de GD Home

Cor Palha: 52 Inspirações para Você Mudar o Visual da sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz