1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Pérgola: saiba como usar uma em sua casa

Pérgola: saiba como usar uma em sua casa

O dever da boa arquitetura é misturar funcionalidade e valores estéticos, agregando beleza aos projetos e aplicando soluções praticas para as mais diversas necessidades do cliente. Presentes em projetos urbanísticos e paisagísticos, assim como em interiores e exteriores, a pérgola é uma estrutura funcional e também decorativa, que cria ambientes não só destinados ao relaxamento, lazer e convivência, mas também proporciona áreas úteis de terraço e garagem, por exemplo.

Tome cuidado com o revestimento da pérgola

A pérgola é bastante utilizada, pois cria áreas de estar e de transição que geram efeitos de sombra e transmitem a sensação de conforto e aconchego. Podem ser cobertas, ou não, com vidro ou policarbonato translúcido, permitindo assim que passe luminosidade sem deixar o espaço devassado às intempéries. Além disso, a pérgola também pode ser feita em madeira, alvenaria, concreto ou estrutura metálica devemos ficar atentos à manutenção de cada material.  Atenção ao revestimento utilizado para que seja obtido o efeito desejado, ambientes modernos pedem estrutura metálica e vidro, já espaços mais rústicos usam de madeira e concreto.

Aliada à decoração e ao paisagismo, a pérgola assume a função desejada com muito charme e passa a ser o canto predileto dos moradores. No paisagismo, trepadeiras podem se apoiar na estrutura para se ramificarem, criando um belo teto verde e melhorando ainda mais a proteção contra incidência solar. Plantas penduradas também são bem vindas e ajudam a decorar o espaço aéreo da projeção da pérgola. Móveis rústicos próprios para área externa como sofás, poltronas, mesas, cadeiras e até espreguiçadeiras ajudam a trazer a função desejada. Cuidado na escolha dos tecidos dos estofamentos e almofadas, pois abertos ao tempo eles precisam ser impermeabilizados e, de preferência, ter tratamento UV para manterem a durabilidade.

Muito importante também é ter atenção quanto à sustentação da cobertura e à inclinação da pérgola.  É necessária a contratação de um profissional ou empresa especializada para dimensionamento da pérgola e para o acompanhamento de sua execução. A fixação no solo deve ser bem feita, protegendo-a da ação do tempo e garantindo sua eficiência. Assim como devemos estar sempre atentos à manutenção com selagem e pintura aprimorando a resistência do material escolhido.

 

 

 Avner_Posner_arquitetoAvner Posner é colaborador do Viva Decora e profissional com mais de seis anos de experiência no mercado de arquitetura de interiores. Tem como foco principal projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Piscina de vinil no canto do quintal Foto de Caribe Piscinas

+50 Modelos de Piscina de Vinil: O Que É, Como Fazer, Cuidados e Mais

Plantas para jardim externo

Plantas para Jardim: +61 Ideias para Decorar o Seu Espaço

Jardinagem ferramenta

Jardinagem: Utilize Ferramentas Adequadas no Seu Paisagismo

Varanda gourmet com jardim vertical atrás do sofá Projeto de GF Projetos

Jardim Vertical: 67 Modelos, Dicas e Ideias para Você Fazer o Seu

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz