1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Pergolado de Madeira: Como Fazer, Plantas para Usar e 103 Modelos

Pergolado de Madeira: Como Fazer, Plantas para Usar e 103 Modelos

O pergolado de madeira virou uma referência em decoração para áreas externas, como o jardim. Esse tipo de montagem, que é como um estande,  pode ser feito com vários tipos de materiais, como pergolado de concreto, pergolado de alumínio, pergolado de ferro, dentre outros. Porém, o pergolado de madeira é, sem dúvidas, o preferido!

18421- pergolado de madeira -fernando-payao-viva-decora

1. Pergolado de madeira com mobiliário rústico e paisagismo belíssimo

Aqui, vamos focar no pergolado de madeira e traremos todas as informações mais importantes sobre ele. Você vai descobrir para que serve um pergolado, como fazer um pergolado de madeira, qual madeira usar e, por fim, quais plantas usar nesse tipo de estrutura. Confira e inspire-se!

22765- pergolados de madeira -gilberto-elkis-paisagismo-viva-decora

2. Pergolados de madeira com plantas trepadeiras em cima ficam lindos

Para que serve um pergolado?

O pergolado é uma estrutura formada por colunas e vigas que pode servir como uma forma de “extensão” da casa ou como uma construção complementar à parte. Existem muitos modelos de pergolados, que podem ser feitos, como já dissemos, com os mais diversos materiais, como o pergolado de concreto, o pergolado de ferro e o pergolado de madeira.

30101- pergolado de madeira -bettina-engel-viva-decora

3. Você pode fazer um pergolado de madeira rústica muito bonito

Aliás, existem modelos de pergolado de concreto que têm também madeira ou mesmo pergolado de ferro que têm também alumínio ou outro material. Ou seja, você pode misturar materiais diferentes na estrutura do seu pergolado.

47702- pergolados de madeira simone-bortolotto-e-angie-carl-viva-decora

4. Pergolados de bambu trazem um clima de litoral para a casa

E, caso você ainda esteja  se perguntando para que serve um pergolado, a resposta é que ele costuma servir como um abrigo na área externa da casa. Ele proporciona um pouco de sombra sem cortar completamente o vento e, por isso, serve como um local de descanso e de lazer.

53167- pergolado de madeira -norma-grille-viva-decora

5. Você pode colocar cortinas no seu pergolado de madeira

O pergolado de madeira, seja um pergolado de eucalipto, um pergolado de bambu ou de outro tipo de madeira, pode ser colocado em jardins, hall de entrada, garagem e área externa com churrasqueira e piscina. Muitos projetos de pergolados de madeira são vazados, mas outros possuem vidro em cima ou são cobertos por plantas.

65561- pergolados de madeira -sq-arquitetos-associados-viva-decora

6. Pergolados com madeira rústica são ideais para varandas

Qual a madeira para fazer pergolado?

Uma das primeiras preocupações de quem decide fazer um pergolado é qual a madeira para fazer pergolado. A boa notícia é que existem, sim, alguns tipos de madeira que são mais recomendadas para esse tipo de estrutura.

69095- pergolado de madeira -bianca-monteiro-viva-decora

7. O pergolado de madeira é perfeito para uma área com churrasqueira

As madeiras de lei, como a Cumaru e o Ipê, são as mais indicadas para quem quer saber qual a madeira para fazer pergolado. Elas são muito resistentes e por isso são ótimas para pérgolas e podem ser usadas em quaisquer modelos de pergolados.

71319- pergolados de madeira -urbano-studio-viva-decora

8. Nada como um pergolado de madeira à beira d’água para aproveitar

A pinus também é uma boa opção, assim como o pergolado de eucalipto. E, para quem gosta do visual praiano, o pergolado de bambu é outra alternativa bem legal.

73648- pergolado de madeira -daniel-nunes-paisagismo-viva-decora

9. O pergolado de madeira pode proteger o ofurô externo

Aliás, a madeira para pergolado pode ser usada de várias formas. Ela pode ter um visual mais natural e rústico, mantendo o formato do tronco da árvore, por exemplo, ou pode ser mais trabalhada e sofisticada. A decisão por qual design você quer vai depender de qual dos modelos de pergolados você prefere ter em casa.

28857- pergolados de madeira -mutabile-arquitetura-viva-decora

10. Você pode pintar seu pergolado de madeira de branco para deixá-lo diferente

Depois de decidir qual a madeira para fazer pergolado vai usar, nossa dica é aplicar stain para aumentar ainda mais a vida útil do material. Aliás, o tratamento da madeira é essencial para que ela resista às mudanças de temperatura, exposição ao sol, chuva e afins.

77989- pergolados de madeira -rico-mendonca-viva-decora

11. Pergolados pintados de preto são muito elegantes para o ambiente externo

Quanto ao material para fazer cobertura, a chapa de policarbonato é uma das preferidas, pois é durável e resistente e, caso seja um modelo refletivo, ainda diminui a transmissão de calor. Se você optar por usar vidro, prefira o laminado, pois ele não estilhaça no caso de quebrar.

78032- pergolado de madeira -rico-mendonca-viva-decora

12. Pergolado de madeira na entrada da casa fica muito bonito

Passo a passo de como fazer um pergolado de madeira

Para que você tenha uma ideia de quão trabalhoso exatamente é fazer um pergolado, vamos passar a seguir um passo a passo de como fazer um pergolado de madeira:

  1. A primeira coisa a se fazer é medir o espaço onde você deseja colocar o seu pergolado de madeira;
  2. Na loja especializada, atente-se à escolha do tipo de madeira para pergolado, pois ela já deve ter recebido tratamento para ficar exposta ao sol e sofrer variações de temperatura. Além disso, ela deve ter o tamanho que você precisa e não pode ter emenda;
  3. Para as madeiras que servirão de bases verticais, as medidas mínimas são 8 cm² por 3 metros de comprimento. A madeira não pode estar envergada ou com alguma parte apodrecida;
  4. Para marcar os lugares no solo, você pode utilizar barbantes. Ao enterrar as madeiras no concreto ou prendê-las no deck, verifique se o nível está correto;
  5. Ligue e fixe bem duas bases verticais com uma ripa transversal, repetindo o mesmo processo com as outras duas bases. Posteriormente, ligue as outras bases para formar um retângulo e pregue com parafusos grossos. Em todos os passos, utilize nível de bolha para verificar se está com o ângulo de 90º;
  6. Ao instalar as vigas de madeira da cobertura, deixe um espaço de 20 a 40 cm entre elas para o espaço ter uma boa sobra.
como fazer pergolado de madeira

13. Instruções de como fazer pergolado de madeira

Qual a melhor planta para pergolado?

Para quem deseja criar um ambiente mais rústico, além de ter cuidado ao escolher o tipo de madeira para o pergolado, como o pergolado de eucalipto ou o pergolado de bambu, o pergolado de madeira ou bambu, pode ser bem legal investir em plantas trepadeiras. O “teto verde” deixará o ambiente mais leve e confortável, além de manter a temperatura mais fresquinha abaixo da cobertura.

87898- pergolado de madeira -brise-gisele-taranto-viva-decora

14. Pergolado de madeira na área da piscina fica muito charmoso

Então, caso você queira ter um pergolado com “cobertura” de plantas, nossa dica mais importante é saber qual a melhor planta para pergolado. E, na verdade, existem várias espécies que podem ser usadas para esse objetivo.

78048 pergolado de madeira -rico-mendonca-viva-decora

15. Colocar móveis debaixo do pergolado no jardim é uma ótima forma de ter um espaço para relaxar

Algo importante para escolher corretamente qual a melhor planta para pergolado é pensar no local onde foi construída essa estrutura. Tenha atenção à incidência de luz e à exposição às mudanças de clima.

79175- pergolados de madeira -juliana-lahoz-viva-decora

16. Pergolado de madeira deixa a área social ainda mais aconchegante

Tendo isso em mente, confira algumas possibilidades para quem busca saber qual a melhor planta para pergolado:

  • Alamanda: essa trepadeira escala o pergolado, mas deve ser guiada no início. Ela floresce o ano todo e cresce mais rápido em regiões quentes, pois gosta de sol pleno. É necessário fazer regas regulares e ter atenção com crianças e animais, pois a Alamanda é uma planta tóxica;
  • Amor-agarradinho: também conhecido como “trepadeira mexicana”, o Amor-agarradinho é uma planta que gosta de sol pleno e que é uma ótima opção para quem quer uma planta para pergolado que dê uma boa sombra. Ele floresce intensamente no verão e na primavera;
  • Buganvília: essa planta de lindas flores roxas floresce durante setembro e dezembro e escala pérgolas. Ela suporta bem o frio, mas gosta de sol pleno e precisa de podas para estimular seu florescimento.
  • Dipladênia: esse tipo de trepadeira não tolera encharcamento ou frio intenso e prefere climas quentes. Suas flores com formato de trombeta aparecem no verão e na primavera;
  • Ipomeia: essa planta para pergolado cresce rápido, escala e cobre facilmente a estrutura. Ela floresce da primavera ao outono e, no primeiro ano de vida, é considerada mais delicada, mas se torna resistente com o tempo. A Ipomeia pode ser cultivada tanto em sol pleno quanto em meia-sombra, mas precisa de regas periódicas e podas depois de florescer;
  • Jade: essa trepadeira pode ter flores azuis ou vermelhas e gosta de calor e umidade. Ela floresce na primavera e no verão, pode ser cultivada tanto no sol pleno quanto na meia-sombra e precisa de podas para contenção e renovação da folhagem;
  • Jasmim-dos-açores: essa planta que tem ramos longos e flores brancas e delicadas gosta de sol pleno e meia-sombra e floresce durante boa parte do ano, espalhando um perfume bem gostoso pelo ar;
  • Jasmim-de-madagascar: essa trepadeira tem folhas espessas e flores brancas, gosta de claridade mas não de sol direto e precisa, no início, de ter os ramos guiados para crescer sobre o pergolado;
  • Jasmim-estrela:  adaptável a todos os climas, o Jasmim-estrela prefere sol pleno e precisa de regas frequentes. Ele pode cobrir muros e cercas completamente, por isso é uma boa recomendação para todos os modelos de pergolados;
  • Lágrima-de-cristo: esse tipo de trepadeira tem flores brancas com detalhes avermelhados e floresce tanto no verão quanto no inverno. Essa planta produz sombra no verão e permite passagem de luz no inverno e precisa de sol pleno pra crescer;
  • Maracujazeiro: uma opção de planta para pergolado que dá lindas flores e também frutas, o Maracujazeiro exige muito sol e adubação periódica para florescer e dar frutos;
  • Roseira-trepadeira: delicada, essa planta não pode ser encharcada. Regue de 2 a 3 vezes por semana (uma se estiver frio) e amarre os galhos nas estruturas do pergolado para que ela “siga” e se desenvolva;
  • Tumbérgia: por fim, se você quiser ter lindas flores azuladas, é só cultivar a sua Tumbérgia em um pergolado que fique em sol pleno ou meia-sombra.
90176- pergolados de madeira -roberto-migotto-viva-decora

17. Pergolado com madeiras bem juntinhas para proteger do sol

Infográfico com mais inspirações de pergolado de madeira

Infográfico - Pergolado de Madeira

18. Infográfico – Pergolado de Madeira

Copie o código abaixo e compartilhe este infográfico no seu site

Confira esse vídeo com mais dicas de pergolado de madeira

Inspire-se com essa galeria com tipos de pergolado de madeira

90763- pergolados de madeira -antonio-ferreira-junior-e-mario-celso-bernardes-viva-decora

19. Você pode cobrir parte do pergolado de sua residência

90767- pergolados de madeira -antonio-ferreira-junior-e-mario-celso-bernardes-viva-decora

20. Você pode colocar uma placa por cima do pergolado de madeira como um teto

91762- pergolados de madeira -avelino-lam-arquitetura-interiores-viva-decora

21. Pergolado de concreto na garagem

92902- pergolados de madeira -wr-renata-matos-viva-decora

22. Pergolado de madeira no deck de entrada da casa

94326- pergolados de madeira -anna-maya-anderson-schussler-viva-decora-94326

23. Você pode alternar com placas de vidro e madeira no teto do seu pergolado

102974- pergolados de madeira -odvo-arquitetura-viva-decora-102974

24. Pergolados de madeira são perfeitos para varandas em casa de fazenda

102983- pergolados de madeira -odvo-arquitetura-e-urbanismo-viva-decora

25. O pergolado de madeira é super convidativo na entrada do ambiente

105308- pergolados de madeira -casa-cor-2016-viva-decora

26. Pergolado de madeira reaproveitada é sustentável e bonito

109647- pergolados de madeira -solange-figueiredo-viva-decora

27. Pergolado de madeira para o canto, otimizando o espaço

105612 pergolados de madeira espaco-do-traco-arquitetura-viva-decora-105612

28. Para proteger sua banheira de hidromassagem, você pode cobrir o pergolado de madeira com uma placa de vidro

108240- pergolados de madeira -margareth-salles-viva-decora

29. Pergolado de madeira cobrindo a área de lazer com churrasqueira

108256 pergolados de madeira -margareth-salles-viva-decora

30. Para proteger em dias nublados, você pode cobrir o pergolado de madeira com uma placa de vidro ou de outro material

108307- pergolados de madeira -margareth-salles-viva-decora

31. Pergolado de madeira com base de concreto em caminho lateral da casa

Fachada lateral de casa térrea moderna com pergolado de madeira Projeto de Mateus Castilho

32. Fachada lateral de casa térrea moderna com pergolado de madeira. Projeto de Mateus Castilho

Espaço comercial com pergolado de madeira e estrutura metálica Projeto de Otto Felix

33. Espaço comercial com pergolado de madeira e estrutura metálica. Projeto de Otto Felix

Cozinha gourmet com pergolado de madeira Projeto de J Fumagalli

34. Cozinha gourmet com pergolado de madeira. Projeto de J Fumagalli

Varanda gourmet com deck e pergolado de madeira perto da piscina Projeto de Rawi Arquitetura

35. Varanda gourmet com deck e pergolado de madeira perto da piscina. Projeto de Rawi Arquitetura

Varanda com decoração colorida e pergolado de madeira e luminária suspensa Projeto de DM Arquitetura

36. Varanda com decoração colorida e pergolado de madeira e luminária. suspensa Projeto de DM Arquitetura

Pergolado de madeira coberto de vidro Projeto de Leonardo Mantovani

37. Pergolado de madeira coberto de vidro. Projeto de Leonardo Mantovani

Detalhe de pergolado de madeira sem cobertura para entrada de luz Projeto de Leonardo Mantovani

38. Detalhe de pergolado de madeira sem cobertura para entrada de luz. Projeto de Leonardo Mantovani

Stand de vendas com pergolado de madeira na lateral Projeto de Studio Scatena

39. Stand de vendas com pergolado de madeira na lateral. Projeto de Studio Scatena

Playground com pergolado de madeira para entrada de luz natural Projeto de Adelle Porto

40. Playground com pergolado de madeira para entrada de luz natural. Projeto de Adelle Porto

Playground com pergolado de madeira para entrada de luz natural Projeto de Adelle Porto1

41. Outro ângulo do projeto de Adelle Porto

Playground externo com pergolado de madeira Projeto de Amanda Peu

42. Playground externo com pergolado de madeira. Projeto de Amanda Peu

Área externa com pergolado de madeira e parede com revestimento de pedra Projeto de Patricia Silveira Zat Leal

43. Decoração para área externa com pergolado de vidro e parede com textura – Foto: Patricia Silveira Zat Leal

Quintal com pergolado de madeira sobre a varanda suspensa Projeto de Otoni Arquitetura

44. Aqui o pergolado de madeira foi utilizado na varanda suspensa – Foto: Otoni Arquitetura

Quintal com pergolado de madeira com telhado de vidro Projeto de Brunete Fraccaroli

45. O pergolado de madeira pode receber um telhado de vidro para ficar mais funcional – Foto: Brunete Fraccaroli

Quintal com pergolado de madeira para a área externa Projeto de Olegário de Sá

46. Decoração de quintal com pergolado de madeira – Foto: Olegário de Sá

Casa moderna com pergolado de madeira em parte do telhado Projeto de Otoni Arquitetura

47. Em casas modernas o pergolado dá um ar mais sofisticado a área externa – Foto: Otoni Arquitetura

Quintal com pergolado de madeira de ferro preto Projeto de Gisele Taranto

48. O pergolado pode ser usado tanto em espaços amplos quanto em espaços compactos – Foto: Gisele Taranto

Quintal com pergolado de madeira e parte da estrutura de concreto Projeto de Kathlein Kathlein

49. Que tal criar um ambiente bem aconchegante na sua área externa utilizando o pergolado? – Foto: Kathlein Kathlein

Lateral da casa com pergolado de madeira e plantas trepadeiras Projeto de Margareth Salles

50. O pergolado também pode ser usado na entrada de casa – Foto: Margareth Salles

Pergolado de madeira entre duas partes da casa Projeto de Renata Matos

51. Pergolado de madeira decorando áreas separadas da casa – Foto: Renata Matos

Pergolado de madeira sobre piscina pequena com cascata Projeto de Solange Figueiredo

52. Decoração com pergolado de madeira cobrindo piscina pequena com cascata – Foto: Solange Figueiredo

Terraco com pergolado de madeira sobre a área da churrasqueira Projeto de Schaelly Campos

53. Terraço decorado em tons neutros com pergolado de madeira com churrasqueira – Foto: Schaelly Campos

Terraco comercial com pergolado de madeira em várias partes Projeto de Ilha Arquitetura

54. Áreas comerciais também podem utilizar o pergolado em seu projeto – Foto: Ilha Arquitetura

Terraço com pergolado de madeira rústico Projeto de Paulo de Camargo

55. Varanda decorada com pergolado rústico – Foto: Paulo de Camargo

Varanda com pergolado de madeira e treliça com plantas Projeto de Casa Cor Franca 17

56. Varanda decoração com pergolado de madeira e treliça de plantas – Foto: Casa Cor Franca 17

Varanda com pergolado de madeira com continuação da estrutura na parede Projeto de Espaco do Traço

57. Aqui o pergolado de madeira se estendeu pela parede deu um charme a mais ao ambiente – Foto: Espaco do Traço

Varanda de casa de praia com pergolado de madeira Projeto e Espaço do Traço

58. Casa de praia com pergolado de madeira fica um charme – Foto: Espaço do Traço

Varanda gourmet pergolado de madeira em corredor externo Projeto de Rawi Arquitetura

59. Decoração para casa moderna com varanda gourmet com pergolado de madeira – Foto: Rawi Arquitetura

Varanda gourmet com pergolado de madeira e móveis de madeira Projeto de Maria Gabriella Cardinal

60. A varanda gourmet fica muito mais charmosa com um pergolado de madeira – Foto: Maria Gabriella Cardinal

Varanda com pergolado de madeira na área da churrasqueira e spa Projeto de Bianca Monteiro

61. Varanda com pergolado de madeira e churrasqueira – Foto: Bianca Monteiro

Varanda com pergolado de madeira e rede laranja Projeto de Antonio Armando de Araujo

62. Decoração para varanda com pergolado de madeira e rede laranja – Foto: Antonio Armando de Araujo

Quintal com pergolado de madeira sobre lareira externa Projeto de Raquel del Valle

63. Decoração para área externa sofisticada com piscina e pergolado de madeira – Raquel del Valle

Pergolado de madeira e teto de metal Projeto de Bianca Monteiro

64. Pergolado de madeira com teto de metal para área externa – Foto: Bianca Monteiro

Pergolado de madeira entre casa e área externa Projeto de Antonio Armando de Araujo

65. Faça um mix de madeiras diferentes para a decoração da área externa com pergolado de madeira – Foto: Antonio Armando de Araujo

Sala com pergolado de madeira Projeto de Marcia Rubinatti